Monte Santo: Festa de Todos os Santos coincide com o dia da eleição

Na Bahia a mais tradicional acontece em Monte Santo que recebe romeiros de várias regiões do Nordeste.

Mesmo coincidindo com eleição para presidente no segundo turno, acontecerá normalmente a tradicional festa de Todos os Santos que reuni romeiros para subir o monte da Santa Cruz  em Monte Santo. Eles começam a chegar bem cedo e depois das três voltas ao redor da Igreja matriz, descem dos veículos e sobem o monte no ritual de pagar promessas.

À noite,  a prefeitura realizará a festa profana na praça de eventos. No ano passado, Zezé de Camargo e Luciano estiveram presentes e este ano a grande atração é o cantor sertanejo Daniel, seguido das bandas Parangolé e Seu Maxixe.

A festa de Monte Santo acontece desde o ano de 1875, quando o rei Apolônio de Todi comparou o atual Santuário da Santa Cruz e a Serra do Piquaraçá com o calvário de Jerusalém. No mesmo ano, frei Apolônio promoveu então a primeira caminhada com a participação de religiosos. Nos anos seguintes a caminhada ganhou novos adeptos e se tornou uma promoção religiosa de Monte Santo. No trajeto da caminhada encontram-se 25 pequenas capelas e, no cume do monte, numa altura de 500 metros, está instalado o Santuário da Santa Cruz.

Outra cidade do Nordeste que atrai romeiros de todo o Brasil para a festa de todos os santos é Juazeiro do Norte,  terra de Padre Cícero, estima-se que 600 mil pessoas visitem a cidade.

Por: Valdemí de Assis

comentários Esconder »
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.
veja também Ver todos »
Em reportagem recente o empresário Sidnei dizia que estava com a pré-campanha praticamente montada, inclusive com a garantia de três vereadores podendo ampliar essa bancada, mas depois de conversas aceitou a proposta de candidatar-se a vice.
Jorge Andrade falou ao CN que irá disputar a reeleição e, mesmo com a crise que afeta o país, em especial os municípios, lembrou que vem trabalhando e construindo obras.
Depois de 179 anos de emancipada, a histórica Monte Santo passa a contar com sede própria do Poder Legislativo.