bahia

quarta-feira, 23 de março de 2011 07:02

Bahia inaugura nesta quarta primeira termelétrica movida a biogás do Nordeste

A Termoverde é a terceira termelétrica do Brasil a utilizar o lixo como matriz energética.

A Termoverde Salvador, localizada na rodovia CIA/Aeroporto, na área do Aterro Sanitário Metropolitano, será inaugurada nesta quarta-feira (23), com a presença do governador Jaques Wagner e do presidente do grupo Solvi, Carlos Villa. Primeira termelétrica movida a biogás implantada no Nordeste, a usina vai utilizar o gás gerado pelo lixo para transformar em energia elétrica, gerando cerca de 150 MWH por ano.

Com a potência de 19,73 MW, proveniente da instalação de 19 motogeradores de 1.038 KW cada, e investimentos da ordem de R$ 50 milhões, o empreendimento é constituído pela usina, subestação elevadora, central de tratamento do biogás e linha de transmissão. A energia elétrica a ser gerada permite beneficiar cerca de 200 mil pessoas.

A Termoverde é a terceira termelétrica do Brasil a utilizar o lixo como matriz energética. “O empreendimento é um excelente ganho para a Bahia. Soma-se aos esforços do Governo do Estado em atrair investimentos que incentivem a geração de energia limpa”, afirmou o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia.

De acordo com o secretário, “sob o ponto de vista ambiental, a termelétrica não demanda supressão de vegetação, não provoca interferência no solo, não polui mananciais, não altera a topografia existente, não afeta a fauna nem gera odores”.

Para o gestor da Termoverde, Afrânio Benjoino Gavião, “a instalação da Termoverde Salvador representa ganho enorme para a sociedade. Vamos gerar energia limpa, não poluente, utilizando os resíduos domésticos jogados fora”. Segundo ele, o aterro sanitário de Salvador recebe por dia 2,5 mil toneladas de lixo.



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.