conceicao-do-coite

domingo, 10 de abril de 2011 00:50

Prefeito de Coité autoriza obras para o Bairro Terra Nova

São ações importantes no setor de esporte e saúde, porém o que a população mais festeja é a ideia da retirada do matadouro municipal da comunidade.

O prefeito de Conceição do Coité, Renato Souza (PP), anunciou na noite de sábado um “pacote” de obras para o Bairro Terra Nova, onde residem mais de 300 famílias. Terá inicio na segunda-feira (11) as obras do Posto de Saúde e será lançado o edital para licitação do Campo de Futebol, além da retirada do matadouro, que será transformado em projetos rentável para a comunidade,. Ficando o assunto para ser debatido com os moradores.

Em seu pronunciamento, Souza garantiu adquirir uma área de terra para construção de uma quadra poliesportiva e se esforçar para conseguir os recursos para sua construção, porém, deixou esclarecido que, caso não consiga neste mandato, quem vier assumir a próxima gestão encontrará uma área para a construção de mais um espaço  esportivo. Além de todas estas ações, o prefeito disse que irá fazer mais uma praça na comunidade e assumirá o risco em homenagear uma pessoa viva e a mesma terá o nome do líder associativista Geraldo Teodoro de Oliveira, “Bibi”.

A comunidade ao longo dos 40 anos tem uma tradição política de lealdade ao grupo liderado pelo ex-prefeito e presidente do Democrata local Hamilton Rios. O prefeito falou que reconhece esta lealdade e as obras que foram autorizadas é resultado do apelo popular. “Todas as vezes que passo por esta comunidade ou converso com as pessoas que moram aqui, ouço suas reivindicações e elas serão atendidas e estamos neste momento autorizando”, falou Renato Souza ao assinar a ordem de serviço.

O Posto de Saúde será construído em convênio com o Ministério da Saúde e está orçado em R$ 200 mil. O campo de futebol, com alambrado e vestiários, está orçado em R$ 70 mil e será construído com recursos próprios.

Souza falou ao CN sobre o matadouro, que será desativado assim que o empreendimento particular estiver pronto. Um grupo de empresários está construindo o Matadouro e Frigorífico Coité e a Prefeitura vem cedendo incentivos fiscais. “Este matadouro, além de garantir os empregos existentes, vai gerar mais cem vagas”, garantiu. O novo matadouro será construído na Fazenda Pedra do Mocó, numa área onde não há residências e já recebeu a autorização do IMA e da ADAB.

Indicações do vereador Samuel Araújo – As obras autorizadas foram indicações do vereador Samuel Araújo (PP) e segundo ele, desde seu primeiro mandato que vem indicando estas obras, por entender que elas são da vontade popular. “Hoje é um dia muito importante para mim, pois vejo se concretizando estas obras que tanto reivindiquei e falei na tribuna da Câmara”, disse o parlamentar.

A força do associativismo – A comunidade de Terra Nova, hoje Bairro, é conhecida pela força do associativismo. No dia 15 de agosto de 1967 foi inaugurada a sede do Centro Social construída por voluntários. Segundo o radialista Genilvaldo Silva, o povo tem se esforçado para construir o Bairro, porém, mesmo fiel a um grupo político durante quatro anos,  pouco tem sido feito.

Ele lembrou o asfalto, como última conquista no final da gestão do governador Paulo Souto e contou com a interferência do repórter Valdemí de Assis. Antes a comunidade foi beneficiada com um prédio escolar na gestão do prefeito Diovando Carneiro (falecido) e a praça, que foi construída pelo prefeito Tom Araújo. “Nós lamentamos a situação da nossa sede, veja que não temos cadeiras. Observem a situação das paredes”, lamentou Silva.

Para Genivaldo Silva, o atual prefeito Renato Souza, foi quem mais trabalhou por Terra Nova, disse Gem, como é conhecido, ele não tinha prometido nada. “Diferente dos outros prefeitos que prometiam tudo e não faziam nada. São 40 anos de história política eleitoral sem que o grupo perdesse na comunidade”, concluiu Silva.

Mudança de diretoria – Antes do ato oficial, a secretária da Associação Comunitária dos Moradores da Terra Nova, Luiza Maria Oliveira Mascarenhas, leu a carta de renúncia do presidente Otto Carlos Silva, onde ele lamenta a falta de tempo para o exercício da função e passou a função para Leandro Oliveira Silva, 30 anos. “Vamos fazer o possível para conduzir da melhor forma esta entidade e depositamos muita confiança no prefeito que tem uma história ligada ao movimento”, disse Leandro.

Para Leo, como é conhecido o presidente, o objetivo da parceria com a prefeitura é a melhoria da qualidade de vida da população. Ele elogiou a postura e o trabalho desenvolvido por Souza.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.