bahia

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011 19:02

Luiz Caetano, prefeito de Camaçari, é eleito o novo presidente da UPB

O objetivo de Caetano é transformar a UPB em um verdadeiro sindicato dos municípios, com uma atuação pró-ativa, com força e influência para interceder na definição das políticas dos governos federal e estadual

Foi grande a movimentação durante todo o dia de hoje (27) na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia, Salvador. Baianas vestidas a rigor davam banhos de pipoca para purificar o corpo e a alma dos presentes, ao som de bandas de músicas e fogos que explodiam no céu para lá de azul. O que se viu foi uma bela festa democrática com a chapa A Força dos Municípios tendo à frente o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano.

“Eu desejo trabalhar para consolidar a UPB, construir um novo municipalismo baiano, para que a gente possa buscar conjuntamente uma reforma tributária que atenda de fato os municípios. Desejo ainda lutar pela busca da autonomia municipal e pelo fim da inadimplência dos municípios, para que eles possam fazer convênios com os governos estadual e federal, e assim trabalhar mais por seu povo. Minha bandeira é o município em primeiro lugar”, disse Caetano.

Prefeitos eleitos e reeleitos fizeram questão de escolher o novo presidente da UPB. Dos 388 habilitados a votar, 299 compareceram às urnas, sendo 289 votos para Caetano um número considerado elevado, principalmente por se tratar de uma eleição com chapa única. Foram registrados 10 votos branco.

CHAPA – Integra a chapa “A Força dos Municípios”, encabeçada pelo prefeito Luiz Caetano, de Camaçari, e tem como primeiro vice-presidente administrativo o prefeito de Barra do Choça, Oberdam Rocha Dias, o vice-presidente institucional, a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes de Jesus, o primeiro secretário, prefeito de Santana, Marco Aurélio dos Santos Cardoso, o segundo secretário, prefeito de Maracás, Nélson Luiz dos Anjos Portela, primeiro tesoureiro, prefeito de Miguel Calmon, José Ricardo Leal Requião, segundo tesoureiro, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos.

O Conselho Fiscal (titulares) é formado pelos prefeito (a)s de São Sebastião do Passé (Tânia Maria Portugal da Silva), Uruçuca (Moacyr Batista de Souza Leite Jr), Simões Filho (José Eduardo Mendonça de Alencar), Feira de Santana (Tarcizio Suzart Pimenta Jr) e Mata de São João (João Gualberto Vasconcelos). Os suplentes são: prefeitos de Canarana (Ezenivaldo Alves Dourado), Planaltino (Joseval Alves Braga), Maragojipe (Silvio José Santana Santos), Chorrochó (Humberto Gomes Ramos) e Itororó (José Adroaldo Silva de Almeida).

O objetivo de Caetano é transformar a UPB em um verdadeiro sindicato dos municípios, com uma atuação pró-ativa, com força e influência para interceder na definição das políticas dos governos federal e estadual, de forma a colocar sempre os municípios entre as prioridades, ponto de partida para a reafirmação da nacionalidade e a construção da cidadania. Para Caetano, “a UPB existe para servir aos interesses dos municípios. A chapa A Força dos Municípios surge como uma expressão democrática para, em conjunto com as nossas entidades representativas regionais, construirmos uma UPB politicamente mais atuante, moderna e administrativamente ágil. Existem problemas comuns à vida de vários municípios, e é papel da nossa UPB lutar ao lado dos prefeitos (as) e superar demandas institucionais que muitas vezes dificultam o bom andamento das gestões”.

FORÇA POLÍTICA – “Nós, prefeitos (as), representando os municípios baianos, somos a maior e mais verdadeira força política de nossa sociedade. Não é à toa que, na hora de eleger deputados, senadores, o governador e até o presidente da República, somos os primeiros a ser procurados. Por isso, a nossa luta é, também, para termos no plano institucional a mesma importância política que nos é atribuída nos períodos das campanhas”, informa.

“Tomar consciência da força que representamos é um passo importante. Unidos, acima de legendas partidárias, nossa força se multiplica ainda mais. Para Caetano a chapa A Força dos Municípios é a voz política dos municipalistas baianos, é o apoio técnico às administrações municipais na elaboração de projetos, na captação de recursos e no apoio jurídico aos prefeitos (as), ex-prefeitos (as) e aos municípios, é o pleito incessante de melhoria na malha rodoviária do nosso estado, de forma que beneficie também os pequenos municípios; é a exigência de melhor tratamento aos prefeitos (as) por parte das Secretarias e demais órgãos do Estado, na apreciação das demandas encaminhadas, entre outras bandeiras”.

LIDERANÇA – Farmacêutico bioquímico, Luiz Carlos Caetano completou, em 1978, o curso de Farmácia da UFBA. Na época, atuou como liderança e foi destaque como militante do movimento estudantil, onde foi presidente do diretório acadêmico da faculdade (1976-1978) e um dos líderes do processo de reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE). Representante das aspirações de transformação social, Caetano chegou em Camaçari no ano de 1979. Teve grande destaque na presidência da Associação de Moradores da Gleba B, bairro onde reside ate hoje e da Fundação do Desenvolvimento da Comunidade de Camaçari e logo conquistou admiração dos moradores do município que o elegeram vereador pela primeira vez em 1982.

Símbolo de determinação e trabalho incansável pela cidadania e valorização dos moradores de Camaçari, foi eleito, em 1985, prefeito de Camaçari, ajudando o município a deslanchar como um dos mais importantes da Bahia. Pela postura como administrador, voltou para Câmara de Vereadores novamente em 2000. Se consagrou no cenário político em 2002 quando foi eleito deputado estadual com mais de 30 mil votos. Na Assembleia Legislativa, foi presidente da Comissão Especial de Combate à Fome (2003) e um dos deputados mais atuantes, participando de diversas comissões.

Pela luta e trajetória regular, teve papel fundamental em relevantes momentos da história recente de Camaçari e em importantes movimentos de mobilização social. A atuação de Caetano como político foi reconhecida em 2004 quando chegou à Prefeitura com ampla frente de partidos, derrotando o candidato do carlismo, que dominava o Estado e o Município há quase duas décadas.. Teve destacada participação na vitória do governador Jacques Wagner em 2006, no primeiro turno derrotando o carlismo. Com uma gestão ágil e eficiente na Prefeitura, onde tem priorizado as obras de infraestrutura e os investimentos na área social, conseguiu se reeleger prefeito em 2008 com mais de 74% dos votos válidos.

Nascido em 23 de setembro de 1954, na cidade de Central (BA), Luiz Caetano tem hoje 56 anos, dos quais quase 40 dedicados à vida pública e política. A administração de Camaçari é considerada hoje como referência em nível estadual e nacional. Caetano foi ainda presidente da Anamup (Associação Nacional dos Municípios Produtores), de 2009 a 2010, e coordenou politicamente a vitoriosa campanha de reeleição do governador Jaques Wagner.

Fonte: ASCOM/UPB



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.