Araci: Primeira etapa do Complexo Turístico de Poço Grande é inaugurado com dois dias de festa

O leito do açude foi transforamado no espaço de lazer que lembra uma belíssima praia, além de quiosques, restaurantes e calçadão.

A Prefeitura Municipal de Araci, inaugurou neste fim de semana, dias 26 e 27 de fevereiro, a primeira etapa do Complexo Turístico de Poço Grande, localizado 17 km da sede. A comemoração foi extensa e foi contratado um trio elétrico que serviu de palco para várias bandas que animaram os turistas que foram conhecer aquela que será mais uma alternativa de lazer na região sisaleira.  Um espaço em plena caatinga, as margens de um açude com 18 km de espelho d’água, construído pelo DNOCS em 1958 com o objetivo de resolver o problema de abastecimento d’água da época e hoje está sendo usado para gerar emprego e renda com base no turismo. Composto com restaurantes flutuantes, 03 quiosques, seis bares, 12 chuveirões para adulto e criança, um deck para banho de sol, equipamentos para ginástica e parque infantil. Toda esta estrutura é interligada com calçadões.  As pessoas que compareceram ao evento tiveram oportunidade de fazer passeio de Jet-ski, prancha e canoa, além do tradicional nado, tudo isto sob os olhares de salvas vidas e da guarda municipal. As policias civil e militar estiveram presentes a fim de manter a tranquilidade.

Transformação – Os modernos quiosques, calçadões, Píer, coberturas e muita arborização além de um parque infantil e estacionamento, mudaram a cara do açude e da pequena comunidade de Poço Grande, que antes mesmo de todas as obras serem concluídas, já atraia gente de toda região, inclusive turistas de Salvador e outros estados, a exemplo de Mário Santana, 45 anos, engenheiro ambiental, residente em Aracajú (SE) que foi conhecer o projeto. “É realmente uma praia de água salgada longe do litoral, além de proporcionar emprego e renda na região, antes contava apenas com atividade nas roças, ou no máximo, a pescaria e de forma artesanal”, avaliou Santana.

Antes da inauguração, a Prefeitura do município treinou o pessoal para trabalhar na área de segurança, orientação e salva-vidas.  O instrutor de bombeiros e resgate, Rogério Santos, disse ao CN que 14 pessoas que foram preparadas e várias simulações de salvamento foram realizadas para facilitar e preservar a vida do visitante.  Eles estão prontos para o resgate aquático, primeiros socorros, combate de incêndios florestais, resgates em altura, orientações e informações ao banhista. O açude tem pontos de risco e a equipe de salva-vidas vai trabalhar observando e orientando os turistas.

A área foi sinalizada por uma equipe de consultores da Marinha, que identificou as áreas de riscos e os pontos apropriados para o banho e o uso de transportes aquáticos sendo que cada um na sua ala para evitar acidentes.

VEJA OUTRAS FOTOS

Prefeita Nenca percorreu a grande extensão da "prainha" acompanhada de assessores e dos deputados Mario Negromonte Junior e José Nunes

Idealizado pelo ex-prefeito, hoje presidente da Câmara de Vereadores, Edvaldo Pinho (DEM), o projeto estava paralisado há 17 anos e foi retomado com os recursos próprio da Prefeitura. Segundo o vereador Edvaldo Pinho, a Câmara Municipal entrou como parceiro desse projeto e está ajudando com verbas devolvidas do duodécimo e sugeriu que fosse aplicada no pontapé inicial da revitalização do complexo turístico do Poço Grande. “Isto para mim é um sonho que virou realidade. Agora vamos buscar recursos junto ao Ministério do Turismo e Bahiatursa para a conclusão da 2ª, 3ª e 4ª etapas do complexo”, afirmou Pinho. Ao finalizar seu pronunciamento, alegando dores na coluna, o ex-prefeito declarou “seu amor” pela comunidade e pediu a família para quando morrer, cremar seu corpo e jogas as cinzas dentro do Açude.

 

Edvaldo pede que quando morrer sua cinza seja lançada no açude

Festa de inauguração – Edvaldo Pinho foi o primeiro a falar durante o ato de inauguração e disse aos deputados presentes, Mário Negromonte Júnior (PP) e José Nunes (DEM), que Poço Grande é o novo pólo turístico da Bahia e necessita do apoio deles.

O deputado Estadual Mário Júnior, garantiu empenho para acelerar os recursos orçamentários valor de R$ 100 mil que estão prestes a serem liberados pela Caixa Econômica para investimento na segunda etapa. “Tenho consciência da responsabilidade por este município, onde obtive a minha segunda maior votação no Estado e quero fazer daqui uma grande cidade, capitaneando tudo que for possível para seu desenvolvimento”, afirmou o parlamentar. Ele lembrou que ainda esta semana o município irá receber uma retroescavadeira em convênio com MDA.

Para o deputado Federal José Nunes, o Açude de Poço Grande esta se consolidando com Espaço Turístico na região e garantiu apresentar emendas ao orçamento da União para viabilizar as construções previstas nas próximas etapas. “A exemplo de Mário Júnior, Araci também foi o município onde obteve a minha segunda maior votação e por esta razão tenho a responsabilidade de trazer obras”, disse Nunes.

