conceicao-do-coite

domingo, 02 de janeiro de 2011 21:36

As últimas da política de Coité em 2010 e as primeiras de 2011

Os assuntos aconteceram praticamente no mesmo espaço. Câmara de Vereadores.

O último encontro dos políticos do município de Conceição do Coité aconteceu na noite de quinta-feira (30), na inauguração da ampliação da Câmara de Vereadores. Ali estiveram representantes de todos os partidos e os assuntos em pauta, os casos da política, aqueles passados e todos de olho em 2012.

Betão chegou atrasado e saiu por último – O vereador Adalberto Neres Pinto Gordiano (PT), conhecido por Betão, chegou atrasado à sessão. Quando ele entrou no plenário, o médico Luiz Henrique Rios, “Lula”, filho do saudoso Manoel Carneiro Rios, “Seu Neca”, que foi homenageado com o nome do Prédio do Poder legislativo, já estava usando da palavra. “Rapaz, eu estava em Serrinha na cerimônia de ordenação do Padre Gugu, que é natural do Distrito de São João, uma das minhas bases política e para mim é era mais importante que este evento”, falou Betão ao CN.

Mas ele compensou o tempo e ficou até 01h13 na Câmara, acompanhado dos assessores do vereador Danilo Ramos e do deputado eleito Wellington Passos de Araújo (DEM), “Tom”. Na conversa entre eles saiu de tudo: Betão disse que não aceita que Tom fosse fazer parte da bancada do governo e Tom garantiu que não irá, pois é homem de partido e tem um lado.

Lá para as tantas, Betão lembrou que antes de ser petista, já havia votado no pai de Tom. Foi seu primeiro voto. Os dois recordaram os tempos da escolinha infantil e Betão até convidou Tom para vê uma fotografia que os dois estão tocando na banda marcial da escola.

No final, Tom convidou Betão para visitar seu gabinete e recebeu a garantia do petista, que primeiro irá ao gabinete de Zé Neto e depois vai dar uma passadinha por lá.

Beto e as palmas – O ex-vereador Gilberto de Oliveira Carneiro (PMDB), “Beto de Gildo”, teve um papel importante na inauguração da Câmara. Ele foi o responsável pelas palmas. Quem estava lá viu: todas as autoridades foram chamadas para mesa e ninguém foi aplaudido, porém, quando Beto foi chamado e ocupou um lugar a mesa, ao lado do colega, ex-vereador, Roque Lopes de Santana (DEM), “Roque Moto-taxi”, tudo que ele achava de interessante que os oradores falavam, ele “batia uma mão na outra” e todos acompanhavam.

Vertinho e Genilda de boca calada – Ao encontrar o repórter do CN, a secretária de Educação, professora Genilda Mota, fez menção de “zip” fechando a boca e disse: “perto de você eu não falo nada”. Poucos minutos, passa pelo o mesmo repórter, o ex-prefeito e esposo da secretária, Éwerton Rios (PR), dar um sorriso, faz um gesto de brincadeira e repete o que fez a esposa: “perto de você, eu não falo nada”. O repórter do CN ficou um pouco preocupado, pois se eles não falarem nada, como teremos noticias deste casal que serão peças importantes na eleição de 2012.

Talvez estes gestos do casal tenha sido em função da conversa com o CN em um restaurante da cidade e eles falaram bastante sobre política, quando Vertinho afirmou que a eleição de 2010 foi a melhor da vida, pois não apoiou ninguém e ao terminar de votar foi para Salvador ficar com os filhos. Disse também que tinha votado em branco para deputado estadual e no segundo turno, achava que ia votar em branco para presidente e Genilda tinha decidido votar em Serra. O assunto virou notícia  no Calila e deixou o casal chateado e disse que não abre a boca mais quando Valdemí estiver por perto. Oh lingua!!!

Ninguém acreditou – Antes de descerrar a placa inaugural da obra, o então presidente da Câmara, vereador Edvaldo Santiago disse ao CN que política é um ninho. O CN notícia disse que não entendeu e perguntou que detalhasse e ele apenas disse que ia sair da vida pública, não queria mais saber disto. Esta decisão foi externada durante o discurso e até chorou. Mais ninguém acreditou que ele deixará a política.

O médio Luiz Henrique disse que Dé é uma pessoa boa, pois só os bons se emocionam. O prefeito Renato Souza (PP), falou que ele é importante para política de Coité. O vereador Danilo Ramos (PT), lembrou do trabalho que ele realiza na sua principal base, o Distrito de Aroeira. O vereador, Nego Jai (PHS),que foi empossado no dia primeiro como presidente chamou de irmão, por realizar tamanha obra e lhe dar para administrar. E agora é só esperar 2012 para vê o que vai acontecer com Dé.

A força da família Ramos na política – É inegável a força da família “Ramos” no momento atual da política coiteense. Eles são três vereadores com mandato, tem Deraldo Ramos, como vice-prefeito e ocupam a importante secretaria da educação, que tem como titular a professora Genilda Ramos. Quando o assunto é eleição 2012, todos querem saber como os “Ramos” vão se comportar. Apenas o vereador Danilo estava desgarrado da linha política e este, muito sabiamente, conseguiu com que é o tio Deraldo Ramos e o primo, vereador Edvaldo, votasse no amigo deputado Zé Neto em 2010. Genilda ficou calada e o vereador Raimundo Ferreira (DEM), de vez em quando, dar sinais de querer acompanhar o filho, também vereador Danilo Ramos. Vamos vê o que vai acontecer daqui em diante.

