politica

sábado, 16 de abril de 2011 20:41

Ipirá: Plenária I – Deputada Neusa Cadore reúne senador, ministro, secretário de estado e vários prefeitos

Para a deputada estadual Neusa Cadore, seu mandato é marcado pela participação popular e as plenárias estaduais e regionais tem sido grande espaço de construção coletiva.

Mais de 400 apoiadores do mandato da deputada Estadual Neusa Cadore (PT), entre eles, prefeitos, vereadores, e integrantes de diversos movimentos sociais, participaram sábado (16), de uma Plenária, onde discutiram assuntos de interesse da região. O evento aconteceu no Clube Caboronga, na cidade de Ipirá e começou ás 10h, como a formação das mesas de trabalho e terminou ás 17h com a discussão do Conselho Político do mandato.

Para a deputada estadual Neusa Cadore, seu mandato é marcado pela participação popular e as plenárias estaduais e regionais tem sido grande espaço de construção coletiva.  Ela considerou positivo o resultado e destacou a presença de representantes de 40 municípios localizados em todos os territórios do Estado. “A plenária superou a nossa expectativa. O debate foi muito bom, inclusive uma oportunidade de apresentar a nossa base a conjuntura do que esta acontecendo na Bahia e no Brasil, para que todos compreendam este momento. Isto foi amplamente debatido”, contou.

Neusa disse ao CN, que tratou também sobre o apoio dos governos estadual e federal para agricultura familiar, visando definir uma política mais especifica. “Este assunto nós queremos retomar, pois sou vice-presidente da Comissão da Agricultura da Assembléia e estou propondo à criação de uma frente parlamentar de apoio a agricultura familiar e este assunto para nós merece atenção e empenho”, declarou.

No primeiro mandato de Neusa Cadore foi criada a coordenação onde se dispute os encaminhados das demandas parlamentares, porém, segundo a parlamentar, o Conselho Político é mais uma ferramenta mais definida do acompanhamento do mandato. ”Terá representantes de todas as regiões, os prefeitos terão acento livre e o objetivo é que este grupo se reúna três vezes por ano discutindo os assuntos de interesses do mandato e das regiões”, concluiu.

Atendendo ao convite  de Neusa, estavam o senador Walter Pinheiro, ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, o secretário de Comunicação Robinson Almeida. A prefeita Benvinda Oliveira (PTC – Gavião), Antonio Diomário Gomes de Sá (PR – Ipirá), Valcir Rios (PT – Pintadas), Eliezer Costa (PT – Quixabeira), Claudinei Novato Xavier (PCdoB – Capela do Alto Alegre) Luiz Tarcisio Cordeiro Pamponet, (PT – Macajuba), Paulo José Ferreira (PSDB – Várzea do Poço), Litercílio Nunes de Oliveira Júnior (PT Brotas de Macaúbas), Alex Ronam Viana Mota (PT – Feira da Mata) e Almir Queiróz (PR – Barrocas), além dos vice-prefeitos de Mairi, Brotas de Macaúbas e de Pintadas. Impossibilitado de participar, o prefeito de Cruz das Almas, Orlando Peixoto Pereira Filha (PT), mandou um representante.

O secretário de Comunicação, Robinson Almeida, contou, durante seu pronunciamento, a história política e de luta da deputada Neusa e disse ao CN que não pensou que este momento ia ocorrer, pois sempre fez política sem pensar em projeção pessoal. “Nós sempre tivemos um sonho, que era exatamente transformar a vida do povo, levando o básico, a exemplo da luz, da água, saneamento, alfabetização, saúde e nosso compromisso permanece o mesmo, pois nossa trajetória foi fazendo organização social, acumulando experiência política, conquistando mandatos de prefeitos, vereadores, deputados, a presidência da república, governo do estado e nós fomos parte desta luta e estamos ocupando cargos, eu pro exemplo, secretário de comunicação e isto é reflexo desta trajetória, que não é nossa individual e sim a luta de muitos baianos que construíram ao PT e tantos movimentos sociais”, falou Almeida. Ele desafiou um deputado da “direita”, que realizasse uma plenária com seus apoiadores.

Para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, a planária da deputada Neusa Cadore serviu para renovar o programa político do mandato e mostrou a capacidade de fazer política organizando o movimento social e a intervenção governamental. “Não há dúvida, esta plenária foi de uma importância muito grande, não apenas para os representados no mandato, mas para o povo da Bahia como todo”, afirmou.

Florence disse ao CN que sempre teve um projeto de governar o Brasil, a Bahia e as cidades, porém não tinha certeza, mas com a organização do povo, teve êxito e em sua opinião, os resultados estão sendo vistos com a mudança da qualidade de vida do povo.

O senador Walter Pinheiro, o penúltimo a usar da palavra, defendeu a reforma agrária como política prioritária do Governo Federal e disse que o ministro do Desenvolvimento Agrário, é a pessoa definida por Dilma para cuidar do processo de apostar no campo e reduzir as desigualdades sociais na zona rural através das políticas publicas desenvolvida pelo MDA.

O último encontro deste porte aconteceu em fevereiro de 2010, no Centro Cultural Padre Ricardo, em Pintadas. A atividade contou com a participação de mais de 400 pessoas de 47 municípios de todas as regiões da Bahia. A parlamentar espera manter a mobilização com este novo evento.

História política – Neusa Cadore é natural de Santa Catarina e chegou à Bahia em 1984 para desenvolver um trabalho missionário em Comunidades Eclesiais de Base. Foi prefeita de Pintadas por dois mandatos consecutivos (1997 a 2004). Sua atuação em parceria com os movimentos sociais transformou o pequeno município em uma referência do modo petista de governar no Brasil, pelo modelo de gestão compartilhada e pelo conjunto de ações de convivência com o semiárido.

Em 2006, foi eleita Deputada Estadual levando para o Legislativo sua experiência nas lutas populares e no executivo. Seu Mandato tem como principais bandeiras o fortalecimento dos movimentos sociais; a defesa dos direitos da mulher; a construção partidária; a valorização da juventude; a democratização da cultura; o fortalecimento da agricultura familiar, do cooperativismo e da economia solidária; o acesso à água, luz e infraestrutura, além do apoio às políticas territoriais

Neusa foi relatora da Lei de apoio ao Cooperativismo e teve participação destacada em outras leis como a que instituiu o apoio às Escolas Famílias Agrícolas. Participou de várias Comissões Parlamentares, exerceu a vice-presidência da Comissão de Agricultura e Política Rural e a presidência da Comissão dos Direitos da Mulher, apresentando inúmeras proposições. Neusa é uma mulher de luta, cuja história é pautada pela defesa da justiça social e da igualdade de direitos, pela transparência e ética.

Em 2010, Neusa foi reeleita com 58.059 votos. Ao lado do governador Jaques Wagner, reeleito, e da presidenta Dilma Rousseff, a parlamentar vai continuar trabalhando para garantir uma vida digna e justa para todos e todas.

por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas

Plenária II – PT de Riachão do Jacuípe terá candidato próprio. Veja outros assuntos da plenária de Neusa Cadore



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.