bahia

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011 12:56

Governo do Estado lança programa para reduzir consumo de água e energia

A ação será coordenada pela Secretaria de Administração do Estado (Saeb) e tem o objetivo de acabar com o desperdício.

Um decreto do governador Jaques Wagner, publicado no Diário Oficial de terça-feira (11), institui no âmbito do poder executivo estadual o Programa de Racionalização do Consumo de Água e Energia nos Prédios Públicos.

A ação será coordenada pela Secretaria de Administração do Estado (Saeb) e tem o objetivo de acabar com o desperdício, estimular o uso racional e estabelecer metas de redução progressiva de consumo.

Dentro do programa, cada órgão ou entidade do estado vai criar um grupo com no mínimo três servidores. Eles serão chamados de ‘Ecotime’ e terão a responsabilidade de implantar e realizar as ações do programa com o apoio da Saeb.  O primeiro passo será monitorar o consumo e avaliar a situação das instalações hidrossanitárias e de energia dos prédios.

A partir da identificação dos problemas serão feitos serviços de correção ou manutenção preventiva, inclusive com a aquisição de equipamentos que apresentem melhor desempenho sob o ponto de vista da eficiência energética e hidráulica. De acordo com o Decreto, todos os serviços de manutenção serão contratados pela Saeb.

O Programa de Racionalização do Consumo de Água e Energia nos Prédios Públicos também vai atuar na conscientização dos servidores, que serão estimulados a acompanhar o trabalho e contribuir para a economia. A iniciativa terá dois anos de duração e os integrantes vão pactuar, junto a Saeb, metas de redução do consumo para o período.

Fonte: Agecom



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.