politica

quinta-feira, 17 de março de 2011 08:35

Esquenta a movimentação política em Retirolândia rumo a 2012

Adevaldo que parecia ter desaparecido politicamente "resurge das cinzas" depois de da maior votação para deputado.

O dito popular chama a atenção que o ano na Bahia só começa após o carnaval, estamos na primeira semana desta fase e já existem em muitos municípios do interior da Bahia, em especial no território do sisal, movimentos visando à formação de chapas com prováveis nomes para candidatos a prefeito e vice, isso sem falar para vereadores, para disputa que ocorrerá em 2012.

Em Retirolândia, o ex-prefeito Adevaldo Martins, que deixou a Prefeitura em dezembro de 2008 com visível desgaste, onde não conseguiu indicar um candidato próprio a sucessão e para não ficar ausente do processo, já prestes a findar o prazo da realização das convenções, indicou o nome de uma dos seus assessores de confiança para vice do comunista Noé Silvestre, agora manifesta o desejo de participar ativamente do processo em 2012 colocando para disputa, o filho caçula  formado em Direito, André Mota Araújo (DEM), 26 anos.

Um dos fatores que reanimou o velho cacique da política retirolandense a voltar a ativa e lutar pelo comando da Prefeitura, foi o resultado eleitoral obtido pelo deputado Sandro Regis (PR), apoiado por ele que conseguiu a maior votação para estadual no município, mesmo tendo ido apenas duas vezes durante a campanha, foi o mais votado no pleito com 1.829, gerando espanto nos meios políticos. Ele conseguiu vencer Tom Araújo, natural de Conceição do Coité que estava sendo apoiado pelo vice-prefeito Milton Cardoso, que obteve 1.496 votos e Willian Matos da Silva Jatobá, candidato do prefeito José Alberico Silva Moreira (PMDB) “Bequinho”, que ficou na terceira posição com 786 votos. De acordo com Martins, seu filho já esta na pré-campanha, deverá sair do DEM, porém não sabe para qual partido deverá se filiar. “Ele será o candidato do nosso grupo e vamos pra luta”, afirmou.

Questionado sobre a candidatura de Noé Silvestre (PCdoB), Adevaldo disse que isto é um problema do partido dele, mas está guardando a vaga de vice para ele, pois entende que será uma grande chapa com Dr. André na cabeça e Noé  vice.

Noé garante que não será de ninguém – Num visível racha o DEM e o PCdoB realizaram churrascos em locais diferentes no domingo (13), com público diferenciado. Os irmãos Walteon e Emerson Carneiro recepcionaram o líder sindical e pré-candidato a prefeito pelo PCdoB, Noé com uma churrasco no Sitio Luar, na Fazenda Lagoa dos Bois. Dentre os convidados, esta o deputado federal Edson Pimenta, que esteve no município pela terceira vez após a eleição de outubro de 2010. “Não sou vice de ninguém”, mandou o recado através do CN, Noé Silvestre.

Noé está muito confiante na vitória em 2012 e justifica este comportamento pelo trabalho realizado pelo município sem interrupção, mesmo perdendo a eleição de 2008 por 152 votos para o atual prefeito José Alberico Silva Moreira (PMDB). “Noé tem nosso apoio, o apoio do governador Jaques Wagner e já estamos trabalhando mesmo sem ele ser o prefeito e com mandato, teremos condições de fazer muito mais”, afirmou o Deputado Edson Pimenta.

“Hoje eu tenho ao meu lado aquelas pessoas que são dissidentes de Bequinho e de Adevaldo, ou seja, aquelas pessoas que já votaram nos dois e não querem votar mais, pois estão decepcionados e enxergam em mim esta opção do novo e eu não vou decepcionar. Além do mais, nosso grupo permaneceu unido mesmo depois que perdemos a eleição”, concluiu o comunista.

Milton disse que depende de Benquinho – O vice-prefeito Milton Cardoso (PSB), também deseja ser candidato a prefeito e baseado no resultado eleitoral obtido pelo deputado Tom Araújo, apoiado por ele, garante que tem uma boa base, capaz de ganhar a eleição, porém, tudo depende do prefeito Benquinho, como é conhecido o chefe do executivo municipal.

Política é a pauta permanente do “ponto da oficina”, onde Cardoso costuma ficar e seu desejo é o entendimento para manter o grupo unido, mas garante que ainda não conversou com o prefeito sobre este assunto e não sabe se ele será candidato a reeleição. “Minha candidatura depende de Benquinho”, concluiu. O prefeito não foi encontrado pela equipe do CN para falar sobre o assunto.

Um dos assessores próximos de Bequinho, que não teve seu nome revelado, garantiu ao CN que ele será candidato à reeleição, pois é o candidato natural do grupo e a lei lhe dá este direito, porém, achou por bem que o próprio Benquinho confirmasse esta informação ao CN.

Presidente do PT apóia Noé – “Independente se o partido vai apoiar ou não, eu já tenho minha posição e já estou em campanha, vou votar com Noé e penso em ser candidato a vereador”, afirmou Paulo Márcio da Rocha Santos, presidente da comissão provisória do PT de Retirolândia.

Rocha preside o PT desde 2009, porém demonstra insatisfação com os filiados mais antigos, pois, segundo ele, não têm idéias abertas de agregação, ou seja, para ampliar o partido, como fez a nível estadual e nacional. “Só fico no PT se fizer uma grande reforma e percebo que dentre os 40 filiados, a maioria absoluta deseja votar com Noé, o que, aliás, deveria ter feito em 2008”, disse o petista.

Ele garantiu que até tentou que o partido se comportasse assim naquela época, mais optaram por outra coligação, porém ele votou nulo. “Mas agora eu tomei esta decisão de apoiar Noé e se o partido não mudar e se organizar, eu vou para o PCdoB”, garantiu.

Questionado sobre sua posição com presidente para fazer acontecer estas mudanças desejadas, ele respondeu que até que tenta, mais encontra resistência dos mais antigos que não conseguem fazer o partido avançar. “Veja que em 2010 eu apoiei candidatos a deputados independentes, após ouvir o meu amigo Assis de Coité. Eu já queria sair do partido e fui aconselhado por ele (Assis) a ficar e me indicou que votasse em Emiliano para deputado federal e Urbano para estadual e os dois receberam uma boa votação aqui. Emiliano teve 310 votos e Urbano, 250”, concluiu.

OBS: Jota do PT, citado na enquete não foi entrevistado, na oportunidade gostariamos de informá-lo que o espaço está aberto para qualquer manifestação.

Você acha que os votos que seriam de Neto podem ser transferidos para Ronaldo?

View Results

Carregando ... Carregando ...

Esta enquete sairá do ar automaticamente dia 23 de março.

Por: Valdemí de Assis



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.