bahia

segunda-feira, 07 de março de 2011 10:48

Foliões se sujam de lama no Carnaval de Porto de Sauípe

A lama em poucos minutos gruda no corpo da pessoas e ganha cor escura e uniforme.

No carnaval as pessoas ficam muito a vontade para festejar, e vale tudo pela diversão. Em Porto de Sauípe, litoral Norte baiano, moradores e turistas mantém a tradição de participar do Bloco da Lama, os integrantes vão até o mangue do Rio Sauípe e toma aquele “belo banho de lama” e depois acompanham o carro de som pelas principais ruas do distrito, que pertence a Entre Rios. A lama em poucos minutos gruda no corpo da pessoas e ganha cor escura e uniforme e para acompanhar a irreverência a famosa sombrinha muito usada no carnaval de Pernambuco.

O carnaval mesmo que de forma simples e sem muitas atrações musicais reune milhares de pessoas, assim como em Porto de Sauípe, acontece também em Sito do Conde e Barra do Tariri(Conde) e Praia do Forte. O turismo também se intensifica nesta época, muitas pessoas vão em busca de um Carnaval alegre, familiar, onde os indices de  violência são praticamente
zero.

Depois do desfile Luana leva uma neta do saudoso Juca, para tirar a lama na praia

De acordo com Luana Midore, moradora e particpante do bloco, este ano não teve muita motivação, em decorrêcia da morte de um dos fundadores e presidente da associação de moradores, conhecido Juca do Porto, que faleceu no dia 31 de janeiro deste ano. Luana disse tambem que a festa tem duas etapas; primeiro o pessoal sai sujo de lama, dão uma volta na comunidade e depois vai em outro local para fazer nova ornamentação, pega folhas verdes e grudam no corpo deixando as pessoas com uma fantasia muito engraçada.

Existem outros blocos carnavalescos que foram  criados pela cultura local como o bloco dos corcondundas, onde as pessoas se transvestem de corcundas e saem pelas ruas ensenando um espetáculo teatral. O Carnajegue que já foi várias vezes televisionado pela midia,também é outro sucesso local, onde um jegue puxando um mini-carro desfila pelas ruas acompanhado de musicos com instrumentos de sopro tocando musicas dos antigos e atuais carnavais.

As Muquiranas é outra manifestação carnavalesca, onde os homens se vestem de mulher e mulheres se vestem de homens.

Texto e fotos  Raimundo Mascarenhas * colaborou Marilza Alves






COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.