ichu

quinta-feira, 21 de abril de 2011 15:48

Rádio Comunitária de Ichu completa 13 anos de fundação

A programação experimental foi ao ar em setembro de 1999 funcionando numa sala do Centro Comunitário São Paulo

A Associação de Radiodifusão Comunitária de Ichu, Independente FM, foi fundada no dia 21 de Abril de 1998, obedecendo a Lei 9.612, de 1998, regulamentada pelo Decreto 2.615 do mesmo ano. por um grupo de pessoas da comunidade que tinha um sonho de levar a democratização da comunicação na comunidade: Muitas pessoas foram importantes para que esse sonho se realizasse,a exemplo do saudoso Pe. Leopoldo Garcia com seu importante projeto de programas sociais voltado para o bem da população, bem como pessoas ligadas associações e movimentos sociais.

A rádio teve como seu primeiro presidente, Edivan Carneiro; a programação experimental foi ao ar em setembro de 1999 funcionando numa sala do Centro Comunitário São Paulo, logo depois passou a funcionar no centro comunitário São Pedro (de 1999 a 2003). Em abril de 2003, quando completou exatamente cinco anos, sua programação passou a ser de 16 horas diárias, porém no fatídico dia 10 de Junho de 2003 a comunidade foi surpreendida por um duro golpe, onde agentes da ANATEL (Agencia Nacional de Telecomunicações) e a Policia Federal levou o nosso transmissor calando a nossa voz. No dia 31 de Janeiro de 2004 a rádio volta ao ar já em sua sede própria na Avenida Joaquim Lázaro Carneiro, 1º Andar, graças ao esforço dos sócios, entidades e pessoas da comunidade que construíram a sede própria e adquiriram um transmissor. Porém as perseguições continuaram e os estúdios foram mudado de lugar várias vezes; a programação durante a semana era apenas noturna e nos finais de semana o dia inteiro, foram muitos dias de angústia e sofrimento, aparelhos sendo mudados de lugar constantemente, estúdios improvisados perseguições por parte da ANATEL e da Polícia Federal, mas a tão sonhada glória e o sonho de um povo ordeiro e trabalhador veio quase 10 anos depois em 23 de Setembro de 2007 com a licença provisória e por fim a tão esperada concessão para dez anos, no dia 07 de Janeiro de 2008, ficando assim livre de qualquer perseguição, lembrando que pode ser sempre renovada antes de vencer os dez anos.

Muitas conquistas foram conseguidas, em abril de 2008 trouxemos a Festa da Quixabeira que encantou a comunidade, em 2009 a rádio passou a ser ouvida em todo o Brasil e mundo através da rádio online pela internet, fizemos o primeiro arraiá, que foi um sucesso, melhor ainda em 2010, com artistas que fizeram a alegria da comunidade sem cobrar nada e todos puderam brincar a vontade. Ainda em 2010, ano de grandes conquistas, os estúdios passaram por um reforma total com a compra de uma mesa de som de primeira qualidade, colocação de forro, piso e mobiliários trazendo para os comunicadores e para os visitantes um ambiente aconchegante e lindo de ser visto, vale lembrar que todas essas conquistas aconteceram graças ao apoio incansável da comunidade que sempre apoiou e ajudou nas festas, bingos e campanhas provando que tem um grande amor pela Independente FM.

Hoje, com 13 anos de existência a Independente FM é uma realidade e desempenha um papel importantíssimo dentro da comunidade com uma programação diversificada, respeitando as diferenças culturais, sociais e religiosas e a a pluralidade, prestação de serviço, utilidade pública, formação e informação, está presente em todos os eventos e tem um espaço voltado para todos os gostos e as programações não tocam músicas sem sentido que tenha palavras feias e ofensivas, só trabalhamos com músicas de qualidade conquistando assim cada vez mais o coração dos ouvintes. A rádio Independente transmite em FM estéreo com um transmissor de 25 Volts na frequência modulada de 104,9 MHZ e também pela internet e sua programação vai ao ar diariamente das 06 às 22 horas. O atual presidente é Iradilso Lúcio que trabalha com mais 10 diretores, entidades e sócios juntos, ou seja rádio comunitária não tem dono, todos tem voz e vez, esse é o nosso perfil e queremos sempre levar à população qualidade em nosso trabalhado, respeitando a todos e fazendo valer o nome RÁDIO COMUNITÁRIA INDEPENDENTE FM!

Por: André Luiz – Ichu com informações de Iradilso Lúcio Presidente da Emissora



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.