agricultura

quinta-feira, 31 de março de 2011 19:38

Secretário da Agricultura visita exposição de Coité

O secretário avaliou como a maior exposição do mundo, realizada em cidade do interior.

Prefeito Renato Souza (D) apresenta alguns dos mais de mil animais que serão expostos e comercializados

O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, visitou na tarde desta quinta-feira (31) o Parque de Exposição Agnaldo Gomes, onde se encontrou com produtores de  caprinos e ovinos de várias regiões, na 17ª Expo Coité. Para Salles, a exposição, conforme o slogan, realmente é um show de raça que a credencia como a melhor exposição de caprinos e ovinos do mundo realizada no interior.

Acompanhado do prefeito Renato Souza (PP), Eduardo Salles percorreu os boxes onde estão sendo comercializados os animais, visitou o posto de atendimento da ADAB e os stands do SEBRAE e da EBDA. “Este parque, não há dúvida, é o melhor do estado. Bem localizado, com acesso asfaltado e totalmente iluminado”, destacou. A pista de julgamento por onde vão passar 500 animais, também chamou atenção do secretário: “Só agora Salvador tem igual”, afirmou.

Muito empolgado, ao verificar a qualidade dos animais, ele não economizou elogios e foi além na sua avaliação, dizendo que a exposição de Conceição do Coité era um exemplo para o mundo e que foi pauta na VIII Feinco, Feira Internacional de Caprinos e Ovinos, o mais importante evento do setor no país que ocorreu recentemente em São Paulo. “Muitos criadores foram participar da feira, porém não levaram seus animais, pois preferiram trazer para Coité”, contou.

O secretário disse ao CN que não há necessidade de ampliação do parque, apesar dos 27 anos de existência, pois, para as autoridades ligadas ao negócio de ovinos e caprinos, está bem arrumado e atende as exigências de uma exposição de qualidade.  Deram entrada no parque de exposição até o final da tarde de quinta-feira (31), mais de mil animais.

Ao falar para imprensa, o secretário da agricultura Eduardo Salles, adiantou que o estado esta preparando um programa de atendimento há cinco cadeias produtivas que vão beneficiar as famílias integrantes da agricultura familiar. “Dos cinco itens, quatro atendem a esta região, ou seja, ovinos e caprinos, mandioca, leite e apicultura. O quinto item, beneficiamento da mamona, é que não atende especificamente os territórios desta região do estado”, falou Salles.

O secretário participou também de uma palestra com os técnicos da EBDA, onde foi apresentada a programação intensa de minicursos que serão realizadas durante o evento. Artesanato com cera e mel de abelha (velas e sabonetes) e alimentação alternativa (culinária com palma na alimentação humana) são temas de minicursos ministrados por técnicos da EBDA durante a exposição. O Curso de Laticínio também acontece em Conceição do Coité, de sexta-feira a domingo, das 9h às 12h e das 14 h às 17horas.

Preocupação com o sisal – Para fechar a entrevista, Eduardo Salles disse que será realizado um mutirão para avaliar quando é realmente a produção de sisal por hectare, pois atualmente fala-se em 1.000 kg, porém acredita-se que a média é 1.200 kg. Este mutirão, de acordo com Salles, irá envolver a ADAB, EBDA e as Prefeituras.

Zé Mario (sec.Municipal de Agricultura) Eduado Salles e Prefeito Renato Souza

O prefeito Renato Souza, nome representativo e marca registrada na Expocoité desde sua gestão como secretário de agricultura por mais de um mandato, vice-prefeito e agora na chefia do executivo municipal, disse ao CN que  está satisfeito com mais uma edição do evento e tem certeza que projetos vindouros para realização desta festa em sua administração terão com um dos principais objetivos colocar o evento no topo como um dos melhores do país.

De acordo com o prefeito, a exposição é auto-sustentável. “Nossa exposição é uma marca boa de vender e contamos hoje com bons parceiros. O Estado, realmente, nos ajudou com R$ 30 mil através de convênio, porém o investimento realizado na estrutura da festa é bem maior. Portanto somos gratos ao governo.

Para fechar o evento, grandes atrações musicais vão animar o final de semana. A programação teve início ma quarta-feira (29) e serão distribuídos mais de R$ 15 mil em prêmios. No sábado acontecerá o Leilão Estrelas do Sisal as raças renomadas de caprinos e ovinos, como Santa Inês, White Dorper, Coer, Anglo e Nibiano.

Os visitantes ainda poderão participar de palestras sobre homeopatia animal, apicultura e agroecologia. Os técnicos da empresa estão à disposição do público para dúvidas e esclarecimentos.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.