geral

sábado, 01 de janeiro de 2011 15:28

CN Retrospectiva 2010

Termina 2010 e começa 2011. Acreditamos que será bem melhor

Grande cenário para grandes shows na vaquejada de Serrinha

Em 2010, foram inúmeras as coberturas realizadas pela equipe do CN, recebemos com satisfação, o nos incentiva a trabalhar bem mais em 2011, para nos mantermos no reconhecimento de maior site do interior da Bahia.

Temos 13.140 e-mails na newsletter, que todos os dias recebem as seis principais noticias nas suas caixas de e-mail, são centenas de seguidores pelo Twitter e fechamos o ano com a marca de 1.500.000. (um milhão e quinhentos mil visitantes) para mais de 5 milhões de páginas abertas.

Cobrimos muitas festas. Começamos o ano com a cobertura das festas de São Sebastião, Padroeiro do Distrito de Algodões, município de Quijingue e das cidades de Água Fria e Biritinga. Depois veio o Coité Folia, as festas de Santo Antonio, os festejos antecipados do São João, as festas juninas e a vaquejada de Serrinha.

Agradecimento a cada internauta no Brasil e residentes ou a passeio em 44 países com destaque para Estados Unidos, Portugal, França, Alemanha, Espanha, Canadá, Japão, Itália, Bolívia, Cuba, Argentina e Chile.

Contando com uma equipe três profissionais e dois designs, não há distância para o deslocamento do CN, a fim de manter seus fiéis internautas informados.

Acompanhe aqui a retrospectiva do CN em 2010

Dilma iniciava sua campanha pelo interior do país

No mês de fevereiro acompanhamos o lançamento da campanha do candidato a presidente da república pelo PSDB, DEM e PPS, José Serra, em Brasília. Em março, o CN foi à cidade Cipó, para a cobertura da primeira visita da ministra da Casa Civil, ainda pré-candidata a presidente, Dilma Rousseff. Nas viagens oficiais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao estado da Bahia, lá estavam os profissionais do CN.

O monumento quase foi demolido, mas a prefeitura optou por restaurar

Em Conceição do Coité no inicio do mês de março uma tragédia marcou a cidade com o desabamento do teto do coreto. Na ocasião uma mulher morreu e 32 pessoas ficaram feridas. As vítimas participavam de um festival de premios quando começou uma chuva, em busca de abrigo centenas de pessoas foram para o coreto que fica na paraça da matriz da cidade, quando o teto desabou. A noticia ganhou repercussão em todo o país.

Na busca pela paz, os eventos religiosos também foram prioridade nas pautas do CN. Estivemos nas cidades cobrinho e testemunhando a fé de um povo, a exemplo da maior presença popular em uma procissão, fato registrado na festa de Santa Luzia, padroeira de Santaluz. Também em Santaluz, mostramos a força dos evangélicos na fundação de um novo templo, festa dos evangélicos em Coité. Em Monte Santo, subimos ao monte da Santa Cruz acompanhado mais de dez mil romeiros.

Padre Zezinho, músico mais popular da Igreja católica brasileira

Ainda sobre a fé de um povo, o CN festejou com as comunidades católicas de Coité e Retirolândia, o retorno do padre Antonio Elias, depois de noventa dias internado em Salvador lutando pela vida. Antes mesmo do seu retorno, o CN foi ao Hospital da UNIMED e, numa reportagem especial, mostrou sua recuperação e exibiu seu agradecimento pelas orações em pro da sua saúde. Acompanhamos também os padres com muita saúde, fazendo show, com cachês relativamente caros, por toda região. Padre Antônio Maria foi a Araci, Biritinga e Barrocas. Padre Fábio de Melo abriu a vaquejada de Serrinha e Padre Zezinho encerrou a festa do padroeiro de Barrocas.

Rossi mesmo numa noite chuvosa atraiu grande multidão no São Pedro de Retiro

Muita gente famosa apareceu no CN em 2010. Reginaldo Rossi levou uma multidão, apesar daquela noite chuvosa de fria de julho, para Retirolãndia. Daniel recebeu em seu camarim, na festa de Todos os Santos em Monte Santo a equipe do CN e depois fez mais de vinte mil pessoas cantarem com ele. As belas bailarinas da Banda Brega e Vinho foram colírios para os nossos internautas. Joelma e Chimbinha também apareceram no CN. Flávio José, Adelmário Coelho e tantos outros.

Evandro Mota. Um dos maiores nomes da história da cidade de Valente

Registramos, com pesar, as mortes do ex-prefeito de Riachão do Jacuípe, Herval Campos, que foi cremado no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. Também em Salvador, faleceu um dos pioneiros empresários no ramo de postos de gasolina na região do sisal, Clóvis Boaventura. O povo também foi dar o último a Deus ao lutador pela causa do sisal, Evandro Mota e mais recentemente, uma pessoa simples, chefe do setor de gari da Prefeitura de Coité, Wercelêncio Ferreira da Silva, Teco, faleceu vitima de um câncer e no seu sepultamento a presença superior a mil pessoas.

Ernesto Ferreira deixou grande marca na política e cultura serrinhense

Por morte natural, o povo de Gavião lamentou a perca do vereador Toinho e de forma trágica uma mulher moradora de Salvador que perdeu a vida juntamente com um sobrinho depois de um desabamento de um predio em construção vizinho a sua residência.  Em Serrinha, já no fim do biênio 2010/12, a Câmara registrou o falecimento de Ernesto Ferreira.O vereador morreu vítima de câncer.

Registramos em todos os municípios dos territórios do sisal, jovens assassinados, sem que os autores dos crimes sejam identificados e na maioria dos relatos, pessoas envolvidas por drogas. A violência liberou em número de acessos, entre as matérias publicadas pelo CN.  A droga foi o principal motivo destas mortes.

