araci

sexta-feira, 22 de abril de 2011 12:59

Católicos participam da Celebração do Lava Pés e da Procissão do Fogaréu em Araci

Na Semana Santa a Igreja Católica tem suas atividades doutrinais triplicadas. Têm celebrações em horário diferentes do dia, os fiéis acompanham todos os momentos de orações principalmente aqueles encenam partes bíblicas com o Lava pés e o fogaréu.

Na noite de quinta-feira (21) a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição ficou lotada de pessoas que vieram participar e celebrar a missa dos Lava pés. O Padre Rutheberg conduziu a celebração e encenou com 12 pessoas da assembléia o momento em que Jesus lavou e purificou os pés dos 12 apóstolos. O momento eucarístico relembrou também a passagem bíblica, o momento em que Jesus repartiu o pão e o vinho entre os discípulos.

Após a missa, homes, mulheres e crianças seguiram na procissão do fogaréu, a tradição é movida pela fé dos fiéis e baseada na narração bíblica quando Jesus foi traindo por Judas e presos no Monte. Em Araci, o fogaréu realizando da Igreja Matriz até o morro do Bonfim, no trajeto era entoado cânticos da quaresma enquanto pessoas, principalmente os homens, carregavam o andor com o crucifixo.

Nesta sexta-feira da paixão pela manhã, muita gente ainda vão fazer peregrinação para o morro do Bonfim, o movimento é maior de sete a nove da manhã. Pela noite uma programação com peças teatrais sobre a morte de Jesus será apresentada na praça. O povo vai poder acompanhar a dramatização de trechos bíblicos e principalmente a crucificação de Jesus.

Por: Do Karmo Carvalho/ texto e fotos



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.