A prefeita garante que Araci entrará na opção de turistico do Nordeste

A prefeita Nenca em seu pronunciamento fez referência aos funcionários que trabalharam na obra, que foi acompanhada pessoalmente por ela e lembrou que muitas vezes as atividades entravam pela noite e o resultado foi a beleza do Complexo e a festa que realizou. “Nosso município hoje é um canteiro de obras e temos um número suficiente para inaugurarmos uma a cada sábado. Estamos no caminho do desenvolvimento”, falou.

Ela tranqüilizou os pescadores sobre a limpeza do Açude, que terá uma equipe permanente da Prefeitura e disse acreditar que o usuário deste Complexo saberá usar e manter tudo limpo. Frisou também sobre a distribuição de 150 mil alevinos adquiridos em convênio com a Bahia Pesca e o plantio de trinta mudas de Pau Brasil e sibipiruna.

Assim que terminou os pronunciamentos, uma multidão acompanhou a prefeita para o descerramento da placa e foram conhecer toda estrutura.

Durante os dois dias se apresentaram as Bandas Bonde do Gueto, Sambagode, Mister Axé, Boteco 69, Vida Seca, Príncipe do Gueto, Canta Mais Eu e Forrozão 1000 Grau.

Texto: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas

comentários Esconder »
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.
  1. Joao Claudio: 
    Conc. do Coité - 1 de março de 2011
    Saudações moradores da cidade de ARACI em especial, a prefeita Nenca e sua equipe de trabalho PARABÉNS. Olha sou filha de Coité, e tenho muita tristeza em sabe que aqui em minha terra CONCEIÇÂO DO COITÉ, tem um grande Açude totalmente ABODONADO de nome Itarandi com Águas Sujas e poluídas, ha mais de 40 Anos, um total descaso por todos os prefeitos que aqui estiveram e agora pelo atual PREFEITO.
  2. Máguila Ramos: 
    Conceição do Coité-Ba. - 1 de março de 2011
    Cerzar Ramos,na verdade ela nem mora aqui em Coité,se eu (Máguila Ramos ) me pronuciei sobre o assunto ,foi por que tenho plena conviquição.Fui criada AQUI quando criança as vezes fui até lá ,quando chovia muito para ver se estava muito cheio. e as pessoas se banhava com muito prazer e tambem pescavam de barco,tarafas eanzou,NAS DECÁDAS DE 70 80 e90. Depois vem uma tal de Tânia me chamando de babaca e dizendo que eu estou fazendo politicagem coisa que eu (Máguila Ramos ) ODEIO. Me exprecei na realidade ATUAL.Que hoje a rede de esgoto da cidade é despejada no tanque do governo e o sangrador(PARTE DA QUAL UMA TANQUE OU AÇUDE NÃO SUPORTA MAIS ÁGUA É DESPEJADA PARA OUTRA LOCALIDADE).Vai de encontro ao AÇUDI ITARANDY. Sobre progetos as autóridades sabem o que fazer, mas se fazem OMISSOS.
  3. Antonio sergio gil: 
    Salvador Ba - 1 de março de 2011
    Sou de coite e digo o que seria bom mesmo para os dois municipios seria a revitalização da estrada Salgadalia Araci, acredito que sempre faltou competencia ao dois municipios para resolver, em quanto ao açude de coité esqueca esse coitado já morreu logo após a morte do tanque do governo, más esqueceram de fazer o seputamento, ainda esta em tempo.
  4. edhy: 
    1 de março de 2011
    Cadê o poder Publico revitalizar o açude de Valente e tb transformá-lo num ponto turistico e de fonte e renda ali das comunidades Petrolina e Juazeiro? Parabens a cidade de Araci, Quando o poder publico quer, FAZ!
  5. carlos Alexandre: 
    Queimadas-Ba - 1 de março de 2011
    É bonito se ver a valorização do que é natural, bonito trabalho feito pela prefeitura de Araci e parceiro para manterem esta parte turistica da cidade, o que me deixa triste ao ver o Rio Itapicuru uma grande reserva natural que se acaba a cada gestão que se passa, é incrivel como um rio tão extenso não seja visualizado a praticamente 17 anos ou mais pelos gestores que por aqui passam, nada se faz para mudar o quadro de um dos rios mais visitados da região do sisal, Parabéns Araci e espero que Queimadas aprenda com uma esta ai!
  6. ANA: 
    R.Jacuipe - 28 de fevereiro de 2011
