retirolandia

quinta-feira, 30 de junho de 2011 19:10

São Pedro de Retirolândia: coordenação faz os últimos ajustes para abertura da festa

Serão 21 apresentações entre a noite de sexta a madrugada de segunda-feira.

O São Pedro de Retirolândia, denominado Arraiá do Sisal, um dos mais tradicionais da Bahia, acontece neste fim de semana.  Nesta sexta-feira (1) acontece à abertura e prossegue até a madrugada de segunda-feira (4).

O largo do Centro de Abastecimento está sendo preparado e deverá receber em torno de 50 mil pessoas nos três dias de festa. Dois palcos foram montados lado a lado para não faltar animação.

De acordo com Rômulo Monteiro, secretário de administração e finanças do município, vem sendo uma missão árdua para organizar o evento, pois precisou realizar algumas mudanças no que diz respeito a localização de palcos e barracas, ele deixou a função que exerce e que foi nomeado, para ir para a praça se juntar ao pessoal de infraestrutura para fazer acontecer a festa, segundo ele, desde segunda-feira, fica até 01h30 da madrugada ajudando e discutindo ideias e executando as ações após passar pela aprovação do prefeito Bequinho.

“Mas tudo bem, a festa está praticamente pronta, cumprir um papel que não é meu, mas sou empregado do povo e vir pra cá ajudar na montagem, discutir com os barraqueiros, muitos se chateou comigo por ter realizado algumas mudanças, mas tenho certeza que eles não sofrerão nenhum tipo de prejuízo. As mudanças foram feitas para dar maior comodidade aos retirolandenses e aos visitantes que virão curtir a festa e para aqueles que preferem ficar a distancia terão maior visibilidade dos palcos”, justificou Monteiro.

Festa será paga com recursos próprios

O Governo da Bahia disponibilizou recursos para mais de 100 municípios em todo estado que tem a tradição de comemorar os festejos juninos.  Mas segundo Rômulo, embora o projeto enviado à Bahiatursa tenha sido aprovado, ficou impossibilitado em receber o dinheiro para ajudar nas despesas por causa de um problema na prestação de contas em 2008, pela gestão anterior.

Com isso a prefeitura irá ter que arcar sozinha com as despesas, que devem chegar a R$ 300 mil.

Rômulo disse também que este valor relativamente alto para Retiorlândia, ocorre porque envolve três festas: Santo Antônio, São João em algumas comunidades rurais e agora o investimento maior que é o São Pedro. “Mas o prefeito Bequinho está consciente e preparado para fazer a festa, ele vai está aqui todas as noites e apoiando no que for preciso”, garantiu o secretário.

Secretarias de Ação Social e Saúde também estarão participando diretamente da festa.

A ação social vem promovendo diversas atividades na Praça da Zebrinha desde terça-feira, que ganhou o nome neste período de Vila Encantada, envolvendo os membros do PETI, PROJOVEM, os idosos do CRAS, que se divertiram e dançaram quadrilha.

A secretaria de Saúde por sua vez estará com o posto médico ao lado da Delegacia de Policia e irá disponibilizar diariamente enfermeiros e técnicos em enfermagem para atendimentos básicos e distribuição de preservativos.

Segurança

Uma ação conjunta da Policia Militar, Civil e Guarda Municipal irá trabalhar para manter a segurança da festa nestes três dias. A PM da 4ª Cia de Conceição do Coité, comandada pelo Capitão Joilson Lessa, irá trabalhar com três patrulhas durante as noites, enquanto a delegacia que fica bem no meio do Arraiá, segundo a delegada Rosangela, além dela terá cinco agentes e um escrivão, entre 21h e 05h da manhã. Para cuidar da situação de menores e adolescentes dois membros do Conselho Tutelar estarão de plantão na delegacia.

Como surgiu o São Pedro

Segundo o escritor, advogado, cantor, compositor, e autor do Hino da cidade, Enézio de Deus, natural de Retirolândia, tudo começou de uma quadrilha beneficente, em prol do Ginásio retirolandense, brotou a tradição que alegra a cidade e aos visitantes há 45 anos.

Teve inicio no armazém da cordoaria de Pedro Pinheiro, depois passou a ser festejado no Mercado Municipal e com o crescimento migrou para a Praça 27 de Julho, que passou a receber o suporte da prefeitura. A mais tradicional festa passou a ser comemorada também nos clubes Sisalândia e Itatiaia.

Veja a programação para os três dias de festa

SEXTA dia 1º

Josélio Lima (19h), Orquestra Sanfônica de Serrinha (20h), Wagner e Luizinho (21h), Menina Faceira (22h), Seu Maxixe (0h), Diego Costa (02h) e Amor Suave (04h)

SÁBADO dia 2

Energia Music (19h), Forró do Sitio (20h), Zezinho da Ema (21h) Chicana (23h) Caciques do Nordeste (01h) Dengo Novo (03h)

DOMINGO dia 3

Bambans (16h),  Energia Axé (17h) Conect (18h) Brega & Vinho (20h), Cacá e Banda (22h) capital Só Forró (0h) Miseravões do Forró (02h) Musical Visão (03h30)

Por: Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.