Vacinação contra gripe do idoso, também contemplará crianças e gestantes

A gripe é uma doença contagiosa, causada pelo vírus influenza, que se transmite de pessoa a pessoa através das vias respiratórias.

A Campanha de Vacinação Contra Gripe do Idoso acontecerá no período de 25 de abril a 13 de maio, e no dia 30 de abril, sábado, será realizado o dia “D” da campanha. Nessa edição, além das pessoas com mais de 60 anos, também serão vacinadas gestantes, crianças de 6 meses a menos de dois anos e todos os profissionais/trabalhadores de saúde.

Em 2010 em Conceição do Coité foram vacinados 80,59% da meta de idosos com mais de 60 anos, o que corresponde 5698  idosos. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que a cobertura atinja os 80%.

A gripe é uma doença contagiosa, causada pelo vírus influenza, que se transmite de pessoa a pessoa através das vias respiratórias. Geralmente provoca febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal-estar geral. Os indivíduos fragilizados, principalmente os idosos, têm sério risco de ser hospitalizados e até de morrer pela gripe e por suas complicações. Em pessoas saudáveis a eficácia da vacina chega a 90%. Os resfriados que são causados por outros vírus não são prevenidos por essa vacina. Algumas pessoas podem contrair gripe mesmo sendo vacinadas, porque já estavam contaminadas anteriormente, e a vacina precisaria de um tempo, em média duas semanas, para ter uma resposta satisfatória e impedir que o indivíduo tenha gripe. Porém, quando isso acontece, os sintomas são mais fracos, parecidos como os de um resfriado.

Todos os homens e mulheres com 60 anos ou mais de idade, mesmo aqueles que são cardíacos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, os que têm insuficiência renal e hepática, portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus HIV ou outro estado associado à baixa imunidade, devem tomar a vacina contra a gripe em qualquer posto de vacinação.

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso acontecerá no dia 30 de abril e os postos de saúde da sede e zona rural funcionarão das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia, o principal objetivo é reduzir, na população de 60 anos e mais a ocorrência da gripe e suas complicações. A Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde de Conceição do Coité destaca a importância dos idosos procurarem a vacina anualmente. “A vacina deste ano é outra, baseada nos vírus da gripe que circularam no país no ano passado e associado também ao vírus da Influenza A”, Vale lembrar que quem for fazer a vacina deve levar a carteira de vacinação e aproveitar a oportunidade para colocá-la em dia.

A vacina contra a gripe é produzida com base nas três cepas (subtipo de vírus). Essa combinação diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos. A vacina leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos. Os vírus presentes na vacina estão mortos e não podem se reproduzir e provocar a doença.

Fonte: ASCOM

comentários Esconder »
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.
veja também Ver todos »
Segundo a Sesab, 13 municípios têm mais propensão à transmissão espontânea da doença, são eles Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Baixa Grande, Ribeira do Pombal, Amélia Rodrigues, Valente, Camaçari, Salvador, Simões Filho, Capela do Alto Alegre, Ipirá, Nova Fátima e Pé de Serra.
O evento acontece de amanhã,31 de Julho a 04 de agosto de 2015, a cidade vai ser agraciada com workshop, oficina e apresentações culturais diversas, através de intercâmbios culturais.
A manifestação teve inicio por volta das 05h, às 10h45 foi liberada parcialmente enquanto uma comissão negociava com o prefeito Assis.