    Bem que o prefeito de RIACHAO DO JACUIPE deveria tomar isso como exemplo, A BARRAGEM DE RIACHAO QUE ELE DISSE QUE REFORMOU OU IRIA REFORMAR TA LÁ A OBRA ABANDONADA, DERRUBOU OS QUISQUES DE PESSOAS POBRES COM PROMESSAS QUE IRIA REVITALIZAR A BARRAGEM E A OBRA TA LÁ PARADA!!!mATERIAL ABANDONADO E OS MEIOS FIOS ESPALHADOS PELO TERRENO,MAIS MESMO ASSIM O POVO CONTINUA FREQUENTANDO A BARRAGEM,MUITAS PESSOAS DE FORA DA CIDADE INCLUSIVE!! MUITO BEM PREFEITA DE ARACI É ASSIM QUE SE FAZ!!!
  7. Cezar Ramos (Bioquimico): 
    Serrinha - 28 de fevereiro de 2011
    Sou filho de Coité. Gostaria de saber a verdade sobre quem está mentindo se é Maguila Ramos ou Tania? E as duas deixem de briga em público que Coiteense não age assim. Façam projeto como fez Araci que o prefeito Renato aprova e faz.
  8. Cezar Ramos (Bioquimico): 
    Serrinha - 28 de fevereiro de 2011
    Adorei! Parabéns Nença e todos que participaram do projeto.
  9. ely: 
    Conceiçao do Coite - 28 de fevereiro de 2011
    Concordo em parte com Maguila Ramos nao e questao de politicagem e força de vontade para revitaliza os açudes de coite pra isso existe ongns istituição que trabalha com essa questao se todos pensase no bem do açude Itarandy compria pelo menos o que foi desedido pela justiça mais tudo bem quem sabe um dia esse povo acorde de modo que nao se intimede pra luta pelo que eles merece.
  10. Carlos: 
    SALVADOR - 28 de fevereiro de 2011
    MUITO BOA ESTA INICIATIVA.GOSTEI DESTE PROJETO ISTO DEMONSTRA QUE EXISTEM POLITICOS INTERESSADOS PELO PROGRESSO DA COMUNIDADE, POR OUTRO LADO, QUERO ENFATIZAR A IMPORTANCIA DA CRIAÇÃO DE GRUPOS DE SALVA VIDAS PARA ATUAR NESTE BELISSIMO PROJETO. PARABÉNS!!!!
  11. Do Karmo Carvalho: 
    Araci - 28 de fevereiro de 2011
    Muito Bem, Araci é um município comum como os demais, recheado de dificuldades e potencialidades, daí a visão da administração pública deve ta focalizada na exploração dessas potencialidades para que os benefícios produzidos venham a superar as dificuldades. Respeitando os critérios exigidos pela lei e a opinião pública, a Prefeita do Município de Araci Nenca, juntamente com o Presidente da Câmara de Vereadores, ativaram o Complexo Turístico do Poço Grande que estava desativada a alguns anos, para assim poder explora a chamada fabrica sem chaminé que é o turismo. Certo modo parabenizamos a Prefeita Nenca e toda a sua equipe administrativa pela a execução do Projeto, sei que muito ainda será feito no Complexo. Araci agora é roteiro turístico para muitos Abraço, Do Karmo Carvalho de Araci
  12. Giovana: 
    Riachão do jacuípe - 28 de fevereiro de 2011
    Muito legal! Uma ótima opção de lazer para o povo de Araci e seus visitantes. Aqui em Riachão temos a barragem, que poderia ser um ótimo local de lazer se não fosse abandonada pelo poder público. O que se faz aqui é jogar todo o esgoto no rio... uma lástima!
  13. TANIA: 
    SALVADOR - 28 de fevereiro de 2011
    SOU FILHA DE COITÉ E SEI MUITO BEM QUE O AÇUDE ITARANDI TEM AS AGUAS SUJAS HA MAIS DE 40 ANOS, AGORA VEM ESSA BABACA DA MÁGUILA QUERER FAZER UMA AREA DE LAZER LÁ NO AÇUDE, PELO AMOR DE DEUS, DEIXA DE POLITICAGEM NEFASTA!!!!!!
  14. xxxxxxxxxxxx: 
    Salvador - 27 de fevereiro de 2011
    Que legal vou la conferir!Parabens a todos idealizadores pela audaciosa iniciativa .Sucesos!
  15. Máguila Ramos: 
    Conceição do Coité-Ba. - 27 de fevereiro de 2011
    PÁRABENS PREFEITO DE ARACI POR INCENTIVAR O TURISMO NA REGIÃO,COM ESSA BELÍSSIMA ÁREA DE LAZER. AO CONTRÁRIO DOS ADMINISTRADORES DE COITÉ QUE EM VEZ DE PRESERVAR O AÇUDE ITÁRANDY, JOGOU A REDE DE ESGOTO DA CIDADE PARA SER DESPEJADO NO AÇUDE ITÁRANDY. ONDE MUITAS FAMÍLIAS VIVEM DO PLANTIO DAS VERDURAS E HORTÁLIÇAS E ERA UMA ÁREA DE LAZER NOS FINAIS DE SEMANAS EM COITÉ.
veja também Ver todos »
O corpo estava caído às margens da estrada e apresentava perfurações provenientes de disparo de arma de fogo.
Dois homens, de 24 e 36 anos, foram detidos com drogas e armas de fogo na manhã desta quinta-feira (9), por volta das 6h15, no distrito de Pedra Alta, em Araci (BA), na microrregião de Serrinha. De acordo com os militares, foram apreendidos 202 pinos de cocaína, 50 gramas da mesma droga, uma porção de […]
Ela confirmou em uma entrevista numa rádio local