Vacinação contra gripe do idoso, também contemplará crianças e gestantes

A gripe é uma doença contagiosa, causada pelo vírus influenza, que se transmite de pessoa a pessoa através das vias respiratórias.

A Campanha de Vacinação Contra Gripe do Idoso acontecerá no período de 25 de abril a 13 de maio, e no dia 30 de abril, sábado, será realizado o dia “D” da campanha. Nessa edição, além das pessoas com mais de 60 anos, também serão vacinadas gestantes, crianças de 6 meses a menos de dois anos e todos os profissionais/trabalhadores de saúde.

Em 2010 em Conceição do Coité foram vacinados 80,59% da meta de idosos com mais de 60 anos, o que corresponde 5698  idosos. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que a cobertura atinja os 80%.

A gripe é uma doença contagiosa, causada pelo vírus influenza, que se transmite de pessoa a pessoa através das vias respiratórias. Geralmente provoca febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal-estar geral. Os indivíduos fragilizados, principalmente os idosos, têm sério risco de ser hospitalizados e até de morrer pela gripe e por suas complicações. Em pessoas saudáveis a eficácia da vacina chega a 90%. Os resfriados que são causados por outros vírus não são prevenidos por essa vacina. Algumas pessoas podem contrair gripe mesmo sendo vacinadas, porque já estavam contaminadas anteriormente, e a vacina precisaria de um tempo, em média duas semanas, para ter uma resposta satisfatória e impedir que o indivíduo tenha gripe. Porém, quando isso acontece, os sintomas são mais fracos, parecidos como os de um resfriado.

Todos os homens e mulheres com 60 anos ou mais de idade, mesmo aqueles que são cardíacos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, os que têm insuficiência renal e hepática, portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus HIV ou outro estado associado à baixa imunidade, devem tomar a vacina contra a gripe em qualquer posto de vacinação.

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso acontecerá no dia 30 de abril e os postos de saúde da sede e zona rural funcionarão das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia, o principal objetivo é reduzir, na população de 60 anos e mais a ocorrência da gripe e suas complicações. A Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde de Conceição do Coité destaca a importância dos idosos procurarem a vacina anualmente. “A vacina deste ano é outra, baseada nos vírus da gripe que circularam no país no ano passado e associado também ao vírus da Influenza A”, Vale lembrar que quem for fazer a vacina deve levar a carteira de vacinação e aproveitar a oportunidade para colocá-la em dia.

A vacina contra a gripe é produzida com base nas três cepas (subtipo de vírus). Essa combinação diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos. A vacina leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos. Os vírus presentes na vacina estão mortos e não podem se reproduzir e provocar a doença.

Fonte: ASCOM

comentários Esconder »
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.
veja também Ver todos »
A Loja fica no Shopping Dona Zinda no Centro de Coité
No outro jogo do grupo, Biritinga venceu Riachão do Jacuípe por 3 a 2.
A agenda viabilizará uma maior integração entre as ações e atores voltados à melhoria das condições de trabalho, além de promover a ampliação, criação e aperfeiçoamento das políticas do trabalho.