Coité: Cavalgada Sertaneja reune mais de dois mil participantes

Mais de 20 grupos organizados de montaria de várias cidades da região se fizeram presentes.

 

Este ano os cavalos "sofreram" com o asfalto e o povo foi beneficiado sem a poeira

Mais uma vez a tradicional cavalgada sertaneja de Conceição do Coité, que acontece sempre no último dia da exposição, foi sucesso de público, de acordo com seus organizadores. Em sua sexta edição, a cavalgada realizada na tarde de domingo (03), por um grupo de amigos liderado por Áureo Oliveira Carneiro, conhecido por Aurinho de Juíca, reuniu cerca de dois mil participantes.  Para Aurinho, o objetivo da cavalgada é a confraternização das pessoas que gostam da festa. “Observamos que o número de participantes cresceu bastante em relação ao ano anterior. Isso é uma demonstração do sucesso deste evento”, ressaltou.

Na linha de frente: prefeito Renato (E) padre Charles (C) Aurinho (D). Mais recuado deputado Tom Araújo.

Além da emoção de cavaleiros e amazonas, o evento gerou grande entusiasmo na população, que, da porta de casa ou mesmo das calçadas, prestigiou o evento e aplaudia o cortejo ao longo do trajeto.

O desfile  saiu por volta das 16h do largo da prefeitura, passando pela Praça da Babilônia, e ruas Marechal Deodoro, Floriano Peixoto, Largo do Mercado, João Benevides e desceu a Antônio Calixto da Cunha, seguindo até o Parque de Exposição, onde uma multidão aguardava. O percurso, de quase 03 quilômetros, durou cerca de duas horas. No cruzamento da BA 409 com a 411 teve um grande congestionamento de veículos, devido ao grande número de cavalos. Dois mine trios com boidores fizeram a animação do percurso, o primeiro com o locutor ” Craque” da cidade de Valente. O belo visual dos grupos de montaria  foi visto por centenas de curiosos.

Este grupo costuma levar as bandeiras dos Estados brasileiros

Foram premiadas diversas categorias, dentre elas os grupos mais organizados, vaqueiros das comunidades mais longe, mais velhos, mais novos, bem trajados e ás amazonas que mais se destacam. “Participo sempre de todas as cavalgadas, porém, não há dúvida que esta de Coité, se tornou uma das melhores do estado”, afirmou o vaqueiro Paulo Santos Lopes, residente na comunidade de Santa Rita de Valente.

Importância da Cavalgada – O potencial da cavalgada foi observada, principalmente pelas pessoas que assistiram a chegada do Alto do Coiteezinho, as margens da rodovia BA 411 Coité/Salgadália, conforme mostra a foto acima do repórter fotográfico Raimundo Mascarenhas. A veterinária Ana Patrícia, natural do Mato Grosso, disse ao CN, que basta apenas noções básicas de equitação para que o cavaleiro possa manejar com segurança o animal. “Curtir a natureza ao som do trote de um cavalo é um passeio seguro para todas as idades. A cavalgada é um meio eficiente de percorrer longas distâncias e atingir regiões cujo terreno apresenta obstáculos. O cavalo é a melhor forma de se locomover no Pantanal, por exemplo, pois atravessa áreas alagadas, onde há muita água para o veículo motorizado”, relatou Patrícia, enquanto observava a cavalgada subindo a ladeira do Tanque do Governo.

A quantidade de cavalos chamou a atenção de alguns bovinos dentro da roça

A cavalgada fazia parte da vida da maioria das pessoas não faz tanto tempo assim. Não havia tanta tecnologia e nem muitos meios de transporte a nossa disposição. Mas, lá estava o cavalo para nos servir como meio de transporte de pessoas e até mesmo de carga.  “Podemos perceber diversos empregos da cavalgada como no caso do esporte que vai desde a corrida de argola,  a vaquejada até o turfe e o hipismo. Vivemos em um ambiente absolutamente competitivo e estressante nas cidades e hoje se usa a cavalgada como atrativo ecológico/turístico em muitos hotéis-fazenda para proporcionar momentos de relaxamento e prazer aos turistas”, finalizou a veterinária apaixonada por cavalos.
Ao final da cavalgada, no palco do parque foi realizada as premiações.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas

