MEC divulga notas máximas e mínimas do Enem; alunos podem consultar seu desempenho

Para saber se foi bem ou mal, o candidato precisa comparar seus resultados em uma escala que varia em cada uma das provas.

Já foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e as notas mínimas e máximas obtidas em cada prova. Os participantes podem consultar suas notas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

A metodologia adotada no Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), um modelo que atribui pesos diferentes às questões em função do número de erros e acertos obtidos pelos candidatos. Por exemplo: se um item teve alto índice de acertos, valerá menos pontos. Mas se poucos alunos marcaram a resposta correta, a questão valerá mais pontos para aqueles que tiveram acertado. Por essa razão, pessoas que acertam o mesmo número absoluto de itens podem obter médias diferentes.

Para saber se foi bem ou mal, o candidato precisa comparar seus resultados em uma escala que varia em cada uma das provas. Ela é composta a partir da nota mais baixa e a mais alta obtidas pelos participantes em cada um dos testes. Em ciências humanas, a menor nota foi 265,1 e a maior, 883,7. Já na prova de ciências da natureza, a nota mínima foi 297,3 e a máxima 844,7. Em linguagens, a nota dos candidatos variou entre 254 e 810,1 pontos e, em matemática, entre 313,4 e 973,2.

Ao contrário das provas tradicionais, na metodologia TRI não existe um valor pré-fixado para uma questão nem uma escala com o máximo e o mínimo de pontos que o candidato pode obter no Enem.

Fonte: Agência Brasil

comentários Esconder »
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticias, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.
veja também Ver todos »
O MEC defendia que as provas fossem integralmente anuladas para os 639 alunos do colégio cearense e que eles voltassem a prestar o exame no final de novembro, quando as provas serão aplicadas à população carcerária.
Foram analisadas as 116.626 atas dos locais de prova, com o objetivo de identificar os estudantes que, por algum motivo, não tiveram suas provas com problemas de impressão substituídas.
A denúncia foi feita pelo professor de um cursinho preparatório em Petrolina (PE), cidade vizinha a Juazeiro (BA).