cansancao

domingo, 02 de janeiro de 2011 18:30

Cansanção começa 2011 com novo prefeito e vice

A Câmara Municipal também tem a volta do vereador Riso a presidência. Ele que era presidente e esteve como prefeito interino por quase dois anos.

O peemedebista Ranlufo Gomes da Silva foi empossado na Câmara Municipal de Cansanção ao lado de seu vice Paulo Henrique, na manhã de sábado (01). Ele disse que uma das prioridades de sua administração são os programas sociais, educação e saúde. “Temos que fazer aquilo que é prioridade para o povo. Neste momento eu digo a todos, que saiu um Lula da presidência e entra um Lula na Prefeitura de Cansanção com objetivo de melhorar a vida de todos”, prometeu.

O ano de 2011 começou com uma alvorada animada pela Filarmônica 04 de janeiro, da cidade de Itiúba, muitos fogos e muitos carros com sistema de som potentes, tocando as musicas que embalaram a campanha eleitoral do pleito suplementar de 05 de dezembro, quando foi eleito Ranulfo Gomes da Silva (PMDB), prefeito e Paulo Henrique (PRP), vice-prefeito.

Para Maria Alves Dantas, 60 anos, residente na Rua Santo Antonio, foi um momento de muita alegria para quem votou no Ranulfo. “Quem votou contra, meu filho, sofreu, pois a musica mais tocada foi aquela da Vaca Veia (uma musica cômica ferindo ao 25, número do Democrata, partido derrotado e tomando como base do jogo do bicho, onde 25 é vaca)”, falou sorrindo a aposentada. Ela foi uma das primeiras pessoas a chegar à Câmara de Vereadores para assistir a posse.

Roteiro – Para o agricultor Manoel Silva Santos, 50 anos, residente no Povoado do Jatobá, a cidade de Cansanção, viveu um dia inesquecível e em sua opinião, nunca houve um cerimônia tão participativa e cheia de cores e beleza na posse de um prefeito. A solenidade  aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores, que ficou superlotada.

As 09h, a Filarmônica 04 de janeiro já estava posicionada em frente ao Prédio da Câmara de Vereadores e ás 09h30min, recebeu o prefeito eleito, Ranulfo Gomes e seu vice, Paulo Henrique, tocando diversos “dobrados” conhecidos do publico, que acompanhou com palmas.

Ranulfo, ao lado da primeira Dama, Vilma Rosa de Oliveira Gomes e do vice, Paulinho, como é conhecido, ocuparam as primeiras cadeiras e assistiram o ato de posse da mesa diretora da Câmara, quando foi reempossado o vereador Rivaldo de Souza Pereira (DEM), “Riso”. Em seu pronunciamento, Riso disse que a eleição complementar realizada no município, prevaleceu à democracia, onde um perde e outro ganha. “Neste momento lhe parabenizo Ranulfo, pois você foi o ganhador e desejo boa sorte na gestão”, concluiu Riso, que disputou a eleição contra o pmdebista, perdendo por quase 1.400 votos.

Riso presidirá o poder Legislativo no biênio 2011/12, que têm na maioria os vereadores integrantes na bancada da oposição.  Para o vereador Newton Bispo Pereira (PR), a bancada irá fazer uma oposição justa e com responsabilidade e garantiu que o prefeito não terá dificuldade para aprovar seus projetos.

A sessão foi presidida pelo vice-presidente da Câmara, Júnior César Amado (DEM), que após empossar a mesa diretora e franquear a palavra aos vereadores, convidou o prefeito e vice para fazerem o juramento e declarou empossados os novos gestores do município de Cansanção. Após o ato de posse amplamente aclamado pelos presentes, o Ranulfo Gomes e Paulo Henrique, foram, acompanhando de uma multidão, até a sede da Prefeitura, onde, Gomes recebeu a faixa do prefeito em exercício, Cirilo Araújo Damasceno (PSC) e Paulinho, foi enfaixado pelo vice-presidente da Câmara, vereador Júnior Amado (DEM). Numa simbologia a entrega do poder, o vereador Cirilo também entregou a Ranulfo as chaves da Prefeitura.

