riachao-do-jacuipe

sexta-feira, 08 de abril de 2011 21:29

Prefeitura e Câmara realizam Programa “ Riachão em Ação” no distrito de Chapada

Após 70 anos da sua fundação, esta foi a primeira vez que o Distrito de Chapada recebeu de uma só vez, toda equipe do governo municipal

Localizado a 17 km da sede de Riachão do Jacuípe, o Distrito de Chapada viveu nesta sexta-feira (08), um dia atípico com os movimentos organizados pela Prefeitura e a Câmara de Vereadores. O prefeito Lauro Falcão (PMDB), “Dr. Laurinho”, mobilizou toda sua equipe, desde os serviços sociais e de atendimento ao cidadão, á secretaria de Obras, com todas as máquinas e pessoas, que cuidaram de efetuar a reposição de lâmpadas, encascalhamento das ruas e, iniciou a reforma do estádio municipal. Paralelo ao “Riachão em Ação”, os vereadores realizaram uma sessão itinerante.

Prefeito envolveu todas as secretarias que de forma simultânea desenvolveram suas ações

Após 70 anos da sua fundação, esta foi a primeira vez que o Distrito de Chapada recebeu de uma só vez, toda equipe do governo municipal, “Nossa idéia é que a Prefeitura esteja cada vez mais perto do povo e eu (Lauro Falcão), faço questão de coordenar pessoalmente este trabalho”, disse o prefeito Laurinho ao CN.

O prefeito afirmou também que a cada 45 dias esta sendo realizada uma atividade deste nível, sendo intercalada entre um bairro da sede e uma comunidade rural. “A próxima edição do programa “Riachão em Ação”, deverá acontecer no Bairro da Bela Vista”, garantiu. Os bairros do Alto do Cruzeiro e Santa Mônica, já foram beneficiados.

O evento atendeu aproximadamente 500 pessoas com corte de cabelo, manicure, assessoria jurídica com dois advogados prestando orientações sobre questões previdenciárias e assuntos diversos que eram questionados pelos moradores, escovação dental com aplicação de flúor, teste de glicemia e aferição de pressão, exames laboratoriais e marcação de exames. Um grupo de agentes de saúde também fez um movimento de combate ao dengue. Ainda no setor de saúde o movimento contou com a presença do diretor do Hospital Municipal, José Ramiro Filho ( Zé Filho)

Esta equipe coletou sangue e realizou exames diversos

Participaram do evento mais de 200 funcionários da Prefeitura e profissionais de programas da Secretaria de Ação Social, dentre eles, Bolsa Família e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Um dos serviços mais procurado foi o  Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, chamado de CadÚnico, que funciona como um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda e utilizado, obrigatoriamente, para a seleção de beneficiários e para integração de programas sociais do governo federal.
Para a secretária de Ação Social, Gabriela Carneiro, como este trabalho, a Prefeitura facilitou a vida das pessoas que tinham dificuldades de deslocamento até a sede, inclusive evitando despesas com passagem e alimentação. A procura pelos serviços, segundo a secretária, surpreendeu os organizadores.

Outro stand bastante movimentado foi o Posto de Atendimento aos Trabalhadores (PAT), onde estavam sendo estavam sendo retirados documentos, a exemplo de carteira de identidade, de trabalho e reservista.

Laurinho encantado com a alegria da criançada pediu que elas fizessem leitura

Prefeito percorreu todos os stands – Além de percorrer todos os stands montados em frente à Igreja de Santa Terezinha, na praça principal do Distrito, o prefeito Laurinho, acompanhado dos principais assessores, visitou a Escola Castro Alves, onde funcionou um bebeoteca, com livros infantis e foram atendidas as crianças de 02 a 04 anos. Ele conversou com as crianças e sentou-se no chão com elas. “Está resposta positiva de um programa importante deste é que nos enche de alegria”, falou Laurinho. Em um das salas da escola, foi montado um cinema para as crianças acima de 07 anos. Dentre os filmes exibidos, o destaque foi “Caipora”, gravado na região em 1963, onde os figurantes eram moradores da comunidade. O aposentado Antonio Lima de Jesus era um deles e lembrou com muita alegria os momentos de celebridade que viveu na década de sessenta. O ex-vereador Ladinho fez um papel importante na história que era baseada na seca. “Na época não tínhamos energia e quatro anos depois foi que tivemos oportunidade assistir o filme em Riachão. Foi um momento inesquecível”, contou. “O Caipora” traz o ator Gusmão em sua primeira interpretação no cinema, na pele de um capataz.

