geral

domingo, 17 de julho de 2011 17:29

CN no ar

Tivemos que fazer duas investidas em servidores diferentes numa mesma semana.

Prezado (a) gostaraimos de pedir desculpas mais uma vez, pelos transtornos que culminou na saída do site do ar, por praticamente uma semana. Foram sete dias de angustia e noites mal dormidas para solucionar o problema.

Mas nem tudo na vida são flores, estamos há seis anos no mercado e só evoluimos. Um dia, logo nos primeiros meses de criado o (CN), ninguém acreditava na internet, as pessoas davam as costas quando buscavamos publicidade, foi complicado, mas a diretoria do CN tem algo muito forte que é a persitência, e alcançamos um importante destaque entre os grandes sites da Bahia. Atualmente recebe cerca de 200 mil visitas / mês, o único portal pelo menos no nordeste da Bahia, que se desloca para outras cidades, numa distância de até 300 km de sua sede, Conceição do Coité. É facil manter um site de dentro de casa, pegando informações e fotos dos outros, dificil é fazer uma viagem as seis da manhã e retornar à meia noite, tomar banho e sentar na frente do computador para postar as materias.

Até que o motivo não poderia ser encarado com chateação, pois exigiu uma mudança radical.  Comparamos o site com a parábola da semente que diz “Eis que o semeador saiu a semear. E quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;

E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
Mas vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.

E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram, e sufocaram-na.

E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.

Na minha reflexão, duas frases dessas tem muito a ver com o CN.

A reflexão, “parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
Mas vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.

O site cresceu realmente muito rápido e não nos preparamos para isto, então ficou sem raiz, essa raiz foi a falta de boa estrutura no servidor, mas acabamos de construir sobre terreno bom.

Outro ponto importante do solo bom, parece com o cresente numero de acessos, “caiu em terra boa um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Na linguagem atual é a credibilidade e a confiança de que nos acompanha.

Mas não queremos nem de longe dizer que a nossa semente é igual aquele que brotou em solo bom, ao ponto de nunca mais ter problemas, esse solo do mundo virtual não é confiável, tanto quanto o da semente, mas, diriamos que adubamos melhor, e estamos mais firmes para adiquirir ainda mais confiança.
 
Outra coisa importante que podemos ressaltar é que a internet praticamente não tem custos para manter um site no ar, taxas muito baixas de servidor e o que mais onera são os deslocamentos para fazer reportagem. O CN investe alto e está dentro das exigencias fiscais e tributarias da Receita, Fazenda do Estado e Municipal.

Obrigado a você que demonstrou preocupação, telefonando, através de e-mail, MSN, Orkut, Fecebook, e até mesmo pessoalmente, buscando informações do que havia acontecido.Tivemos que fazer duas investidas em empresas e servidores diferentes, mas neste trajeto a situação foi muito complicada, existe uma tal de migração, que consiste em transferir tudo que está em um servidor para o outro e como se faz uma mudança de uma casa ou pintar um automóvel, precisa sair colocando, estofados, lanternas, fiação, tudo nos seus devidos lugares, assim acontece com o site, precisou colocar todas as fotos, materias, comentários, enfim tudo que é visto aqui precisou ser colocado.

E o pior de tudo isso, é que pouca gente conhece esse processo. Espero dá novas explicações daqui há 20 anos, mas para isso preciso contar também com nosso técnico e competente Hugo Ribeiro, (Huguinho) que passou horas e horas na frente do computador em contato com os tecnicos do servidor em São Paulo, valeu mesmo! Nossos sinceros agradecimentos Hugo.

Obs: Todas as materias feitas  no período que o site esteve com problemas estão sendo postadas e podem ser lidas pelo editorial.

 Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.