São Pedro de Retirolândia: coordenação faz os últimos ajustes para abertura da festa

Serão 21 apresentações entre a noite de sexta a madrugada de segunda-feira.

O São Pedro de Retirolândia, denominado Arraiá do Sisal, um dos mais tradicionais da Bahia, acontece neste fim de semana.  Nesta sexta-feira (1) acontece à abertura e prossegue até a madrugada de segunda-feira (4).

O largo do Centro de Abastecimento está sendo preparado e deverá receber em torno de 50 mil pessoas nos três dias de festa. Dois palcos foram montados lado a lado para não faltar animação.

De acordo com Rômulo Monteiro, secretário de administração e finanças do município, vem sendo uma missão árdua para organizar o evento, pois precisou realizar algumas mudanças no que diz respeito a localização de palcos e barracas, ele deixou a função que exerce e que foi nomeado, para ir para a praça se juntar ao pessoal de infraestrutura para fazer acontecer a festa, segundo ele, desde segunda-feira, fica até 01h30 da madrugada ajudando e discutindo ideias e executando as ações após passar pela aprovação do prefeito Bequinho.

“Mas tudo bem, a festa está praticamente pronta, cumprir um papel que não é meu, mas sou empregado do povo e vir pra cá ajudar na montagem, discutir com os barraqueiros, muitos se chateou comigo por ter realizado algumas mudanças, mas tenho certeza que eles não sofrerão nenhum tipo de prejuízo. As mudanças foram feitas para dar maior comodidade aos retirolandenses e aos visitantes que virão curtir a festa e para aqueles que preferem ficar a distancia terão maior visibilidade dos palcos”, justificou Monteiro.

Festa será paga com recursos próprios

O Governo da Bahia disponibilizou recursos para mais de 100 municípios em todo estado que tem a tradição de comemorar os festejos juninos.  Mas segundo Rômulo, embora o projeto enviado à Bahiatursa tenha sido aprovado, ficou impossibilitado em receber o dinheiro para ajudar nas despesas por causa de um problema na prestação de contas em 2008, pela gestão anterior.

Com isso a prefeitura irá ter que arcar sozinha com as despesas, que devem chegar a R$ 300 mil.

Rômulo disse também que este valor relativamente alto para Retiorlândia, ocorre porque envolve três festas: Santo Antônio, São João em algumas comunidades rurais e agora o investimento maior que é o São Pedro. “Mas o prefeito Bequinho está consciente e preparado para fazer a festa, ele vai está aqui todas as noites e apoiando no que for preciso”, garantiu o secretário.

Secretarias de Ação Social e Saúde também estarão participando diretamente da festa.

A ação social vem promovendo diversas atividades na Praça da Zebrinha desde terça-feira, que ganhou o nome neste período de Vila Encantada, envolvendo os membros do PETI, PROJOVEM, os idosos do CRAS, que se divertiram e dançaram quadrilha.

A secretaria de Saúde por sua vez estará com o posto médico ao lado da Delegacia de Policia e irá disponibilizar diariamente enfermeiros e técnicos em enfermagem para atendimentos básicos e distribuição de preservativos.

Segurança

Uma ação conjunta da Policia Militar, Civil e Guarda Municipal irá trabalhar para manter a segurança da festa nestes três dias. A PM da 4ª Cia de Conceição do Coité, comandada pelo Capitão Joilson Lessa, irá trabalhar com três patrulhas durante as noites, enquanto a delegacia que fica bem no meio do Arraiá, segundo a delegada Rosangela, além dela terá cinco agentes e um escrivão, entre 21h e 05h da manhã. Para cuidar da situação de menores e adolescentes dois membros do Conselho Tutelar estarão de plantão na delegacia.

Como surgiu o São Pedro

Segundo o escritor, advogado, cantor, compositor, e autor do Hino da cidade, Enézio de Deus, natural de Retirolândia, tudo começou de uma quadrilha beneficente, em prol do Ginásio retirolandense, brotou a tradição que alegra a cidade e aos visitantes há 45 anos.

