conceicao-do-coite

domingo, 17 de abril de 2011 12:44

Durante procissão de ramos, padre condena festas no período da quaresma em Coité

O religioso prometeu iniciar uma campanha para que seja proibida todas as festas durante a quaresma. Serão colhidas assinaturas e eniviadas para a câmara.

A igreja católica do mundo inteiro celebra neste domingo, 17, a abertura oficial da Semana Santa. Em Conceição do Coité centenas de fiéis acordaram cedo para participarem do momento do cristianismo, onde  todos vão saudar Jesus Cristo como Rei dos Judeus, repetindo a entrada triunfal do filho de Deus na Terra Santa, quando  foi saudado por uma multidão, como aconteceu há mais de dois mil anos.

Antes da procissão foi montado um altar numa área próxima ao “Tanque do Governo” que fica as margens da BA 411 trecho Coité / Salgadália. De acordo com o padre Charles Santana, o local representa o tema da campanha da fraternidade que este ano fala de meio ambiente. Após a celebração os fiéis em posse de galhos de plantas acompanharam a procissão que tinha o pároco montado no jumento representando a Jesus Cristo e doze homens caracterizados de apóstolos.

Padre condena festas – A multidão ao chegar ao centro comercial da cidade parou para ouvir o padre Charles condenar o que ele chama de abusos durante a quaresma. Disse achar inadmissível a permissão por parte da prefeitura em liberar alvará para realização de festas neste período, e foi mais além, “ como pode se promover uma festa do vinho em plena quinta-feira santa, como vem ocorrendo nos últimos sete anos.” Quaresma tempo forte de conversão  e de mudança radical de vida. Nesse período a Igreja nos pede “juntamente” com a palavra de Deus que rasguemos os nossos corações de pedras e coloquemos em nós um coração de carne. É tempo de meditação, reflexão e prática da Palavra de Deus. Coloquemo-nos, no caminho Quaresma: de Penitencia, de Caridade, de Jejum e de Oração. Durante a quaresma somos também convidados a fixar nossa atenção aos símbolos pascais que a maioria das pessoas desconhece.

O vigário contou que numa certa época a noite em Retirolândia em plena quinta-feira santa o teto desabou e feriram várias pessoas, a danceteria que era a mais tradicional da cidade depois do episódio nunca mais funcionou.  O religioso falou ao CN que já vai iniciar uma campanha de recolhimento de assinaturas e em seguida enviar para a Câmara como iniciativa popular para que seja proibida a realização de festas no município durante a quaresma independentemente de localização . Não é possível que neste período de reflexão e penitência a cidade seja tomada com o barulho e falta de respeito ao momento tão significativo para o cristianismo.

Segundo o vereador Betão  depois de colhido pelo menos 5% de assinaturas do eleitorado coiteense poderá ser levado para a câmara e os vereadores decidirão se votarão sim ou não desta iniciativa popular. Após o sermão no centro comercial a procissão chegou à igreja matriz onde estava montado um altar ao lado do templo para conclusão da missa. As pessoas com os braços erguidos de posse dos ramos saudavam os personagens que representavam Cristo e seus apóstolos.

O pároco também condenou “os  banquetes” que as famílias costumam promover nesta semana. Segundo ele estão fazendo o contrario, pois o que deve ser feito neste momento é jejum e oração.

Programação da Semana Santa

Dia 17 de abril

Domingo de Ramos

Celebração Festiva da Estrada da Jesus em Jerusalém.

– às 07:30, entrega e benção dos Ramos

Tanque do Governo (bairro Sonho Meu)

– Coordenação: MCC

– Cantos: Liturgia

Dia 18 de abril

Segunda –feira Santa

Às 19:00h Via-Sacra tradicional com participação de todos os grupos, pastorais, Movimentos, serviços e comunidades:

1ª Estação: MCC

2ª Estação: Pastoral do Dízimo

3ª Estação: Casais Jovens

4ª Estação: RCC

5ª Estação: Apostalado

6ª Estação: PJ

7ª Estação: Pastoral Familiar

8ª Estação: Terra Nova

9ª Estação: Açudinho

10ª Estação: Catequese

11ª Estação: Coroinhas

12ª Estação: Cruzeiro

13ª Estação: Barreiros

14ª Estação: Mãe Rainha

Dia 19 de abril

Terça-feira Santa

-Ás  10: h Celebração Eucarística na Igreja Matriz com os doentes.

– Coordenação: Ministros(as)

– Às 19:30 h Celebração do envio na Matriz após caminhada para os Barreiros e a Quadra

– Coordenação: Mãe Rainha

-Cantos: Liturgia

Dia 20 de abril:

Quarta-feira Santa

-Ás 19:30 Procisão do Encontro de Nossa Senhora das Dores e Senhor dos Passsos

Mulheres: acompanhamento Nossa Senhora das Dores, sairão da Igreja dos Barreiros

Coordenação: Mulheres dos Barreiros (Ana Lucia)

Homens: acompanhamento Senhor dos Passos, sairão da Igreja da Quadra

Coordenação: Terço dos homens do Cruzeiro, Barreiros, Açudinho e do Centro

Dia 21 de abril:

Quinta-feira Santa

-Às 19:30h Celebração Eucaristica com o Lava Pés na Igreja Matriz.Em seguida Procissão do Fogareo para o Açude Itarandi

– Coordenação da celebração: Ministros

-Cantos: Liturgia

-Coordenação da procissão: Perseverança e MCC

Dia 22 de abril

Sexta-feira Santa

-Ás 06:h Oficio de Nossa Senhora em todas as Igrejas

-Ás 06:30h Adoração até ás 15:h

-Às 15:h Celebração da Paixão na Matriz e em todas as igrejas

-Cantos: Liturgia (Celebração da Paixão)

– Coordenação da celebração da Matriz: P. Familiar

-Às 19:h Procissão do Senhor Morto e o Canto de Verônica pelas ruas da cidade, em seguida encenação da Via-Sacra na Praça da Matriz e Ofício do Senhor Morto

Cantos: Liturgia

Dia 23 de abril

Sábado de Aleluia

Às 21h Inicio da Celebração da Vigília Pascal com a Bênção do Fogo na Fonte Luminosa em seguida, iremos para a Igreja Matriz onde continuaremos coma Vigília Pascal.

-Coordenação: Irmãs, Catequese, Açudinho e RCC

-Cantos: Liturgia

Dia 24 de abril

Domingo da Ressurreição

-Às  09:h Celebração Eucarística da Igreja Matriz

-Coordenação: Casais Jovens

-Cantos: Liturgia

Texto e fotos: Raimundo Mascarenhas

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.