domingo, 03 de julho de 2011 19:30

Arraiá do Banza – Festa marcada por grandes shows e bela apresentação de quadrilha

Um entrosado grupo de quadrilha fez uma brilhante apresentação que arrancou aplausos de centenas de pessoas presentes.

Numa demonstração de grande sintonia os componentes montaram uma colcha de retalhos para os noivos se deitarem

Terminou nas primeiras horas deste domingo (03) a 21ª edição do Arraiá do Banza e o 2º ano do São Pedro da Tradição, na cidade de Banzaê. As atividades festivas começaram na noite de quinta-feira, 30 de Junho, na Praça de Eventos Mãe Joana. Durante três dias, o município festejou o São Pedro, sendo que,  dois dias a festa aconteceu com apresentações de bandas conhecidas no Cenário Nacional e no terceiro dia, no sábado (02), foram realizadas apresentações e exposições culturais ligadas aos festejos juninos, com destaque especial para as quadrilhas.

Na quinta-feira os festejos foram abertos com Felipe André, natural de Sergipe, que marcou presença cantando os grandes sucessos da música Pop Sertaneja.

Após o sertanejo os festejos foi marcado com o grande show de Adelmário Coelho, considerado um dos principais forrozeiros e responsável pelo autêntico forró pé-de-serra no Brasil, o forrozeiro animou o público com canções que viraram história nos seus 17 anos de carreira. No repertório, as músicas do seu mais novo trabalho, o CD Basta Acreditar, um álbum com 15 canções inéditas e duas faixas bônus, a exemplo de Conectar o que?, música que virou hit do São João 2011 e também foi tema do clip  gravado no mês de maio em Praia do Forte. Numa demonstração de puro forró, Adelmário Coelho prioriza em suas apresentações os instrumentos base do forró, ou seja, sanfona, o triângulo e a zabumba, espalhando o verdadeiro ritmo nordestino.

A noite foi fechada com a banda Página Virada, um grupo que surgiu no município de Canudos e em pouco tempo conquistou uma legião de fãs que demonstraram que conhecem bem o trabalho e formaram um coral e cantaram juntos a música carro-chefe, Página Virada “rumo a um novo amor”.

Na sexta-feira (01), o forró pé-de-serra ficou por conta do Forrozeiro Chico de Oliveira, seguido da banda Gatinha Manhosa, que se destacou com a música “Leilão”, uma das mais executadas nas rádios de todo Norte/Nordeste e Sudeste do Brasil, sendo premiada com disco de ouro duplo. O show teve um repertório com músicas totalmente voltadas para o romantismo e todas na batida do forró.

Quarenta pessoas formam à banda Gatinha Manhosa entre elas 05 cantores, 09 músicos, 03 casais de bailarinos, técnicos, produtores, motoristas. Edson Lima, um dos idealizadores do grupo, afirmou que vem investindo em uma nova estrutura de cenário e iluminação e já foram gravados onze CD’s e cinco DVD´S, atingindo a marca de mais de um milhão de cópias vendidas.
Fechando com a banda Puro Desejo que sempre agrada ao público com seu repertório diversificado.

Na madrugada de sábado, após as apresentações das atividades culturais, aconteceu a apresentação do forró Romântico, com Nino Coutinho e a Banda Imortal, que proporcionou alegria para os forrozeiros apaixonados. Logo após subiu ao palco a banda Página Virada, um grupo que surgiu no município de Canudos e em pouco tempo o Forrozeiro Leôncio, resgatando a cultura local, seguido da Banda Chikerê e encerramento do Arraiá do Banza e o São Pedro da Tradição ficou por conta de Patrick Velozo e Zica.

Na madrugada de sábado, subiu ao palco a banda Página Virada, um grupo que surgiu no município de Canudos e em pouco tempo conquistou uma legião de fãs que demonstraram que conhecem bem o trabalho e formaram um coral e cantaram juntos a música carro-chefe, Página Virada “rumo a um novo amor”. Chikerê, encerrou o Arraiá do Banza.