Reforma do estádio e encascalhamento das ruas – A secretaria de obras montou sua equipe de trabalho na região desde segunda-feira (03). Todas as estradas vicinais ligando as comunidades do Beira Rio, Mocambo, Lagedinho, Quixabeira, Pau Branco, Pedra do Rumo e Sítio Novo, principais comunidades rurais do Distritos, serão recuperadas. As ruas que não são beneficiadas com calçamentos a paralelo, receberam cascalho e foram patrolhadas.
Foi realizado um mutirão de limpezas, capinas dos matos na periferia, limpeza da rede de esgotos e as lâmpadas que estavam queimadas e os reatores com defeitos, foram substituídas.

Câmara de Vereadores realizou sua primeira sessão intinerante

População foi assitir a sessão e cobrar mais ações para a comunidade

Depois de três anos e meio de promulgada, a Câmara de Vereadores coloca em pratica a lei de autoria do vereador José Carlos de Matos Soares (DEM), que tronava obrigatória a realização de quatro sessões intinerantes no ano. “A minha idéia era levar a Câmara para as comunidades e discutir com seus moradores os problemas que eles enfrentam e necessitam da interferência do poder público”, disse Carlinhos, como é conhecido o Democrata. A lei foi promulgada em 23 de agosto de 2007 e para que seja realizada em uma determinada comunidade é necessário que no mínimo seja solicitada por três vereadores e no caso da Chapada, foi solicitada pelos vereadores Célio Roberto Silva Brito (PHS), Valdenei Pereira de Jesus (PHS) e José Antonio Ferreira Brito Júnior (PSDB), “Juninho”.

A sessão começou com atraso, prevista para ás 09h, só teve início ás 10h30 e na pauta, os assuntos relacionados ao Distrito, pois os projetos de leis não podem ser aprovados fora da sede do legislativo. O ex-vereador Raimundo Ferreira Lima (PR), conhecido por Ladinho da Chapada, 70 anos, usou da palavra e destacou os principais problemas existentes na localidade, a exemplo da situação das estradas vicinais e a segurança, considerado por ele, o mais sério de todos.

A comunidade nasceu em 1940 com a construção da Capela de Santa Terezinha pelo casal João Manoel e “Dona Ricarda”, tem 756 domicílios em sua sede, entre residências e casas comerciais. Ao longo da sua história, conseguiu eleger 04 vereadores que residiam no Distrito. Eram eles: Osmar Ferreira da Silva, Jaime Almeida Araújo, Teodomiro Paulo e Ladinho.

Ninho questionou porque só agora esses serviços foram executados.

A comunidade recebeu este nome em função da sua localização formada da planície. Um dos destaques da comunidade é sua vocação pelo esporte e na sessão o vereador José Nivaldo Cordeiro (PRB), “Ninho Moto-boy” criticou o atraso para construção da quadra poliesportiva, cujo recurso, num valor de R$ 100 mil foi pago a Prefeitura em 2008, resultado de uma emenda parlamentar do ex-deputado Fernando de Fabinho e lamentou a situação do estádio de futebol, palco de grandes jogos, principalmente envolvendo o Bahia da Chapada.

Em resposta ao vereador Ninho Moto-Boy, o vereador Célio Roberto, “Celinho da Saúde”, disse que era necessário organizar a casa para resolver os problemas das comunidades e a “hora é essa”. “A instalação do programa “Riachão em Ação”, é a aprova da preocupação do prefeito pela comunidade. Dentre as ações, está à reforma do estádio iniciada esta semana”, declarou Celinho.

A primeira sessão fora das dependências do Poder Legislativo contou com a participação de oito vereadores, faltando apenas o vereador José Souza Pereira (PMDB), “Zelinho do Campo Alegre”. Todas as demandas levantadas serão oficiadas ao poder executivo ou aos órgãos competentes visando buscar as soluções.

 

Por: Valdemí de Assis / fotos – Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.