Aniversário de Coité I – Padre reivindica e prefeito assina ordem de serviço

O município de Conceição do Coité, localizado no território do sisal, completou nesta quinta-feira (07), 78 anos de emancipação política e a data foi comemorada com a celebração de uma missa na Igreja Matriz, uma caminhada das autoridades até o Centro Cultural Ana Rios, onde aconteceu o hasteamento das bandeiras, apresentações culturais e o pronunciamento do prefeito Renato Souza (PP).

 

 

A missa, que teve inicio ás 09h, foi celebrada pelo padre Charles Santana Bastos. Durante a homilia, ele aconselhou os políticos presentes que fizessem como o Rei Salomão e pedisse sabedoria a Deus para administrar com dignidade e trabalhassem para melhoria na qualidade de vida do povo em todas as áreas, com destaque especial para saúde e educação. Pediu que houvesse mais segurança na Praça Oito de Dezembro e inicio da Rua Padre Madureira, pois “até o padre tem medo de ficar na rua”, desabafou. Disse também que estar assustado com o crescimento da droga na cidade e pediu ao prefeito para criar oportunidade de trabalhos para estes jovens, bem como áreas de lazer.

 

Aos vereadores, pediu que mudassem o horário das sessões para que o povo possa participar e que fiscalize as ações da Prefeitura. “Desejo que seja fiscalizado e disciplinado os horários de carros de som na praça da matriz nos dias de sextas-feiras, pois nos horários de 10h ás 11h, é celebrada a missa para as pessoas que moram na zona rural e eles passam com volume alto atrapalhando a celebração”, afirmou padre Charles. Sugeriu ainda aos vereadores que criassem uma lei e pediu ao prefeito que sancionasse um projeto nas escolas do município, um “cantinho de oração ecumênica”, para que os alunos também neste espaço pudessem ser orinetados e aconselhado.

 O religioso elogiou os programas habitacionais implantados no município e denunciou a venda de casas do projeto recentemente entregue no anexo ao Bairro das Casas Populares. “Nós queremos seriedade na distribuição das Casas e que não sejam vendidas ou mesmo alugadas, pois elas foram construídas para quem não tem teto. Sei que no Brasil, tudo dar um jeito e queremos este jeito de fazer com que as casas sejam para quem está realmente precisando de casa”, desabafou.Ainda em forma de denúncia, ele disse que tem professores na rede municipal de educação que não estão dando exemplo da função que exerce e pediu a secretária Genilda Ramos que promovesse cursos e seminários de relações humanas com todo professorado.De acordo com o vigário, segundo pesquisa o povo respeita mais a Igreja Católica para depois outras coisas a exemplo da política. Para ele, Coité deveria ser o jardim do sisal, pela forma entusiástica do povo e finalizou convidando para a frente do altar, o prefeito Renato Souza, o vice Deraldo Ramos, os vereadores e os secretários, para a benção final. “Peçam a Deus, como fez Salomão, sabedoria e inteligência. Este é ultimo conselho que dou a vocês”, concluiu.

Outras atividades do feriado municipal

 

Desfile da BMEC – Após a celebração da missa, a Banda Marcial Escudeiros de Coité, puxou o desfile até o largo do Centro Cultural. Segundo Carlos Barros, presidente da Associação responsável pela administração da BMEC e instrutor da banda, o grupo tem 54 membros e foi fundado em 20 de julho de 2002, depois de percorrer as escolas do município e juntar os instrumentos que estavam abandonados. “Estamos tocando este projeto com dificuldade e só agora, cerca de um mês, conseguimos firmar um convênio com a Prefeitura, com duração até dezembro, para conseguir algum recurso que possa nos ajudar”, contou Barros.

O desejo de Carlinhos, como é conhecido, é o reconhecimento da comunidade, a exemplo de Cachoeira, que recebeu festivamente o grupo durante uma visita que eles fizeram aquela cidade. A entidade se reúne semanalmente, aos sábados, ás 16h, na Escola Antônio Bahia.

 

Atividades culturais – Alunos do PETI das comunidades de Salgadália e Goiabeira, do CRAS do Bairro da Pampulha e das Escolas de Bandiaçú, realizaram atividades culturais, onde entoaram hinos alusivos a Coité, contaram sua história e destacaram alguns pontos fortes da cultura local, a exemplo da quadrilha, apresentada pelos alunos de Bandiaçú.As bandeiras foram hasteadas a meio mastro, em função do luto, pela morte do ex-presidente da República, Itamar Franco, enquanto a Filarmônica Genésio Boaventura tocava o Hino Nacional Brasileiro.Prefeito assinou ordem de serviço.

O prefeito Renato Souza, foi o único a falar. Ele agradeceu a equipe de governo pela realização do evento e assinou ordens de serviços para construção de uma praça no final da Rua Duque de Caxias e a Praça da Bíblia, no inicio do acesso ao Bairro da Rua Nova. “Essas praças terão quiosques, pista de Cooper, parque infantil e, como casa da Praça da Bíblia, será construído um monumento em homenagem ao livro sagrado”, afirmou o prefeito.

 

Ele também assinou a ordem para iniciar, num prazo máximo de dez dias, a construção do novo cemitério, que será construído numa área de quatro tarefas e terá uma central de velório, bem como estacionamento e banheiros. “Não haverá festa para sua inauguração, porém entendo ser uma obra importante e bastante solicitada pela sociedade”, disse Souza ao CN.Segundo o prefeito, as obras que foram autorizadas, somada a Praça do Açudinho, que esta em andamento, somam R$ 400 mil de recursos próprios da Prefeitura.