Prefeita Jailma (agachada) não perdeu a oportunidade de participar com traje tipico à época

O que é o Arraiá do Banza – Segundo a prefeita Jailma Dantas Gama Alves, (PT), o projeto Arraiá do Banza, tem o objetivo de valorizar e resgatar a cultura local e brasileira, com apresentações de bandas do cenário do forró nacional, além de resgatar os festejos juninos e todas suas particularidades com apresentações e exposições culturais, dinamizar o turismo e “consequentemente nosso comércio, haja vista, sermos uma cidade de pequeno porte e está concentrada neste período um dos aumentos da nossa economia interna”, explicou.

“Em meio a esta colcha de retalhos deste povo tão singular por serem próprios e plural devido a grande diversidade, que o Projeto Arraiá do Banza foi criado para regatar nossa identidade cultural, promovendo apresentções de toda a comunidade, entretenimento e lazer”, concluiu Jailma.

Saiba mais sobre o São Pedro de Banzaê – Segundo o projeto que resultou na realização do “São Pedro da Tradição” e da festa tradicional festa do São Pedro “Arraiá do Banza”, elaborado pela professora Rita Simone, o município está no Território de Identidade no Semiárido Nordeste II e possui um celeiro de paisagens tanto naturais quanto culturais, haja vista em sua população ter a miscigenação das três raças: o índio, o negro e o branco.

“Estas convivem em um ambiente de harmonia e troca de saberes constantes, promovendo uma significativa diversidade cultural. Estes tendo em comum os festejos juninos, em especial o São Pedro, data festiva muito expressiva em nossa região e este ano pensamos em mais uma edição do Arraiá do Banza 2011, que aconteceu coberto de êxito. É uma festa, que já faz parte do legado cultural do povo de Banzaê.”, contou a professora Rita.

A festa idealizada por Pedro Militão, quando Banzaê ainda pertencia a Ribeira do Pombal, cresceu, porém manteve o costume da alvorada acompanhado pela banda de pífano e fogos de artifício anunciando os festejos juninos. Toda cidade ornamentada e este ano o tema central foi o casamento caipira, principal marco decorativo da Praça Nossa Senhora da Conceição.

Nas principais noites da festa durante apresentações de atrações conhecidas no cenário do forró nacional, segundo a coordenação do evento, mais 20 mil pessoas lotaram a Praça Mãe Joana, distribuídas em três dias de festa. “Também não podemos esquecer ás apresentações culturais, como: quadrilhas, desfile de carroças, casamento caipira e exposição de barracas com comidas típicas artesanato, crendices, formas de se vestir, brincadeiras, jogos, mitos, lendas, utensílios diversos”, lembrou Devid Matos, diretor de cultura do município. Ele destacou o apoio da prefeitura para confecções das roupas usadas pelas pessoas que participam das quadrilhas e fez questões de frisar que a prefeita Jailma Dantas, participa pessoalmente de todo este trabalho. “Esta é a verdadeira festa, dois em um e consideramos um referência para nossa terra”, concluiu Devid.

A prefeitura presenteou os melhores casais caipiras que se apresentaram no tradicional São Pedro, ficando em terceiro lugar os representantes da Escola Municipal Palmares, em segundo, a Escola Alfredo Macedo e primeiro lugar o prêmio foram entregues pela prefeita, a Escola José Dionisio de Oliveira, (foto).

Após as apresentações das atividades culturais, aconteceu a apresentação do forró Romântico, com Nino Coutinho e a Banda Imortal, que proporcionou alegria para os forrozeiros apaixonados.

Prefeita recebe amigos-Na segunda noite do arraiá, a prefeita Jailma Dantas e o esposo Marcão receberam amigos e correligionarios  em sua residência, onde promoveram um jantar. Dentre os presentes, destacamos os deputados estaduais Fátima Nunes (PT) e Aderbal Caldas (PP), o deputado federal José Nunes e os vereadores Adriano, Vanderlei, Galego Corinthiano, Cido de Zezi e Joãozinho, secretários municipais e lideranças comunitárias, vice-prefeito de Ribeira do Pombal Dr. Jairo, presidente do PT pombalense Dionizio e os pré-candidatos a prefeito em 2012, vice-prefeito Têca, Cicinho, Dedé e Patrícia Nascimento.

A festa foi realizada com patrocínio do: GOVERNO ESTADUAL/SECRETARIA DE TURISMO/ BAHIATURSA/GOVERNO FEDERAL/BANCO DO NORDESTE

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas, Bruno Matos e Google



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.