politica

sábado, 16 de abril de 2011 18:44

Plenária II – PT de Riachão do Jacuípe terá candidato próprio. Veja outros assuntos da plenária de Neusa Cadore

A plenária aconteceu sábado,16, no Clube Caboranga em Ipirá.

Riachão do Jacuipe I – Um grupo formado pela presidente do PT, Mara Araújo, a médica Gleide Márcia, Raimundo Carneiro, “Raimundo da Caixa”, Matteus Martins, secretário executivo da Bacia do Jacuipe e pelo vereador José Nivaldo Cordeiro Carneiro, conhecido por Ninho Moto-Boy, que sinaliza sair do PRB para ingressar no Partido dos Trabalhadores, foram a Ipirá no sábado (16) e comunicaram a deputada Neusa Cadore a decisão da legenda em lançar candidatura própria a prefeito na eleição do próximo ano. O grupo demonstrou força na eleição do ano passado ao apoiarem a deputada Neusa Cadore e festejarem o segundo lugar na relação dos eleitos. Cadore obteve 3.193 votos. “O próximo prefeito de Riachão do Jacuípe está nesta foto”, afirmou a parlamentar.

Na oportunidade Raimundo da Caixa e o vereador Ninho Moto-Boy, aproveitando da presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence na plenária da deputada Neusa Cadore, entregaram um documento pedindo providências para conclusão das obras do matadouro do município, que irá atender ao Território do Jacuípe. Segundo Ninho o dinheiro para construção da obra está na conta da prefeitura desde 30 de agosto de 2007. “Está fazendo quatro anos”, lembrou o vereador.

 

O matadouro de Ipirá – A discussão sobre matadouro acirrou os ânimos entre o presidente do Rotary Club, Gerson Mendes e o senador Walter Pinheiro. Mendes questionava o atraso da obra e ameaçou levar o problema para o Ministério Público e o senador, num tom de voz alterado, tentava explicar que os motivos do atraso e Gerson, também nervoso, respondia do outro lado. Pinheiro se deu melhor, pois estava com um microfone e o rotariano no “gogó”.

 

 

Território de Cidadania – O presidente do Codes da Bacia do Jacuípe, Valcyr Rios, disse ao CN que está muito feliz com o anúncio feito pelo ministro Afonso Florence de incluir a Bacia do Jacuípe no Programa Territórios da Cidadania. Para ele, é um grande avanço e garantiu lutar ainda mais para fazer chegar mais projetos que contribuam com o desenvolvimento da região. “O território de identidade tem um orçamento mais reduzido, mesmo sabendo que ele é um espaço de organização popular bem importante, porém com limitações orçamentárias. Já os territórios de cidadania, por deliberações institucionais, recebem várias políticas públicas de forma automática e vão atender a todas as pessoas que vivem no território”, explicou Rios. Está em tramitação, porém ainda não tem deliberação.

Valcyr também quer a criação da agricultura familiar, ele levantou uma questão durante a plenária solicitando a criação da Secretaria da Agricultura Familiar. Segundo ele, esta secretaria deve ser voltada para todas as ações ligadas a cadeia da agricultura familiar, ou seja, a intervenção do PRONAF no Estado e a infraestrutura necessária para cooperativas e associações ligadas ao setor. “Eu não quero dizer que deve abandonar o agro-negócio, pois este setor ficaria sob a responsabilidade da SEAGRI”. Valcyr concluiu dizendo que não vai dar sossego e vai cobrar de quem pode resolver, pois é uma demanda que ele acha muito importante.

Capela do Alto Alegre presente – Os dois principais grupos políticos de Capela do Alto Alegre marcaram presença na plenária de Neusa. O prefeito Claudinei Novato, acompanhado dos vereadores Carlinto Feliciano de Cerqueira (PP) e Valdoberto Martins dos Santos (PSB), foram atendendo ao convite da deputada, que em 2010, foi a mais votada no município, obteve 2.528 votos. Com exceção de Carlito, Nei, como é conhecido o prefeito, tendo o vereador Valdoberto, “Beto”, como parceiro, se empenhou na campanha e disse ao CN que a parlamentar tem correspondido e citou os exemplos da Escola recém inaugurada pelo governador Wagner, a sede própria do Fórum e a Estrada Capela/Nova Fátima.

Os vereadores Luís Romeu de Oliveira (PSB), Dermeval Carvalho de Oliveira (PR) e Cristiano Cardoso da Silva (PSDB), foram a Ipirá para se encontrarem com o ministro Afonso Florence. Em Capela, mesmo pertencendo ao mesmo partido e a mesma tendência, “DS”, os dois, Neusa e Afonso estavam em lados opostos e parte dos apoiadores do ministro, quando candidato a deputado federal, fizeram dobradinha com o Democrata Tom Araújo. Os vereadores disseram ao CN que foram reivindicar barragem e sistema de abastecimento d’água para o município.

 

Almir de Barrocas – Sem ligações políticas com os participantes da plenária, o prefeito de Barrocas, Almir Queiroz (PR),(D) foi a Ipirá conversar com o ministro Afonso Florence sobre uma patrol para o município. Florence sinalizou possibilidade de liberar, desde que os documentos estejam tudo correto e até prometeu fazer uma visita a cidade. “Estamos totalmente organizado e certo que seremos atendidos”, disse Almir de Maciel.

 

 

Limites de Brotas de Macaúbas – Um grupo de 18 pessoas saiu de Brotas de Macaúbas, á 390 de Ipirá, sob a liderança do prefeito petista Litercílio Nunes de Oliveira Júnior, para participarem do evento e na pauta a discussão dos limites com o município de Barra do Mendes. Eles estão preocupados em perder os povoados de Boca da Palmeira e Santo André.  A comissão de Brotas de Macaúbas estava bem representada, pois além de populares, vieram o vice-prefeito Airton Ribeiro e o vereador Laerton Fernando Sodré, todos do PT.

 

 

Dez horas de viagem – 10 pessoas viajaram por quase dez horas, da pequena cidade de Feira da Mata, há 720 km de Ipirá, para participar da plenária. Eles vieram na maioria de um assentamento, com um diferencial, pois usam um boné vermelho e ocuparam as primeiras cadeiras do plenário. Neusa foi a mais votada no município com 1.370 votos e o prefeito Alex Ronam Viana Mota, disse que já votou em muitos deputados do partido, porém Neusa é mais presente. Para não fugir a regra, ele chegou ao município por causa da luta pela água através do programa ASA.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas


Ipirá: Plenária I – Deputada Neusa Cadore reúne senador, ministro, secretário de estado e vários prefeitos

 

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.