Menos de sete meses depois a instituição sofre novo prejuízo. Em abril o banco teve sua estrutura danificada com explosivos

Registramos a ousadia dos ladrões de bancos que explodiram agências, a exemplo do Banco do Brasil de Candeal(foto), assaltaram os bancos de Queimadas, causando pânico e morte. No assalto ao posto do Bradesco de Monte Santo, um funcionário foi preso com suspeito de ser informante da quadrilha e a comunidade reagiu com cartazes, faixas e carreatas, garantindo que ele é inocente.

Equipes do Samu, Corpo de Bombeiro, Policia Rodoviária e Militar trabalharam no resgate

As estradas também provocaram tristezas entre as famílias. Em um acidente próximo de Serrinha, cinco pessoas naturais de Euclides da Cunha, perderam a vida. Em Senhor do Bonfim, uma Van bate de frente com um ônibus e mais dez pessoas morreram. O presidente da Câmara de

Vereadores de Serrinha capota o veículo, falecendo ele e uma funcionária do Poder Legislativo no local.

2010 também foi um ano de novas estradas. Foram inauguradas as estradas ligando Nova Fátima/Capela do Alto Alegre, Nordestina/BA 120 Salgadália/Conceição do Coité e Barrocas/Serrinha. Também teve inicio o trecho Biritinga/BR 116.

A política teve uma presença marcante em todos os momentos que o site CN era atualizado. De forma imparcial, acompanhamos os principais candidatos ao governo do Estado, e, de forma especial, todas as vezes que eles agendavam compromissos na região. Geddel Vieira (PMDB), Paulo Souto (DEM) e Jaques Wagner (PT), poderão externar seus pensamentos pelo CN. O reconhecimento dos trabalhos foi manifestado pelo Governador reeleito, Jaques Wagner, ao convidar um representante do CN, o único site do interior presente, para um almoço na governadoria.

Acompanhamos os candidatos a deputados cujas bases principais estavam nos territórios do sisal e do Jacuípe. Os correligionários de Tom, natural de Conceição do Coité, foram às ruas na madrugada do dia 04 de outubro e fizeram festa depois de saberem que o ele foi o mais votado do DEM e estava eleito. Com a mesma alegria, a região festejou a vitória da deputada Neusa Cadore (PT). Nesta eleição, o CN também acompanhou a derrota do deputado Joélcio Martins nas urnas e depois a decisão do TSE em tornar inválidos seus votos, sendo o mesmo incluído na lista da ficha suja. Os agricultores rurais, até que tentaram, mais não conseguiram eleger seus principais representantes, Urbano de Carvalho, para deputado estadual e José Paulo, para federal.

Empolgados: Ranulfo solta beijos e o assessor Frederico exibe diploma

2010 foi um ano de mudança nos municípios de Capim Grosso, Ponto Novo e Queimadas. Aqueles que perderam nas urnas da eleição 2008, conseguiram provar junto aos Tribunais que elas não foram limpas e houve abuso do poder econômico e, portanto, tinham que ser anuladas. Em Cansanção, foi mais além e aconteceu uma nova eleição, onde foi eleito o empresário Ranulfo Gomes para prefeito e o professor Paulo Henrique para vice. Em Nova Soure e Cipó, até que se tentou, porém os prefeitos conseguiram retornar a seus cargos. O prefeito de Ourolândia, Antonio Araújo (PMDB), foi cassado e o município fecha o ano administrado pelo presidente da Câmara.

As câmaras de vereadores elegeram suas mesas diretoras para o biênio 2011/12. O caso que mais chamou atenção foi à aprovação da emenda a lei orgânica de Capela do Alto Alegre, permitindo a reeleição do presidente da mesa. Em Candeal, o clima tenso fez a policia solicitar reforço, mais acabou tudo bem no final. Conceição do Coité e Capela do Alto Alegre tiveram as sedes do Poder Legislativo ampliado e foram inaugurados com a cobertura do CN.

O chão esquentou em Barrocas. O povo de Salgadália destruiu a quadra situada no centro do Distrito, depois que um jovem morreu eletrocutado. O povo tentou invadir a Câmara de Vereadores de Nova Fátima, por causa da posição contrária da maioria dos vereadores que não aprovaram a suplementação de verba solicitada pelo prefeito Manoel dos Santos.

Esporte – O futebol amador e profissional tambem foram destaques aqui no Calila. Nas quadras quem melhor se apresntou foi o basquete de ADEC que conquistou o inédito titulo da Copa Feirense, um dos mais importantes do estado.Pelo baiano de futebol feminino destaque para Motorzinho, goleira do São Francisco, além de conquistar o título recebeu o troféu de goleira menos vasada da competição. Motorzinho também é um “produto” ADEC.

Seleção coiteense não conseguiu manter a sequencia de conquistas de titulos do intermunicial. Este ano ficou com o vice, perdendo nos penaltis para Porto Seguro.

Bahia volta a série A depois de sete anos e Vitória viverá o drama tricolor na segundona. O Bahia com uma campanha extraordinária enfim conssegiu uma das vagas para disputar o Brasileiro do grupo de elite de 2011. Em contra partida assistirá seu maior rival na série B. O Leão disperdiçou a chance de se manter na eleite depois de empatar em casa no último jogo em 0 a 0 com o Atletico de Goiás.

Wallace no Coringão – Mesmo estando no grupo que rebaixou o Vitória para a segunda divisão, o zagueiro Wallace, natural de Conceição do Coité fechou com o Corinthians para a disputa da temporada 2011.

O atleta já está em São Paulo e se apresenta nesta segunda-feira (3).



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.