bahia

sexta-feira, 22 de abril de 2011 11:42

Saiba como foi a quinta-feira santa em algumas cidades da região Nordeste da Bahia

A quinta-feira santa na região sisaleira foi em clima chuvoso e muitas cidades, mas as atividades religiosas aconteceram, mesmo que alteradas as prograções.

Percurso para a colina sagrada mede aproximadamente 4 km

Serrinha – Uma das mais antigas tradições do interior da Bahia na Semana Santa aconteceu na noite de quinta-feira (21), em Serrinha, a Procissão do Fogaréu. Após assistirem ao inicio da encenação da peça Paixão de Cristo, centenas de pessoas saíram da Praça Luiz Nogueira, apesar da chuva fina e clima frio, portando tochas simbolizando a caminhada de Jesus Cristo para ser crucificado e seguiram até o monte da Santa, onde aconteceu a encenação de mais uma parte da peça.

Assim que Serrinha passou a condição de Diocese, o bispo dom Ottorino Assolari, modificou o roteiro urbano, saindo da Praça Luiz Nogueira e seguindo pela BA 411 de acesso a Barrocas, até a colina de Samuel Nogueira onde está fixada a imagem de Senhora Santana. Mais uma vez dom Ottorino cobrou dos fiéis mais religiosidades ao participarem do ato.

Para o bispo, o fogaréu simboliza o acompanhamento a Jesus Cristo ao Jardim das Oliveiras, onde ele se entregou para ser sacrificado e “nasceu como uma atividade religiosa e se uniu ao folclórico. Tenho dito ao povo que os dois aspectos são importantes, mais que não esqueçam o aspecto religioso, pois lembra a captura de Jesus, depois da instituição da eucaristia, ele foi para o alto das oliveiras, onde rezava e, depois da traição de Judas, chegaram os soldados para prender Jesus e depois levado para o julgamento”, falou Dom Assolari.

A procissão, que completou oitenta e um anos, foi introduzida pelo padre Carlos Ribeiro, em 1930, depois de copiá-la de uma usança que havia no Bonfim de Salvador. Durante muitos anos era uma procissão da qual só participavam homens, predominantemente pessoas da zona rural do município. Na década de oitenta, o pároco local permitiu também a presença de mulheres.

Coité – Visando refletir sobre a Campanha da Fraternidade de 2011, que tem a questão ecológica e coloca em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais, em todo o mundo, de respeito pelo meio ambiente e, segundo a coordenação da campanha na CNBB, “um lugar em que Deus nos coloca, não só para vivermos e convivermos, mas também para fazer deste o paraíso com o qual tanto sonhamos”, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, havia programado uma caminhada, ou seja, uma procissão que caracterizava a do fogaréu, saindo da Igreja Matriz, até o Açude Itarandy no percurso de 3 km, porém teve que alterar o roteiro por causa das chuvas. Com velas nas mãos, os fiéis percorreram as ruas do centro.O açude de Itarandy há muito tempo vem sendo assunto de debates para que a população e o poder público se concientizem da sua preservação, pois é um local onde várias familias vivem do cultivo de hortas, mas enfrentam o problema da poluíção, ja que grande parte  do esgotamento sanitário da cidade é lançado.

Monte Santo – A Semana Santa no município de Monte Santo teve uma rica programação entre os municípios localizados no território do sisal. Com inicio na quarta-feira (20), com Via Sacra pelas ruas da cidade, a paróquia organizou uma programação que permitiu reviver as histórias de Jesus Cristo, aos pés do Monte da Santa Cruz..

Na quinta-feira (21), aconteceu ás 17h, a celebração da Ceia do Senhor com a reposição do Santíssimo Sacramento no altar reservado para as Adorações e em seguida a procissão do Encontro com o sermão do Padre e Canto da Verônica. As atividades aconteceram até 23hs com início dos turnos de Adoração.

Na sexta feira (22), acontecerá a celebração da Paixão do Senhor e a procissão do Senhor Morto, começando pela Praça Monsenhor Berenger, Rua Coronel Caldas, Rua das Flores, Rua Manoel Novais, Rua Hélcio Cardoso de Matos e Av. Luiz Eduardo Magalhães até a Igreja. Às 21h, a igreja permanecerá aberta para sentinela a Jesus Morto até meia noite.

No Sábado (23), ás 19hs, acontecerá a Benção do Fogo, preparando para Círio Pascal. Este ato será na área externa da Igreja e com o Círio Pascal aceso, os fiéis entram na igreja acendendo as velas que levam nas mãos. Após o ato, terá um show religioso com o Padre João Carlos.

A última atividade da semana santa será no domingo (24), com celebrações das missas ás 10hs e 19h30min.

Riachão do Jacuípe – Como de costume, a cidade de Riachão do Jacuipe celebrou a Semana Santa, com muito fervor e penitência. E marcando a data de tristeza, silêncio, oração, e vigília, foi apresentada uma encenação dos últimos momentos de Jesus Cristo na Terra. A peça contou com o apoio de jovens da comunidade Católica que encenaram os últimos passos de Jesus no mundo dos vivos.

A programação, foi bem diversificada e, segundo a coordenação, agradou ao povo e passou uma mensagem de fé em um dos tempos mais reflexivos e participados da crença do povo jacuipense. A peça contou com uma grande estrutura e a participação de pessoas preparadas para trazer para o dia de hoje a belíssima história que ocorreu há aproximadamente 2011 anos.

Jacobina – Aconteceu a Caminhada da Luz, evento que reuniu milhares de fiéis que subiram o monte do Alto Cruzeiro e de todos os cantos da cidade, pode ser visto o magnífico visual proporcionado pelas milhares de tochas, além de ouvirem os carros de som retransmitindo músicas religiosas ao longo do trajeto que começou na Igreja Matriz, percorreu as ruas do centro da cidade e terminou com a subida e chegada no Alto de Cruzeiro, numa serpente viva de luz, fogo e fé.

Este movimento que acontece todos os anos em Jacobina se consolida como referência para a comunidade cristã na região, impulsionando o turismo religioso, haja vista que nos últimos anos vem atraindo visitantes de outras partes do Estado, aumentando fluxo nos hotéis, comercio, movimentando a economia local e dando visibilidade a caminhada, que atraiu no ano passado mais de dez mil pessoas.

Por: Valdemí de Assis

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.