conceicao-do-coite

sexta-feira, 15 de julho de 2011 16:55

Coité: Capitão externa muita emoção ao receber moção de aplauso na Câmara

Joilson Lessa é natural de São Gonçalo dos Campos e está a frente do comando da Policia da 4ª Cia com sede em Coité há 8 anos.

O capitão PM Joilson Lessa da Costa, comandante da 4ª Cia da Policia Militar, sediada em Conceição do Coité, tendo como subordinados os pelotões e PPMs das cidades de Santaluz, Valente, São Domingos, Gavião, Retirolândia e Ichu, viveu mais um momento de grande emoção em sua vida, quando teve seu trabalho reconhecido por unanimidade pela Câmara Municipal de Conceição do Coité, numa cerimônia realizada no auditório da Casa Legislativa na noite de quinta-feira, 14.

Na fileira da frente a Brigada Voluntária a mãe do comandante Eudália Lessa, a irmã Sandra Lessa e a esposa Arivanda

A Sessão Solene não podia ser diferente no que diz respeito ao público que lotou as dependências, e que foram formadas principalmente por pessoas que convivem o dia a dia preocupadas com a segurança, e lá estavam dezenas de soldados, policiais civis e do grupamento da Brigada Militar, que atuam na disciplina e em defesa da vida. Representantes da sociedade civil  e familiares do homenageado estiveram atentos a cada orador que usou a tribuna para falar do amigo e conterrâneo Joilson Lessa, conterrâneo por ter recebido anteriormente o título de cidadão coiteense, que foi referenciado pelo vereador Edevaldo Santiago Ramos, que disse que a moção foi o complemento do reconhecimento de um grande trabalho que o militar desenvolve desde sua chegada. Presente também na solenidade, presidentes das Câmaras de Vereadores de Ichu, Valente e Retirolândia, Conselhos Comunitários de Coité, Riachão  do Jacuípe e Retirolândia, o ex-prefeito de Conceição do Coité Vertinho e sua esposa e secretária de Educação Genilda Mota, ex-vereadores e lideres comunitários da zona rural.

A homenagem foi idealizada pelo vereador Samuel Araújo, que fez requerimento e teve aprovação dos demais companheiros, depois de entregar a moção, Samuel usou da tribuna para dizer que sente orgulho em morar numa cidade que tanto ama e ter a frente uma pessoa cuidado da segurança como capitão Lessa.  Reconheceu que é difícil a tarefa, porque a cidade cresce, sua população aumenta e entra na estatística dos grandes centros, mas considera ainda muita tranqüila se comparada com outras do mesmo e até de maior porte.

Esteve presente alem  dos soldados, o tenente Peixinho  e o capitão Adauto Sena (a esquerda de Lessa) que representou o comando do 16º Batalhão e do CPRL de Feira de Santana, que ao usar da tribuna disse não desmerecer a boa iniciativa do vereador Samuel Araújo e dos demais verdores o reconhecimento, mas que para  ele não era nenhuma novidade o que foi falado em relação a grande personalidade  do comandante, com quem tem afinidade além de companheiro de farda, também familiar, por serem compadres.

Joilson Lessa é uma figura que se enquadra na atual conjuntura da policia militar, “Policia Comunidade” que visa aproximar a policia da população, para que haja mais inteiração e afinidade, não a imagem que se tinha no passado como foi lembrado por Eduardo Mamede, presidente do Conselho Municipal de Segurança – CONSEG, que fez comentário do medo que as pessoas tinham da policia, e que hoje há uma boa liberdade para o tratamento e uma resposta recíproca do militar. Segundo Mamede essa melhora foi visível com a implantação do Conselho na cidade, cuja idealização foi de Lessa, como é tratado.

Muitas lágrimas

O capitão está em conformidades com o anseio da corporação que o militar é humano, tem família e sensibilidade, os itens citados estiveram explícitos na sessão, a figura simples é símbolo de pessoa humana. A família esteve presente, contando com a presença além da esposa e filhos que residem na cidade, a sua mãe é irmã que se deslocaram de São Gonçalo dos Campos para se emocionarem ao ver as lágrimas do esposo, pai, filho e irmão ilustre.

Lessa dentro dos seus agradecimentos pediu a sua tropa para ficar de pé e disse que dividia aquela honraria com todos os soldados da 4ª Companhia bem como toda sua familia.

O lenço foi usado pelo menos quatro vezes ao usar o microfone para contar um pouco a sua trajetória de vida e para agradecer a boa receptividade que teve e está tendo em Coité. Ele que ao ser informado que iria trabalhar numa cidade que não sabia pra que lado ficava e buscou informação que ônibus pegava para chegar até aquela cidade que iria lhe acolher  e ao perceber o tamanho da responsabilidade que estaria assumindo teve a humildade de se aproximar das pessoas e sobretudo dos militares em busca de informações e hoje, como disse Eduardo Ferreira, secretario da Fazenda que esteve representando o prefeito Renato Souza, ver com muita alegria esta pessoa fazendo palestras em escolas para crianças e adolescentes.

O Capitão Lessa usa ações pedagógicas em sua maneira de lidar com a comunidade”, disse o secretário.

O presidente da câmara José Jailmo, (Nego Jai) na condição de militar da reserva, disse que foi um dos primeiros a ser procurado por Lessa para  a orientá-lo  das características das pessoas da cidade seu anseios. Contou com humor da aparência física do oficial com o jogador do Santos e da Seleção Brasileira Robinho que logo ganhou o apelido.

Nego Jai fez um breve resumo da atuação do comandante, narrando passo a passo das benfeitorias do oficial frente ao comando da 4ª Cia, com destaque especial pela criação e incentivo do CONSEG que tem acompanhando de perto, cuja fundação aconteceu quando ainda era tenente e para marcar a subida de posto de capitão, lançou o PROERD  que tem realizando um trabalho extraordinário nos ensinamentos as crianças e adolescentes, o mal que tem provocado as pessoas que trilham pelo mundo das drogas e da violência. Jai contou emocionado que um certo dia estava ao lado de Lessa e viu um garoto de um bairro periférico  se aproximar do capitão e bateu continência para ele. Era uma criança aluna do PROERD que está aprendendo a disciplina, aquele garoto e mais uma centena já foi formada na primeira turma  ou está sendo acompanhada nesta nova fase pelo soldado Leandro que ganhou o carinho e a confiança do militar.

Saiba mais que é esse cidadão

O Capitão PM Joilson Lessa da Costa é natural de São Gonçalo dos Campos, casado e pai de dois filhos. É licenciado em matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

Ingressou na Polícia Militar da Bahia no dia 20 de setembro de 1999, como Aluno Oficial PM. Foi declarado 1º Tenente PM no dia 20 de dezembro de 2002.

Chegou a Conceição do Coité no dia 16 de janeiro de 2003, assumindo o comando da 4ª Cia/ no mês de abril do mesmo ano.Foi promovido a Capitão PM no dia 02 de julho de 2009.

Realizou os Cursos Básicos de Gerenciamento de Crises. Possui o curso de Promotor Nacional de Polícia Comunitária, curso realizado no Estado do Ceará.

                                                                                                                                                                                                 

Texto e fotos: Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.