Teve inicio no armazém da cordoaria de Pedro Pinheiro, depois passou a ser festejado no Mercado Municipal e com o crescimento migrou para a Praça 27 de Julho, que passou a receber o suporte da prefeitura. A mais tradicional festa passou a ser comemorada também nos clubes Sisalândia e Itatiaia.

Veja a programação para os três dias de festa

SEXTA dia 1º

Josélio Lima (19h), Orquestra Sanfônica de Serrinha (20h), Wagner e Luizinho (21h), Menina Faceira (22h), Seu Maxixe (0h), Diego Costa (02h) e Amor Suave (04h)

SÁBADO dia 2

Energia Music (19h), Forró do Sitio (20h), Zezinho da Ema (21h) Chicana (23h) Caciques do Nordeste (01h) Dengo Novo (03h)

DOMINGO dia 3

Bambans (16h),  Energia Axé (17h) Conect (18h) Brega & Vinho (20h), Cacá e Banda (22h) capital Só Forró (0h) Miseravões do Forró (02h) Musical Visão (03h30)

Por: Raimundo Mascarenhas

comentários Esconder »
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.
  1. sandra: 
    coite - 1 de julho de 2011
    esse sao pedro de retirolandia vai ser bom demais !!! parabèns prefeito.
  2. fuconaria publica: 
    retirolandia - 1 de julho de 2011
    meu caro romulo pessa mas sabedoria a deus e não venha com histórias cabulosas falando que esta festa vai ser paga com recursos proprios porq vc se refere que não tevem repasse de verba por problemas de contas da jestão de 2008 mas como podem ser se no ano de 2009 e 2010 tevem porq só agora vc fala isso, da mesma forma como falaram que pegara a prefeitura em uma situaçao de dividas como por exemplo o inss e eu tivem lá para pedir meu quiniz e eu não encontrei depito algun do periodo de adevaldo existem sim, mas não referente a este periodo então romulo se vc quer mas 4 anos comeca a trabalhar diferente para com que o vice prefeito bequinho, venha a ter mas carinho pelo povo porq muitas vezes vc é quem tá colocando tudo a perder... eu falo que bequinho e vice e porq vc é o prefeito... não é?
  3. Raquel: 
    1 de julho de 2011
    Deixa de forçar a barra rapaz. Nem o prefeito Bequinho tem a cara lavada de dizer que as atrações são ótimas, e que a estrutura é grande muito menos que a festa tá linda. Quem fala mal é porque quer uma festa a altura de sua tradição afinal essa festa é feita com o nosso dinheiro e o Prefeito ganha pra isso! O pessoal aqui tem razão a festa tá derrubada mesmo!
  4. thiago: 
    1 de julho de 2011
    coitada dessa paty deve ser uma jacu apaixonada seja corajosa e nao pise na praça nenhum dia apaixonada vai tomar outra surra em 2012 ai vai ficar qetinha que venha o sao pedro e 2012 BEQUINHO E MILTON
  5. SURPRESO: 
    GAVIÃO - 1 de julho de 2011
    A PERGUNTA É UMA SÓ??? QUEM RECEBE MAIS DINHEIRO? GAVIÃO OU RETIROLÂNDIA??? VEJAM OS CARTAZES DAS DUAS FESTAS E COMPAREM AS ATRAÇÕES. ENQUANTO RETIRO TRAZ SEU MAXIXE COMO UNICA ATRAÇÃO A PEQUENA GAVIÃO TRAZ ALCIMAR MONTEIRO, COLHER DE PAU, TORRES DA LAPA, CANINDÉ, DUAS MEDIDAS E TIO CHIQUINHO PARA A GURIZADA. FALA SERIO SECRETÁRIO!!! VC DEVE TÁ DE BRINCADEIRA!!! TREZENTOS MIL REAIS DE GASTOS???!!! O POVO NÃO É BURRo!!!
  6. Paty: 
    1 de julho de 2011
    É com essa programação domingo só vai ficar na praça o Prefeito e seus assessores. O festa horrível. Chegas logo 2012 Retirolandia ta morrendo de pressa.
  7. gil de mirinha: 