Quebrou a panela – Após sair da Prefeitura, ás 11h30, debaixo de um sol de aproximadamente 40 graus, o povo acompanhou o prefeito até a Praça de Eventos, distante 200 metros da prefeitura, onde Ranulfo Gomes recebeu do ex-prefeito na década de oitenta, Sebastião Bastos, “Bastinho”, uma panela de barro e mandou que ele quebrasse. Fato que aconteceu sob aplauso de quase mil pessoas que buscavam refúgios debaixo dos toldos e alguns, mais entusiasmado, no pé do palanque, apesar do sol.

À noite, houve uma série de shows com artistas da região. Antes, Ranulfo Gomes, agradeceu pela presença do povo e com um tom de singularidade agradeceu aos seus eleitores pelos o mandato, acrescentando ser aquele momento especial para o município, que, contando com a força da maioria da população irá colocar em prática as ações da sua plataforma, honrando com os compromissos de campanha com o objetivo de atender indistintamente todas as pessoas do município e encerrando garantiu que seu trabalho será em benefício da maioria e agora na qualidade de prefeito municipal, tem a oportunidade de realizar benefícios bem maiores para atender todo o município.

Com animação dos grupos Cocha Bamba, Forrozeiros da Moleka,  Paixão Latina, Jô e Magno, Renato Rocha e Acácio, “o Ferinha”, a festa terminou nas primeiras horas deste domingo.

Alguns destaques do discurso de Ranulfo

Por duas vezes, primeiro na Câmara e depois, à noite, no palanque, o novo prefeito de Cansanção proferiu este discurso, cujos pontos mais importantes, estão abaixo e findou dizendo: “Saiu um Lula da Presidência da república e entrou um Lula na Prefeitura de Cansanção”.

1º Reitero todos os compromissos assumidos durante a minha campanha. ”O faço de forma consciente, porque durante todo o processo eleitoral apresentei-me como eu sou, verdadeiramente, sem dissimulações. Em nenhum momento fiz promessas falsas e concessões reprováveis” afirmou.

2º Deixou bem claro que cabe ao governante discernir as aspirações de seu povo e qual o caminho que a sociedade deseja trilhar. Segundo Gomes, é preciso ter sempre presente que o verdadeiro desenvolvimento é medido pelo grau de satisfação das pessoas e a qualidade dos serviços que lhes são prestados.

3º Ele afirmou ter consciência que a todo cidadão deve ser dado o mesmo direito de ter uma vida digna, sonhar e ser feliz. “Não nos afastaremos um só milímetro da meta de construção de um governo cujas prioridades sejam as prioridades do nosso povo. “Para alcançarmos esses objetivos, nossa gestão será pautada por alguns princípios que orientarão as ações do nosso governo nos diversos setores da administração pública” garantiu.

4º Prometeu constituir uma equipe de peritos em diagnósticos para levantar os problemas mais críticos existente no município e implantar ações estruturantes visando à humanização do atendimento às pessoas e a eficácia de todos os serviços públicos.

5º Garantiu acompanhar pessoalmente o desempenho e a eficiência das ações de cada secretaria e fiscalizarei todos os serviços públicos, especialmente os serviços de saúde, educação, ação social e infra-estrutura
6º Ranulfo disse que tem consciência que o trabalho será dobrado, mas é, segundo ele, exatamente este desafio que motiva a acreditar que terá imensas vitórias na ação cotidiana.

7º Para Ranulfo, toda a cidade vai sentir a presença constante e obstinada do governo municipal, pois toda equipe será movida a trabalho, pelo amor e pelo ideal de construir uma nova história para a cidade e a ordem é mãos à obra, “pois o vigor que Deus me deu será utilizado ao máximo, porque decidi fazer a melhor gestão da minha vida”, falou.

8º Deixou claro que o compromisso de toda equipe será zelar da cidade e cuidar das pessoas, pois este sim, um direito do cidadão e um dever do estado.

9º Destacou a importância do relacionamento democrático com a Câmara de Vereadores com quem será, não apenas diplomáticos, mas absolutamente aberto à convivência harmoniosa, propositiva e construtiva com todos os parlamentares que compõem o Poder Legislativo, independentemente de partidos políticos e posicionamentos ideológicos.

10º Finalizou afirmando que irá agir com a razão, mantendo firmes os ideais de humildade, respeito e equilíbrio para que ao final desses dois anos de trabalho, possa proclamar como fez o apóstolo Paulo: “Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé”.

Por: Valdemí de Assis * fotos: Gilneto e Amarildo Reis



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.