capela-do-alto-alegre

quarta-feira, 16 de março de 2011 12:41

Capela lembrada nas tribunas da Câmara e da Assembléia pelos 26 anos de emancipação

Na Câmara Federal as homenagens virão do deputado Daniel Almeida (PCdoB) e da ALBA a deputada Neusa Cadore (PT)

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), o mais votado na eleição de 2010, onde obteve 2.760 votos, utilizará da Tribuna da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (17), para destacar a importância do município de Capela do Alto Alegre, que no próximo dia 19, completará 26 anos de emancipação política.

O parlamentar vai citar que o município está  distante a 243 km da capital por via rodoviária e a localização, bem situada na Mesorregião do Nordeste Baiano, cujo território de identidade é do Jacuípe e possui temperatura média agradável e suas terras limitam-se com os municípios de Gavião, São José do Jacuípe, Pintadas, Pé de Serra, Nova Fátima, Várzea da Roça e Mairi.

O parlamentar também vai falar do surgimento do município que antes pertencia a Riachão do Jacuípe. “O primeiro plebiscito visando à emancipação política ocorreu em 25 de novembro de 1984. O desmembramento definitivo se deu, no entanto, através da Lei nº 4.409 de 19 de março de 1985”, lembrou o parlamentar que é natural da região, nasceu no município de Mairi.

Capela conta atualmente com uma população de aproximadamente 11 mil habitantes. “Uma população relativamente pequena, porém muito hospitaleira batalhadora e feliz que ainda conserva importantes costumes como a solidariedade e o amor a terra”, destacou.

Ele também vai destacar a economia do município que gira em torno da atividade agropecuária, tendo o leite e a carne bovina, como suas principais fontes de rendas e na lavoura, destacam-se as plantações de feijão e milho.

Para Almeida, Capela, como é carinhosamente chamada, vem mantendo viva as suas tradições sem, contudo, perder a oportunidade de experimentar e apostar no novo, e a gestão do prefeito Claudionei Novato (PCdoB), têm conseguido trazer muitas obras e benefícios para o município, entre as quais podemos destacar a construção da BR-349, construção do fórum local, construção de colégio estadual, implantação do NAM (Núcleo de Atenção à Mulher), implantação de vários programas municipal de atendimento aos cidadãos, que vão desde projetos de cultura a projetos de melhoria genética do rebanho bovino, avançando em aspectos importantes na administração municipal. E eu tenho tido a honra de ser parceiro desta administração.

Daniel confirmou que próximo sábado (17), estará no município para celebrar junto com Dr. Nei, como é conhecido o prefeito e toda sua equipe, além dos capelenses, mais este aniversário, “e aproveito o CN para ratificar o meu apoio a todas as necessidades e anseios da população”, concluiu.

Moção na Assembleia – A deputada Neusa Cadore (PT), também a mais votada no município para deputada estadual em 2010, com 2.528 votos, também apresentou na Assembléia uma Moção de Congratulações pela comemoração dos 26 anos de emancipação.

A deputada lembrou a origem do nome do município, que está relacionada à junção de três elementos distintos: Capela por ter como marco de sua fundação a primeira missa realizada em uma pequena capela improvisada; do Alto, porque estava situada no ponto mais alto da Fazenda Desabafo. E Alegre, pelo fato de sua gente expressar atitudes de extrema alegria.

“Capela completa 26 anos conseguindo trilhar uma bela história de desenvolvimento em todas as áreas. Graças ao empenho do prefeito Claudinei Xavier Novato e sua equipe de trabalho, que administra o município de forma participativa, as ações têm beneficiado toda a comunidade. Conheço bem esta região e em especial sua economia baseada na agricultura familiar e na pecuária. Neste sentido, destaca-se o programa “Nosso Ouro”, implementado pela prefeitura com o objetivo de proporcionar o melhoramento do rebanho”, falou Cadore.

Para a parlamentar, o município também é conhecido pela sua forte tradição religiosa e cultural, que já faz parte da vida do povo capelense. Destacam-se o samba regional, as homenagens ao Padroeiro local e as festas juninas, que socializam a comunidade e atraem gente de todos os cantos da Bahia. “A administração municipal valoriza e apóia todas essas manifestações populares, com destaque ainda para a realização anualmente do “Festival Nossa Terra, Nossa Cultura”, com a participação de artistas e grupos culturais e da comunidade local”, lembrou.

Em nota enviada ao CN, a deputada destaca a parceira com a Câmara de Vereadores e o movimento social organizado e lembra que a prefeitura vem conquistando avanços importantes que se traduzem em melhoria da qualidade de vida da população. “Assim, saudamos com alegria e entusiasmo, às comemorações pelo transcurso de mais um aniversário deste município, que apesar de jovem, tem muito a comemorar”, concluiu.

Por: Valdemí de Assis

.



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.