politica

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011 23:16

Em quem você votou, voltou para agradecer os votos?

É comum muito deles desaparecerem depois da eleições e só retornarem quando está se aproximando outra.

Um mês após a eleição do primeiro turno, uma pesquisa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) revelou que boa parte dos eleitores brasileiros já não se lembrava mais em quem votou nas eleições para deputado estadual e federal.
Segundo o tribunal, o esquecimento é maior em relação aos cargos de deputado estadual. Nesse caso, 23% dos eleitores entrevistados não lembraram o candidato escolhido na hora do voto ou indicado, com incidência maior do interior, por amigos ou cabos eleitorais, na maioria líderes políticos. No caso dos votos para deputado federal, 21,7% não recordavam o voto.

Está pesquisa foi realizada com 2.000 pessoas de 136 municípios, em 24 Estados. O levantamento ocorreu entre os dias 3 e 7 de novembro e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Agora, faltando menos de um mês para a posse dos deputados, o CN lembra alguns resultados da eleição de 2010 municípios dos territórios do sisal e do Jacuípe e pergunta se o deputado que você votou, já voltou para agradecer os votos recebidos.

Marcos Medrado

Território do sisal – Araci, um dos maiores municípios em área territorial da região do sisal, depositou 6.772 votos para Marcos Antonio Medrado (PDT), sendo o mais votado para deputado federal. Esta votação se deu pelo fato da permuta de votos com o então candidato a deputado estadual Antonio Carvalho Silva Neto (PDT), filho do ex-prefeito José Eliotério da Silva Zé da Fó.  Esquecendo os problemas do município, os eleitores do grupo de Zé da Fó votaram em Medrado por causa de Silva Neto. Na disputa contra Silva Neto, a prefeita Maria Edneide (DEM), apoiou Mário Negromente Júnior (PP), que obteve a segunda posição eleitoral em Araci, 6.797 votos. Marcos Medrado também foi o mais votado em Lamarão. CN quer saber, quem já voltou para agradecer os votos?

Em Queimadas, Nelson Pellegrino (PT), foi o deputado federal mais votado. Ele teve 3.636 votos e a deputada Mª Del Carmem, companheira na dobradinha, 1.557 votos. Também a mais votada. Seus nomes foram recomendados pelo prefeito Sérgio Brandão (PSDB) em gratidão a parceria na batalha judicial que resultou na conquista do mandato. Governistas foram para quebra de braço na luta pela conquista da Prefeitura. O ex-prefeito Edvaldo Cayres foi buscar o apoio do presidente da Assembléia, deputado Marcelo Nilo e como não deu certo, apoiou o Democrata Wellington Passos de Araujo,  que teve 1.319 votos, ficando na 4º posição. Sandro Regis, 1554 votos, 2º lugar e Edvan Fernandes de Almeida, “Vando”, 1379 votos, 3º lugar. CN quer saber, quem já voltou para agradecer os votos?

Rui Costa

O ex-secretário Rui Costa foi o mais votado entre os deputados federais nos municípios de Quijingue (5.077 votos), em Serrinha, (8.729 votos), Ichú, (1.255 votos) e Cansanção. (5.090 votos). O presidente do PMDB, Lúcio Vieira, ficou em primeiro lugar para deputado federal em São Domingos (1.027 votos) e Teofilândia (2.078 votos). Obteve o segundo lugar na cidade de Santaluz (3.300 votos). CN quer saber, quem já voltou para agradecer os votos?
O deputado Sandro Regis, em menos de sessenta dias de campanha, recebeu 1.839 votos no município de Reirolândia. O pmdbista Leur Lomanto Júnior pisou apenas na base territorial de Teofilândia e teve 1.931 votos. Em Valente, Tom (DEM), somando aos seus colegas eleitos, Mário Negromonte Júnior (PP) e Luiza Maia (PT), conseguiram 5.625 votos. CN quer saber, quem já voltou para agradecer os votos?

Mesmo sendo natural de Tucano, Gildásio Penedo não mora na cidade. Na eleição de 2010, teve 8.448 votos. A oposição apoiou Marcelo Nilo, que recebeu 3.741 votos. Vando, em proporção, foi o deputado mais votado em um município, ou seja, Monte Santo. Ele teve 16.462 votos. Em Coité, Tom, que mora na cidade, recebeu mais de 12 mil votos. CN quer saber, quem já voltou para agradecer os votos?

Tom

Conceição do Coité, um dos maiores colégios eleitorais do território do sisal contribuiu para a vitória dos deputados federais, João Leão, Fábio Souto, Afonso Florence, Edson Pimenta, Zezeu Ribeiro e Emiliano José. CN quer saber, quem já voltou para agradecer os votos?

Tom eleito pela oposição para deputado estadual foi o mais votado nos municípios de Conceição do Coité, Valente, São Domingos e Ichú, no território do sisal e nos municípios de Riachão do Jacuípe e Nova Fátima, no território do Jacuípe. Tom vai dividir a responsabilidade de representação do território do sisal com Vando e Gildásio Penedo, votado em todos os municípios desta área de cidadania. No território do Jacuípe, terá a deputada da situação Neusa Cadore com deputada votada em todos os municípios desta área. Estes dois territórios foram importantes para as vitórias deles. CN quer saber, quem já voltou para agradecer os votos?

Neusa Cadore

No território do Jacuípe, a deputada Neusa Cadore obteve votação expressiva em todos os municípios. Em cinco deles, Baixa Grande (2.252 votos), Capela do Alto Alegre (2.528 votos), Gavião (1009 votos), Pintadas (2.991 votos) e Quixabeira (2.050 votos). Cadore fez dobradinha com o atual Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, que foi o mais votado em quatro deles, sendo que em Ipirá, Florence obteve 9.062 votos e a deputada 3.056. Somado aos votos de Jurandi Oliveira e Augusto Castro, os três estaduais mais votados no município obtiveram 14.744 votos. CN quer saber, quem já voltou para agradecer os votos?

João Bacelar

O deputado federal mais votado no município de Gavião foi João Carlos Barcelar, com 846 votos. Em Riachão do Jacuípe, Luiz Carreira obteve 3.093 votos, João Leão, 3.039 votos, Tonha Magalhães, 2.029 votos e Marcelo Guimarães, 1.430 votos. João Leão também foi o mais votado em Pé de Serra. O deputado federal José Rocha recebeu uma lembrança de votos em Pé de Serra e foi o mais votado no município de Nova Fátima, 1.486 votos. CN quer saber, quem já voltou para agradecer os votos?

A pesquisa também perguntou aos entrevistados qual o principal meio de comunicação utilizado para se informar sobre política e eleições e a internet apareceu em terceiro lugar, com 9,9%, à frente do jornal impresso, do rádio e de revistas. E agora o CN quer saber se o deputado que você votou, já voltou para agradecer os votos e de que maneira. Comente a matéria.

Por: Valdemí de Assis



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.