politica

domingo, 30 de janeiro de 2011 19:10

Ministro Mário Negromonte é recebido com festa em Chorrochó

Demonstrando comprometimento com o município, Negromonte disse que estará junto a Chorrochó " na alegria e na tristeza, na saúde e na doença".

O ministro das cidades Mário Negromonte (PP), visitou no sábado (29), a cidade de Chorrochó onde participou do cortejo da lavagem da Igreja do Senhor do Bonfim. Ele foi recepcionado pelo prefeito Humberto Gomes (PP) no Aeroporto de Abaré e seguiu em carreata até a entrada da cidade, aonde chegou ás 11h15. Em clima de muita satisfação, com as pessoas vestindo camisas com frase que demonstrava orgulho pela função que o parlamentar assumiu recentemente e um carro de som tocando a música que embalou a eleição de 2010 na cidade, quando Negromente obteve 3008 votos para deputado federal e seu filho, Mário Júnior, 2.631, para deputado estadual, sendo os mais votados no município, que tem um colégio eleitoral com 7.973 votos.

A comitiva foi recebida na Avenida Francisco Pereira, onde realizou a primeira atividade do dia, quando foi  descerrada a placa de inauguração da Praça Adauto Pereira Souza. Antes, assistiram a apresentação do Grupo Folclórico Axé, coordenado pelo mestre Lopes, que desenvolve um projeto com crianças, adolescentes e jovens da comunidade de Chorrochó, o projeto é sem fins lucrativos.

Caminhada – O ministro Mário Negromonte, acompanhado do prefeito Humberto Gomes, do vice-prefeito Paulo de Tarso Barbosa da Silva (PSC), da maioria dos vereadores e das principais lideranças políticas do município, seguiu até a Praça da Matriz, onde estava acontecendo à festa. No trajeto, Negromonte era cumprimentado pelas pessoas e na maioria, ele as chamava pelo nome, numa demonstração de conhecimento popular. Ao passar pela Rua Coronel João Sá, o ministro foi convidado por Maria Diva Silva, 84 anos, para entrar em sua casa e mostrou a propaganda política de Adauto Pereira, cunhado de Negromonte, que morreu em um acidente de helicóptero durante a sua campanha a deputado em 01 de outubro de 1982. Adauto era um dos tripulantes que voava junto com Clériston Andrade, na epoca candidato ao governo da Bahia, apoiado pelo carlismo.

Na Praça da Matriz, Negromonte assistiu ao encerramento da lavagem, parte profana da festa do Padroeiro do município. A festa do Senhor do Bonfim de Chorrochó acontece durante nove noites e encerra no último domingo do mês de janeiro. Além da lavagem da calçada da Igreja, aconteceu procissão, batizados, crismas, casamentos e várias missas, sendo á festiva ás 10h deste domingo (30).

Política – O último compromisso do ministro Negromonte em Chorochó foi uma reunião política no Clube CRC, onde houve  pronunciamentos. Para o prefeito Humberto Gomes, Negromonte representa muito para região e juntamente com ministro  pernambucano Fernando Bezerra, que assumiu o Ministério da Integração Nacional, muitas reivindicações da região, formada por municípios da Bahia e de Pernambuco, poderão ser atendidas, a exemplo da Barragem do Careta, que tem como base a irrigação, como consequência o desenvolvimento econômico/social e como meta a eliminação da pobreza das regiões menos favorecidas do Vale do Rio São Francisco.

VEJA O ÁLBUM DE FOTOS

Os amigos vestiram a camisa em homenagem a Negromonte e um lhe foi entregue pelo prefeito

Destacando a satisfação de votar pela sexta vez em Mário Negromonte para deputado federal, Gomes lembrou a importância da construção de outras barragens, dentre elas a do Riacho Grande. “O deputado, hoje ministro tem investido muito em nosso município, principalmente na infraestrutura, ou seja, pavimentação, quadras de esportes, postos de saúde e por fim, estamos muito felizes em recebê-lo aqui, um município pequeno, porém grande no coração dele”, concluiu o prefeito, lembrando que Chorochó foi o terceiro município baiano a ser visitado por Negromonte após sua posse no Ministério das Cidades. Na sexta-feira (28), ele esteve em Paulo Afonso e Glória.

O Ministro disse ao CN que já foram realizados os serviços de Cadastro Aerofotogramétrico da área destinada ao futuro Projeto Barragem do Careta no Rio Macururé, afluente do Rio São Francisco, localizado nos municípios de Macururé e Chorrochó. “Se eu já fazia pela Bahia como deputado, quero fazer muito mais como ministro. Nossa pasta é muita vasta de ações que vão desde pavimentação, ciclovias, esgotos, asfaltos, habitação e  queremos dar uma atenção especial a esta região, que estava esquecida. Peço apenas aos prefeitos que elaborem bons projetos e estejam com a situação fiscal do município em dias”, lembrou Negromonte.

O deputado estadual Mário Júnior, destacou o vinculo de amizade que ele tem com Chorrochó, através de alguns parentes que já prestaram serviços ao município, a exemplo de Adauto Pereira e garantiu não decepcionar a comunidade. “Vamos continuar este trabalho, que vai passando de avô para pai, pai para filho, e nós vamos trabalhar para manter sempre uma boa estrutura na região. Nosso compromisso é grande com toda esta região do semi-árido, principalmente com o sistema de abastecimento d’água, apesar de estarmos bem próximo do Rio do São Francisco”, garantiu o parlamentar, reafirmando que o trabalho realizado pelo seu avô, depois seu tio, agora seu pai, o ministro Mário Negromonte, será por ele continuado.

Primeira visita a Bahia – Depois de empossado ministro das cidades, esta foi a primeira visita oficial de Mário Negromonte a Bahia. Ele chegou ao aeroporto de Paulo Afonso, na tarde de sexta-feira (28), sendo recebido com aplausos e cumprimentos. Depois seguiu para cidade de Glória aonde participou da solenidade de entrega de um trator, uma retroescavadeira e uma caçamba. Também foram entregues três ambulâncias e duas viaturas.

Saiba mais sobre Mário Negromonte – O advogado Mário Silvio Mendes Negromonte (PP) exerceu por quatro vezes o cargo de deputado federal e foi reeleito pelo PP da Bahia nas eleições de outubro. Aos 60 anos, foi escolhido para ocupar o Ministério das Cidades no governo Dilma Rousseff após ter sido ponto de apoio na relação de ex-ministro do PP com o Congresso. O político já passou pelo PMDB (1986-1988), PSDB (1988-2001); PPB (2001-2003) e está no Partido Progressista (PP) desde 2003. Negromonte cumpriu o mandato de deputado estadual entre 1991 e 1994. E também atuou como secretário de Transporte de Salvador.

O parlamentar liderou o Partido Progressista (PP) na Câmara nos últimos quatro anos (2006-2010). É o atual vice-presidente Nacional do Partido Progressista, presidente do Diretório Estadual do PP na Bahia e presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. Casado é pai de três filhos, um deles, Mario Negromonte Júnior, que foi eleito deputado estadual nas eleições 2010. Tem casa em Salvador, mas sempre que consegue tempo viaja para descansar na cidade de Paulo Afonso, onde os filhos nasceram. O político é considerado exigente e detalhista, mas é apontado por sua equipe como um chefe que valoriza os profissionais com os quais atua.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Masscarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.