esporte

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 07:26

Alagoanos vencem em duas categorias na 3ª Copa de futebol de base em Nordestina

Foram oito dias de disputa entre mais de mil atletas em quatro categorias diferentes

Agrimaq existe ha 22 anos e revelou vários atletas profissionais, exemplo de Morais(Bahia) e Uelton (Vitória). Conquistaram o primeiro lugar na categoria sub 17

Cerca de 1012 atletas de quatorze cidades da Bahia e duas equipes de Maceió dividido nas categorias 93-94 (juvenil), 95-96 (infantil), 97-98 (mirim) e 99-00 (pré-mirim), tiveram grandes confrontos na cidade de Nordestina durante oito dias de competições, onde além de importante intercâmbio revelou cidadões e atletas que a partir dos jogos quem sabe poderão ingressar na carreira profissional.

Duas equipes alagoanas, Associação Zumbi dos Palmares, pelo Sub 15 e Agrimaq pelo sub 17 conquistaram o primeiro lugar em suas categorias.  Projeto Esportista Cidadão (PEC) de Itaberaba venceu a categoria pré mirim e Vera Cruz o sub 13.

Neste confronto de alagoanos a equipe do AZT (azul) levou a melhor

As finais aconteceram na tarde de domingo (16) no Estadio Municipal, mesmo com sol forte típico do semi árido, não faltou disposição a garotada, sendo que um dos grandes duelos foi entre a duas equipes de Maceió, pelo sub 15, AZT venceu Agromaq por 2 a 1 e ficou com o troféu. O campo neutro foi muito importante para o AZT que em outras disputas em Maceió nunca havia conquistado o primeiro lugar, disse um dos atletas. A revanche do Agrimaq veio logo em seguida, mas quem “pagou o pato” foi a equipe Projeto Revelação de Lauro de Freitas, derrotado por 2 a 0.

Entrega da premiação

Sendo avaliada como o maior evento esportivo já realizado no município de Nordestina, de acordo com os pronunciamentos das autoridades e dos organizadores, apesar de alguns falhas, no geral teve avaliação positiva.

O apoio recebido do toda equipe do governo municipal deixou a coordenadora geral da competição, professora Aidil Cerqueira, satisfeita e convicta que no próximo ano estará realizando mais uma edição. Os 1012 atletas que permaneceram por oito dias na cidade, ficaram alojados nos colégios cedidos pela Prefeitura. Para Aidil Cerqueira, os problemas que ocorreram durante a semana e foram constatados pela coordenação, serão avaliados e solucionados no decorrer da próxima edição.

Na opinião do Pastor Ruy Guilherme Cardoso Matos, secretário de Esporte e Turismo, o evento foi de grandes emoções futebolísticas. Guilherme disse ao CN, que a III Copa de Futebol de Base, revelou um grande número de adolescentes para o futebol brasileiro. Durante toda semana, Rivaldo Rogério de Jesus Souza, olheiro do Esporte Clube Bahia, esteve presente e ao final, confirmou que o evento realmente revelou jovens com futuro promissor no mundo esportista.

Para o prefeito Wilson Araújo Matos (PSB), “Ito”, o resultado foi o esperado. “Aqui nós fazemos o que for possível para combater as drogas e o esporte, está provado, é um dos caminhos que leva os jovens a uma vida saudável, longe delas”, falou. Ele também destacou a alegria do empresariado local, pois nestes oito dias circulou no mínimo R$ 200 mil no comércio da cidade.

Ao finalizar seu pronunciamento, o prefeito lembrou o entrosamento fixado entre os jovens e garantiu que nos dois anos que restam desta gestão, fará muito mais por eles, a exemplo de duas quadras poliesportivas que estão sendo construídas na zona rural, todas com a mesma qualidade das existentes na sede. Lembrou nos novos ônibus que estão sendo adquiridos para melhorar a frota de veículos que transportar os alunos, além de informatizar e construir novas unidades de ensino.

Banda Marcial Osmilton Batista de Souza (BMOBS), na cidade de Cansanção, formada por 69 integrantes, divididos nas alas cívicas, sub-linha, linha de frente, baliza e 40 integrantes na bateria, desfilou abrindo a solenidade de encerramento do evento, onde houve as entrega das medalhas, troféus e certificados aos campeões.

Por Valdemí de Assis e Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.