Renato feliz – Candidato natural a reeleição e poderá ser o primeiro na história de Coité, o prefeito Renato Souza, leu o que disse o governador Jaques Wagner (PT) no CN: “Onde houver dois grupos que me apoiaram, tentarei conciliar. Se não for possível, não irei ao município e se tiver que ir, irei para o palanque da reeleição. Afinal, serviu para apoiar e não serve para receber o apoio”, questionou Wagner.

Meio que apressado, pois tinha um compromisso social em Salgadália, Souza disse ao CN, que precisava que soubéssemos o que Wagner disse a ele. A presa foi tanta que acabou não dizendo ao CN o que ouviu do governador.

Se for assim, em Coité, Wagner vem para o palanque de Assis – Para o vereador Danilo Ramos (PT), se é assim como disse o governador Jaques Wagner,  virá para apoiar o nosso candidato Assis. Afinal, Wagner perdeu na urna do Lameiro da Macambira, reduto do prefeito e perdeu no Povoado de Almas, também reduto do prefeito. “Se ele se esforçasse em favor de Wagner, certamente, ganharíamos nestas comunidades. Um exemplo disto foi o trabalho que fizemos no Povoado do Canta Galo, onde Zé Neto ganhou para Tom” afirmou.

Danilo reforçou que Wagner está certo quando falou, “porém ele se referiu a quem apoiou, Renato fez corpo mole e Wagner tem os resultados”. Disse

Vertinho deu show – Bem humorado, o ex-prefeito Everton Rios de Araújo, arrancou boas gargalhadas da platéia na noite de quinta-feira, durante o ato de inauguração da sede da Câmara ao contar divertidas histórias do saudoso Neca Rios, principalmente aquelas ligadas à política.

As primeiras da política em 2011

Se o ano fechou com os moradores do Distrito de Aroeira lotando o plenário da Câmara na quinta-feira (30), quando aconteceu a inauguração da ampliação da sede, 2011 abriu com os moradores do Distrito de Salgadália, lotando o plenário no sábado (01), para posse do vereador José Jailmo Pereira (PHS), “Nogo Jai”, para presidente do Poder Legislativo. Não sabemos se foi estratégica e outras pessoas não foram convidadas ou foram convidadas e não compareceram. Se os moradores de Aroeira e Salgadália não tivessem comparecido a coisa tinha sido feia, pois não teria gente para ocupar as cadeiras do plenário da câmara.

Mais espaço no Plenário – Quem conheceu o plenário da Câmara antes da ampliação sempre criticou pela falta de espaço, não comportava mais que 50 pessoas sentadas. Mas olhando pelo lado real da coisa não precisava de ampliação, pois raramente tinha todas as cadeiras ocupadas em sessões., que acontecem sempre as 08h30 de cada segunda-feira, a que diga que o desejo dos vereadores é que não vá ninguém mesmo.

O novo plenário se depender de espaço para o público não tem mais que se queixar. Praticamente triplicou. Questionado pelo CN o que dazer para levar o povo as sessões o presidente Nego Jai disse que vai provocar audiências publicas com as entidades para provocar a participação da população.

Renato é um grande cabo eleitoral do PT – É com este pensamento que o Vereador Betão (PT), filho de Dona Maria Gordiano, madrinha do prefeito Renato Souza, reage todas as vezes que o Souza enaltece as gestões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Jaques Wagner (PT). Enquanto o prefeito discursava no ato de posse da nova mesa diretora da Câmara, destacando as vitorias recentes de pessoas humildes em cargos do executivo, onde segundo ele se enquadra, relatava alguns convênios conseguidos com os gestores petistas, o vereador fez a estrela do PT, colocou o 13 e fez menção, direcionando para a máquina fotográfica do repórter do CN, que em Coité o PT tem um grande cabo eleitoral e com a massificação das ações petistas, “vai colaborar com a vitória do partido em 2012”, disse o vereador.

Misael e Jai – Quem ti viu quem ti ver. Os dois principais líderes políticos de Salgadália, um pela liderança de um grupo histórico na comunidade e o outro, chefe do executivo, que de vez em quando vão para quebra de braço para vê quem tem mais prestígios, trocaram muitos elogios no ato de posse. Misael apelou para história, quando lembrou que o saudoso pai do vereador, foi o maior batedor de sisal que já trabalhou em sua batedeira. Nego Jai, para retribuir, falou que tinha um desejo de um dia poder dizer em publico o quanto admira Misael Ferreira.

Ta fora – A última aparição pública do deputado Emério Resedá (PDT) foi no dia 25 de dezembro na entrega dos presentes de natal. O CN perguntou a vereadora e assessora parlamentar, Elizane Cana Brasil (PSDB) pelo deputado e, demonstrando preocupação com o estresse da vida pública, ela respondeu que o “dep” estava em Gramado, no Rio Grande do Sul, onde passou as festas de ano novo. Mesmo a distancia, Resedá disparou torpedo para todos os seus amigos desejando um feliz 2011.

Elizane inclusive é a nova secretaria da câmara e disse durante seu discurso de posse que o deputado está vendo tudo pelo Calila.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.