Prefeito lembrou as ações de governo – Ao dizer durante o pronunciamento que o momento era de agradecimento, Renato lembrou que o município vem desenvolvendo um processo de crescimento desde que Hamilton Rios venceu a eleição pela primeira vez em 1972, seguido por Walter Ramos, Everton Rios e Tom Araújo. “Nós estamos continuando, pois fazemos parte desde grupo que trabalha por Coité”, afirmou o prefeito.Mostrando que hoje a situação é bem diferente, apesar de pertencer ao mesmo grupo político dominante há quarenta anos, Renato provocou a capacidade de pensar do público ao perguntar: “quem não lembra como era as Ruas dos Bairros da Mansão, do Bairro Abdon Rufino, Pampulha, Cruzeiro, Rodoviária e Cerâmica? Todas as ruas destes bairros estão calçadas ou calçando e as vidas das pessoas melhoraram e elas estão vivendo de forma mais digna.Esse grupo trabalha e vai continuar trabalhando”, concluiu o prefeito.Tom, Joselita Costa, chefe da 26ª Ciretran e seu pai Hamilton Rios.

Tom ao lado da chefe da- 26ª Ciretran Coité, Joselita e seu pai Hamilton Rios

Presença do deputado Tom Araújo – O deputado Tom Araújo, participipou da missa e chegou ao Centro Cultural acompanhado do seu pai, o ex-prefeito Hamilton Rios de Araújo. O parlamentar ficou satisfeito em vê o esforço da equipe do governo municipal para resgatar a cultura, principalmente pelos trabalhos sociais que estão sendo realizados nos Bairros da periferia.

Tom disse ao CN que as obras que foram autorizadas pelo prefeito são de muita importância, principalmente o cemitério, pois o atual foi construído ha mais de um século e não atende mais a necessidade do município. Ele também destacou o trabalho de continuidade do grupo e citou a pavimentação do bairro da Pampulha. “Quando fui prefeito, em fevereiro de 2001, calcei 100% das ruas daquele Bairro. O tempo passou, o barrio cresceu e agora Renato realiza um bom trabalho e calçou 100% das novas ruas, ai a justificativa de tantos anos o mesmo grupo no poder. É porque nós trabalhamos para quem mais precisa, ou seja, o objetivo do nosso grupo é melhorar a vida das pessoas”, concluiu.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas

comentários Esconder »
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.
  1. Geyslan Santos De Jesus: 
    Conc.do Cotié - 17 de julho de 2011
    Parabéns Coité pelos seus 78 anos de emancipação,minha cidade querida....
  2. passareli: 
    coite - 13 de julho de 2011
    Maria, pela amor de Deus, aprende a ler minina, O CALILA ja divulgou por diversas vezes o local onde será construido o novo cemiterio, mais vou repetir pra voce; SERÁ NA ESTRADA QUE LIGA COITE AO AÇUDE ITARANDI. tenho dito!!!! abçs
  3. Zenaide: 
    13 de julho de 2011
    Pelo que eu vejo, o povo não se fez presente na festa da cidade mostrando assim o discontentamento com o prefeito
  4. Residentes deste logradouro...: 
    Conc. do Coité - 10 de julho de 2011
    A Rua Osvaldo Amancio e adjacencias (próximo ao ginásio de esportes, Colégio Divino Mestre e Hospital Regional), estão completamente abandonadas pelo governo municipal, esgotos a céu aberto, buracos, animais pastando, etc. Estas ruas tem mais de 30 anos de existência, e mesmo estando no centro da cidade a prefeitura não está aí para o problema (só promessas, blá,blá,blá...). Muitas destas ruas que estão sendo calçadas e que foram citadas na matéria tem menos de 5 anos de existência, tem rua que recebeu nome oficial apenas no ano passado, e mesmo assim já estão sendo. Por que? Será que é porque ficam localizadas na periferia? (nada contra). E consequentemente renderão mais votos? Essa é a pergunta que não quer calar???
  5. Lucas: 
    10 de julho de 2011
    Renato vai construir um cemitério para enterrar o grupo poli´tico dos "vermelhos". É pior do que Tom. Muito pior.
  6. MARCOS: 
    coite - 8 de julho de 2011
    KD A SAUDE ? COMO SE COMEMORA ALGO, COM UM SITUAÇÃO DESSAS QUE COITÉ VIVI
  7. Mauro Gordiano: 
    8 de julho de 2011
    RENATO ESSE SIM, EU CONFIU..... Cade o PT de Assisinho nao teve nem poder pra colocar um cargo na ciretran..... presidente do PT quem fala muito faz pouco, o povo que vê é obra.... e nao defamação.... so pra o que tu presta.....
  8. maria: 
    Coité - 8 de julho de 2011
    Em que local vai ser construção do novo cemitério?
  9. Márcio: 
    Conceição do Coité - 7 de julho de 2011
    ISSO AI É PARA CALAR A BOCA DE PETISTAS BESTAS QUE ESTÃO EM BUSCA PELA "VIUVA" DE COITÉ QUE CHEGA A CALUNIAR O GRUPO DE VARIAS MANEIRAS!!!!TOMA ASSISSS!!! E SÓ LEMBRANDO QUE EM 2012 É 11 NELES! 11 11 11 11 11 11 11 11 E VAI CONTINUAR GANHANDO!!
veja também Ver todos »
O grupo gestor do trânsito de Conceição do Coité vai apresentar o projeto total de alteração do trânsito da cidade com a construção do asfalto e implantação da nova sinalização.
Assis foi um dos fundadores do PT de Coité. vereador mais bem votado na história, duas derrotas para prefeito e a grande conquista da prefeitura aconteceu em 2012.
Esse foi o 21º homicídio registrado em Coité no ano de 2014. Vítima faria 17 anos na próxima quarta (22)