    salvador ba - 1 de julho de 2011
    eu não posso negar que sou saudosista, pretendo esta na região neste final de semana más quero ficar bem longe do são pedro de retirolandia so para manter na minha memoria os bons festejo que esse municipio já min propocionou.
  8. paulo: 
    1 de julho de 2011
    parabens ao prefeito bequinho linda festa otimas atraçoes grande estrutura e quem fala mal sao os apaixonados com dor de cotovelokkk o nome ja diz tudo uma festinha fraca com menos de cem pessoas só bobos sai fora to colocado é na rua que é do povo. valeu prefeitao BEQUINHO
  9. Alex: 
    Salvador/Retirolâdia - 1 de julho de 2011
    Este são pedro de 2011 com certeza.foi um dos mais fracos da historia de retiro com relação as atrações, e melhor voltar a festa do mercado do mijo onde, o inesquecivel e eterno TONHIZO,sempre fazia , mas o sao pedro não tem atração melhor de que agente rever nossos amigos na festa dos OS VAGABUNDINHOS onde não tem puliticagem que a mais de 15 anos ze de arnaldo faz,os conterranios que trabalham fora da cidade até fora do pais,e se encontra nessa terra maravilhosa, GOSTARIA PEDIR O CALILA NOTICIAS PODESSE COBRI A FESTA DOS VAGABUNDINHOS ESTE ANO SÃO 15 ANOS DE HISTORIA E DIVULGAR NO CALILA ONDE FAMILIAS TRADICIONAIS SE ENCONTRA ,SABADO DIA 02/07/2011 DAS 14:00 AS 21:00 DE PURO FORRO,
  10. jose aldair: 
    santaluz ba - 1 de julho de 2011
    não tenha duvidas que o melhor são pedro é retiro parabens antecipado que sejam todos de paz nesta...
  11. DIANA MOL: 
    Salvador Bahia - 1 de julho de 2011
    Com todo respeito....ACORDA GENTE.... TRÁS COISAS MELHORES.... QUE ATRAÇÕES MINCHURUCAS......MERECEMOS ATRAÇOES BOAS... CADÊ O SÃO PEDRO DESSA MARAVILHOSA CIDADE??????? ASSIM ESPANTA O POVO KKKKKKKKKKKK VEJAM O EXEMPLO DOS NOSSOS VIZINHOS...JORRO, ICHU,RIACHÃO SÃO DOMINGOS E BARREIROS QUE FARÁ UMA GRANDE FESTA NOS PRÓXIMOS DIAS...... ROMULO.... CADÊ O BOM GOSTO MEU FILHO????????????? QUE QUE É ISSO?????????
  12. OZÓRIO: 
    RETIROLANDI - 30 de junho de 2011
    so faltou a reportagem dizer que esse será um dos são pedros com atrações de menor destaque nacional da história .
  13. Retirolandense: 
    Retirolandia - 30 de junho de 2011
    Coloque os valores das bandas e estruturas, pois este valor de R$300.000,00 tem coisa.rsrsrsrs
  14. Retirolandense: 
    Retirolandia - 30 de junho de 2011
    Boa Noite! Romulo, vc parece que é esquecido... veja, este vai ser o terceiro "são pedro", e agora vc diz que tem problema de 2008, vou lhe perguntar, quanto foram gastos nos "são pedro" 2009 e 2010? e quais foram as fontes que pagaram as Bandas de "ANGELO SOM"?
  15. JOSÉCUNHA: 
    Retirolandia-bahia - 30 de junho de 2011
    Voto em Bequinho,mais esse Romulo manda em Retiro mesmo!!esta fazendo tudo sozinho e Mirando , Cacau e Alcione são filhos daqui ñ fazem nada??só faltou dizer q bancou a festa com recursos propios {bolso dele}ACORDA BEQUINHOOOO PARA Ñ CHORAR DEPOIS DO LEITE DERRAMADOOOO!!!!!!!!!!!
veja também Ver todos »
Os dois teriam passado o dia juntos curtindo no rio e a noite aconteceu a confusão
Os bandidos, que estavam a bordo de uma motocicleta, levaram celulares e dinheiro, além de uma moto pertencente a uma das vítimas.
Problemas na adutora têm deixado o abastecimento irregular.