comentários Esconder »
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.
  1. Cláudio: 
    Coité - 4 de abril de 2011
    ENGRAÇADO QUANDO O OUTRO PADRE ESTAVA NA PARÓQUIA NO TEMPO DA POLITICA SÓ FALTOU ENTREGAR PAPELZINHO DE CANDIDATO DENTRO DA IGREJA .. AI OS PT ELOGIAVA. MAS AGORA QUE PADRES CHALES APENAS ESTA VALORIZANDO A CULTURAL LOCAL ELES FICAM CRITICANDO TUDO UM BANDO DE IDIOTAS . VÃO CUIDAR DA VIDA DE VOCÊS E COLOCAR REMÉDIO NOS COTOVELOS QUE DEVE ESTA DOENDO.
  2. almeida: 
    coite - 4 de abril de 2011
    gente, acho que vcs nao estao comentando a beleza da cavalgada, vcs esquecem que o padre foi convidado a fazer a missa de abertura, parabens a ele eaos organizadores do desfile, uzem o lugar dos comentario para parabenizar os colaboradores, os vaqueiros, os grupos que ali se apresentaram, e nao para fazer politica antes do tempo, deixem politica para o momento certo, vcs deveriam vir ate esse espaco para lembrar do momento que foi muito bonito, em ver tantas pessoas trajadas a rigor da sua cultura, mostrando um pouco de como e seu dia a dia.... aos organizadores parabens!!!! ao padre charles, muito obrigado por da a bencao as pessoas que ali estavam.... e a essas pessoas que usam esse lugar pra fazer politica..... pensem que estamos em 2011 e nao 2012, o momento certo de fazer politica chegara, entao facao elogio as fotos, aos organizadores da festa....
  3. roberto: 
    coite - 4 de abril de 2011
    deveriamos fazer uma materia sobre os bombeiros que deram um brilho diferente esse ano e salvaram muitas vidas inclusive o balado
  4. Caroline: 
    Coite - 4 de abril de 2011
    Sabe qual é o Problema de você ZE DE RAMIRO ? inveja porque o povo gosta do Prefeito. E de você SANTOS? E porque o Padre tá mostrando que não se mistura Politica e Religião, misturar politica e região é falar de politicos na hora da missa, coisa que Padre Charles não faz.
  5. Keila: 
    Coite - 4 de abril de 2011
    PT de Coité ta com dor de cutuvelo...Parabéns a prefeitura de Coité pela linda cavalgada.
  6. mariazinha: 
    coite - 4 de abril de 2011
    Quem fez esse comentário sobre padre charles, so pode ser da oposição, com dor de cotovelo. O padre é de todos! Será que por isso que muitos ptistas sumiram da igreja? O padre tem que está no meio de todos. Tão achando ruim chama padre elias., padre luis. AFFFFFFFFFFFF . Parabéns padre charles que para o senhor todo mundo é igual. sou sua fã.
  7. marcio oliveira: 
    coite - 4 de abril de 2011
    vc santos é um ignoprante o nosso padre charles é um exemplo pra a igreja catolica,ele veio e esta fazendo um grande trabalho religioso,padre tem que participar de todas as atividades do municipio.parabens padre charles.
  8. TANIA: 
    salvador - 4 de abril de 2011
    ETA PADRE DE CORAGEM, PARABENS!!!! ENFRENTAR OS DITADORES E PREPOTENTES QUE SE INTITULAM DONO DO PAÍS NÃO É PRA QUALQUER UM NÃO, OU PADRE ARRETADO, GOSTEI TÁ!!! AS ESTRELINHA AI DE COITE DEVE TA TUDO COM O RABO MUCHO... VALEU PADRE, MOSTRE QUE O SENHOR NÃO TEM DONO E NEM MEDO DE CARA FEIA... ABÇS E BOA SORTE AI NA SUA PAROQUIA.. ABÇS
  9. faceira: 
    serrinha - 4 de abril de 2011
