conceicao-do-coite

domingo, 02 de janeiro de 2011 18:00

Expectativa de PP e PT de Coité. Quem vai fazer mais? Negromonte ou Florence

Ambos são da mesma corrente nas esferas fedral e estadual, mas em Coité sobem em palanques rivais.

Negromonte ocupa a pasta deixada por outro progressita Márcio Fortes. Afonso vai como um dos mais destacados secretarios do governo Wagner

Dois novos ministros baianos foram nomeados por Dilma para ocuparem pastas importantes e contribuirem com a continuidade do desenvolvimento do país. Mas o que se espera é que tanto Mário Negromonte (PP) no Ministério das Cidades e Afonso Florence (PT) Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) por serem baianos, possam investir muito bem no seu estado. Ambos tiveram votação grandiosa no último pleito para deputado federal inclusive na região sisaleira. PP e PT marcham juntos nos governos Dilma e Wagner, mas em Coité por exemplo, a rivalidade já começou a tomar rumo desde a campanha que reelegeu Wagner e elegeu Dilma.

O PP de Negromonte é o mesmo de João Leão que foi apoiado por Renato Souza prefeito de Coité. Souza declarou apoio a Wagner, mas todos sabem que do PT local ele quer é distância. O prefeito em seus discursos faz altos elogios aos governos Wagner e o trabalho realizado por Lula, porém seus adversários no município demonstram insatisfação e acusam de que ele fala bem do governo mas sempre se manteve contrário.

Durante a posse da nova Mesa Diretora da Câmara de Coité no dia 1 de janeiro o prefeito contabilizava os investimentos adiquiridos nesses dois anos de mandato enquanto o vereador Betão do PT dezenhava a estrela com o número 13, num tom de ironia que as referidas conquistas foram graças aos governos que ele não apoiou.

O próprio Betão deve está vivendo a expectativa de adiquir recursos com Florence para Coité, ele que disse ao CN que momentos depois do então deputado eleito ter recebido o convite para o MDA teria dito por telefone a ele: “você agora tem um ministro a sua disposição”.

Por outro lado o prefeito Renato Souza progressita desde a fundação tem um laço de amizade muito grande com Negromonte que ocupa a pasta deixada por outro progressita Márcio Fortes, responsável pelos serviços de infrestrutura em todo o município, de modo especial calçamento de ruas da sede e zona rural.

O prefeito Renato Souza, disse ao CN que ficou satisfeito com a indicação do nome do deputado federal baiano Mário Negromonte, para ministro das Cidades. Ele relatou a intimidade que tem com o parlamentar, que divide o apartamento com o deputado João Leão (PP) e em suas viagens a Brasília, costuma ficar com eles. “Já tem em mente algumas reivindicações e logo depois da posse, irei transformar estas idéias em projetos e tenho certeza que Coité vai ganhar muito com Negromonte no Ministério”, falou Souza. Atualmente, Negromonte é líder do PP na Câmara Federal, e goza de muito prestígio no partido. Ele é muito ligado ao deputado federal João Leão, o outro cacique pepista na Bahia. Os dois atuam em sintonia quando o assunto é cargos e poder nos campos abertos pelos petistas, o que deixou Renato Souza bastante confiante, afinal Leão teve na eleição de outubro 5.789 votos e foi o segundo mais votado no município.

Se Negromonte pode atender as solicitações para execução de obras na cidade, ou seja, no perímetro urbano da sede, dos povoados e dos Distritos, o PT não escondeu a satisfação da escolha do deputado federal eleito Afonso Florente (PT), para o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Um leque de pedidos já está sendo formulados pelos petistas para beneficiar a zona rural e de modo especial, a agricultura familiar.

Betão e Danilo ao lado de Afonso durante plenária

Enquanto os novos ministros se preparam para um inicio de quatro anos de mandato de Dilma, a politica nos municipios ja começa a tomar rumo de campanha para 2012. Afonso foi votado pelos vereadores Betão e Danilo, se ha consideração por serem do mesmo partido, imajine quando fazem parte de uma mesma tendência, ja que dentro do PT há varias correntes como se fosse a criação de sub partidos dentro da própria sigla.

Se as coisas na base municipal acontecerem com, coincidentemente, aconteceu na esfera federal, ninguém sabe com será a eleição de 2012. Por força do destino, Emiliano José, apoiado por Assis, assumirá o mandato na vaga deixada por Mário Negromonte, já que o primeiro suplente da coligação PT/PP/PDT/PHS/PSB/PCdoB.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.