conceicao-do-coite

sábado, 01 de janeiro de 2011 18:45

Empossada a nova Mesa Diretora da Câmara de Coité

O novo presidente disse que irá convidar entidades de classe e associações para promover debates de interesses de todos.

Momento do juramento. José Jailmo, Samuel Araújo e Elizane Cana Brasil

Em ato solene foi realizado na manhã deste sábado (1) a posse da nova Mesa Diretora da Câmara de Conceição do Coité, para o biênio 2011/2012. O Legislativo  Municipal empossou como presidente o vereador José Jailmo Pereira “Nego Jai” (PHS), vice-presidente Samuel Araújo (PP) e Elizane Cana Brasil (PSDB) secretária, eleitos em 27 de outubro de 2010.

O evento contou com a presença de dezenas de pessoas, de modo especial do distrito de Salgadália, que fizeram questão de marcar presença para acompanhar a posse do primeiro filho da referida comunidade a presidir a câmara coiteense.

A posse aconteceu no Plenário Armando Ramos, que recebeu ampliação bem como toda a casa que foi inaugurada na quinta-feira (30). Três vereadores não compareceram ao ato, Nai (PSDB), Edivaldo da Sambaiba (PT) e Danilo Ramos (PT). Danilo foi o candidato que disputou a eleição contra Nego Jai, perdendo por 7 a 3.

Presente também o prefeito Renato Souza e a maioria do seu secretariado, ex-prefeito Misael Ferreira, ex-presidente da câmara Genival Mota Mascarenhas e o comandante da 4ª CIA PM capitão Joilson Lessa.

A Posse

Nego Jai fica emocionado e não consegue segurar as lágrimas

Os trabalhos foram abertos por Edevaldo Santiago Ramos, que deixa a presidência do legislativo depois de oito anos. Dé como é conhecido pediu para que todos ficassem de pé para acompanhar o Hino Nacional Brasileiro em seguida solicitou que os membros da  nova mesa fizesse o juramento e posteriormente assumissem seus lugares.

Já na condição de presidente, Jailmo solicitou do vereador Betão a leitura do Salmo 66,1-3. Ao retomar o controle dos trabalhos o novo presidente fez uso da palavra agradecendo a Deus pela posição que ocupava que para ele era um sonho, momento que emocionado chorou enquanto contava sua trajetória de vida de homem simples, de família humilde.

Nego Jai fez questão de agradecer um a um que ele reconhece que teve papel importante na sua projeção política de Conceição do Coité, desde as autoridades que fizeram parte da mesa como simples amigos que acompanhavam sua posse da platéia.

Jai chega à presidência da Câmara no seu segundo mandato. Antes de ser empossado cumpria o papel de líder do governo, presidente da comissão de constituição e justiça da casa e primeiro secretário da comissão de educação e cultura.

José Jailmo exerceu a profissão de policial militar de 15 de setembro de 1980 a 18 de dezembro de 2000, quando foi diplomado vereador pela primeira vez. Mesmo afastado diz ter grande paixão pelo trabalho que o ensinou a ser homem honrado. Segundo ele, as iniciais  PM tem o mesmo significado, pai e mãe ” são três coisas que eu prezo muito em minha vida: Deus em primeiro lugar, minha família e a policia militar”.

Capitão Lessa ao iniciar seu pronunciamento, disse que observou que todos  iniciaram tratando Jai por excelência, ele o chamou de soldado e viu a platéia aplaudir, por entender que aquele presidente de câmara tem no coração o brasão da corporação. Lessa disse que estava muito feliz por saber que um colega chega à presidência da câmara, o terceiro maior posto da administração pública pelo voto, não pela força bruta.

Misael Ferreira um dos políticos mais experiente do município, tendo exercido a função de vereador, prefeito e deputado estadual, disse se sentir muito honrado ter um conterrâneo pela primeira vez, frente ao legislativo.

Ferreira convocou o novo presidente e o prefeito Renato para irem em busca da recuperação de parte do território coiteense situado na região da Fazenda Claros, dentro dos novos critérios de limites dos municípios que perdeu para Araci. “Renato sabemos o quanto de beneficio você levou para aquela região e não vamos admitir perder”. Segundo ele a demarcação aconteceu ha trinta anos e ele esteve acompanhando.

O prefeito Renato Souza que também se emocionou no ato de posse fez uma retrospectiva de dez anos atrás e contou que na época ele era presidente da associação de Boa Vista e Nego Jai presidia a ADECOSAL em Salgadália. “Vejam o que fez o destino, eu nunca pensei de chegar a governar meu município e vejo Jai que também teve uma história de sofrimento tomando posse como presidente da Câmara de Coité.

Renato aproveitou a oportunidade e fez o convite a Edevaldo para ser o líder do governo na câmara.

Por: Raimundo Mascarenhas * texto e fotos



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.