    ZE DE RAMIRO E SANTOS, POR QUE O ASSIS E O ROBSON NÃO FORAM, MULTAVAM EM VCS E FINCAVA AS ESPORAS, PUXA SACO SO SERVE PRA ISSO MESMO..U LULLA(MOLUSCO) MANDOU DESENHAR UMA ESTRELA NA GRAMA DO PALACIO DO PLANALTO COMO SE A REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL FOSSE DELE, E NÃO LI NEM OUVIR NENHUM COMENTÁRIO CRITICANDO ESSE ATO AUTORITARIO E ABUSIVO DE PODER,,, COMO É PT, PODE! A POLICIA FEDERAL JA COMEÇOU A AGIR NO CASO DE MENSALÃO DO PT NA ERA LULLA, VAMOS AGUARDAR OS PROXIMOS ACONTECIMENTOS... NEGUIINHO COM ESTRELA NA TESTA TA MORRENDO DE MEDO... A JUSTIÇA TARDA MAS NÃO FALHA! QUEM VIVER VERÁ!! A CASA CAIU AMIGO, OS PETISTAS AGORA SÃO REUS E VÃO PAGAR MUITO CARO PELA MOLECAGEM COM QUE TRATARAM A COISA PUBLICA!!!!!
  10. faceira: 
    salvador - 4 de abril de 2011
    SANTOS;MEU DEUS SANTOS, QUANTA IGNORANCIA E MALDADE EM TEU CORAÇÃO, O QUE FEZ DE ERRADO O NOSSO QUERIDO PADRE CHARLES??? PELO AMOR DE DEUS SANTOS, O PADRE CHARLES NUNCA COLOCOU NO ALTAR DA IGREJA EM EPOCA DE CAMPANHA ELEITORAL NENHUM BICHEIRO, NENHUMA LESBICA, NENHUM ESTRUPADOR E NENHUM AGIOTA....ENTÃO O BOM ERA O DE ANTES???? EU HEIN!!!! NÃO ENTENDO MAIS NADA......... ZE DE RAMIRO, SE VCS PETISTAS JA NASCEM COM A SINDROME DA EXCLUSÃO NÃO TEMOS CULPA, AS INSCRIÇÕES ERAM PRA TODO MUNDO, MAS VCS NÃO QUISERAM PARTICIPAR PRA VER SE A CAVALGADA FOSSE UM FRACASSO, DERAM UM TIRO NO PÉ, POIS TODA A COMUNIDADE ADOROU....MENOS VC É CLARO E AS ESTRELINHAS!!!!!
  11. sandra: 
    Coite - 4 de abril de 2011
    Quanta idiotisse Santos vc dizer que fazer o trabalho dele padre Charles nao faz, é sinal que vc nao vai a Igreja mesmo, pq eu como frequentadora te asseguro que ele faz e o faz muito bem, pq com sua simplicidade e seu jeito carismático conseguiu trazer as pessoas que por algum motivo se afastou da igreja, Santos apoveita esse tempo da Quaresma e se penitencia e pede perdão a Deus porque nao sabes o que fala, dizer que Padre Charles ao participar de qualquer movimento da cidade está fazendo politica é porque vc nao o conhece mesmo e nao frequenta a Igreja catolica, alias nem sei se és catolico, pq Padre Charles participa de todos os movimentos que acontecem na cidade seja de que partido for ou até mesmo de partido nenhum, basta ser convidado, procure se enformar melhor viu, Parabéns Padre Charles por ser esse homem de Deus abençoado
  12. darlan: 
    Conceição do Coite - 4 de abril de 2011
    Parabéns Aurinho, quem critica é por não poder fazer parecida, pois melhor impossível. Temos que agradecer ao prefeito Renato Sousa por dar total apoio a Cavalgada Sertaneja e a Pr. Charles por saber que religião não é política.
  13. Santos: 
    coité - 4 de abril de 2011
    Esse Padre Charles Gosta de Fazer politica ....fazer a obrigação dele na igreja ele mau faz...larga de Politiqueiro Pr. Charles
  14. tinho: 
    santaluz-ba - 4 de abril de 2011
    Parabéns Aurinho pela bela cavalgada,com certeza é uma das melhores da bahia!!!
  15. ZE DE RAMIRO: 
    RIACHÃO DO JACUIPE - 4 de abril de 2011
    TORNARAM A CAVALGADA DE COITE EM UM ATO POLITICO EM FAVOR DO PREFEITO E SEU GRUPO.
veja também Ver todos »
Informações preliminares dão conta que os atiradores estavam em um carro branco de modelo e marca não identificados que fugiram em sentido ignorado
A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade
Segundo a coordenação da casa, existem quatro alunos residentes que estão em quadro depressivo e a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil- PRAES, já foi notificada.