conceicao-do-coite

domingo, 17 de julho de 2011 10:12

Coité: prefeito autoriza construção de Praça no Povoado de Boa Vista

O prefeito disse também que irá pavimentar todas as ruas da comunidade.Antes de se reunir em Boa Vista, Souza assinou ordem de serviço para pavimentar as travessas Izidro Bispo e Gildásio Ferreira, no Bairro dos Barreiros

Ao lado do vice Deraldo Ramos, o prefeito exibe a assinatura da ordem de serviço

O prefeito de Conceição do Coité, Renato Souza (PP), esteve reunido na noite de sábado (16), com os conterrâneos,  moradores do Povoado de Boa Vista, quando na oportunidade autorizou a construção de uma praça e determinou ao secretário de infraestrutura, José Venandro, “Landinho”, que a mesma fique pronta no inicio de novembro, pois quer inaugurar no quinto dia do mês, coincidindo com a tradicional cavalgada da lua.

Serão investidos R$ 105 mil na obra, que terá um coreto, que funcionará de palco para os eventos festivos, uma área para shows, moderna iluminação e, segundo Ladinho, a Construtora Clariant foi à vencedora da licitação e deverá iniciar os serviços esta semana. O secretario disse ao CN que é possível aprontar a obra dentro do prazo pedido pelo prefeito e o cronograma deverá ser cumprido.

Natural da Comunidade de Boa Vista, Renato Souza tem muitos parentes e conhece “pelo nome” todos os moradores da comunidade. Ao iniciar o discurso, ele disse que aquele momento era histórico para sua vida pública e que reconhece que sua gestão tem feito muitas ações que vem melhorando a vida dos moradores, porém, é pouco e tem a intenção de fazer muito mais. “Vamos construir aqui em Boa Vista a praça mais bonita do município de Conceição do Coité”, externou Souza enquanto era aplaudido pelos seus “conterrâneos”.

Ele prestou conta das ações na comunidade, lembrando o atendimento médico-odontológico que são prestadas diariamente, as residências que foram construídas para famílias carentes, os trabalhos sociais que são prestados em toda região, o apoio à revitalização da cultura do sisal, principal fonte de sobrevivência dos moradores e garantiu que irá pavimentar todas as ruas do povoado. “Não ficará uma só rua desta comunidade que não será calçada. Vou calçar toda Boa Vista”, afirmou o prefeito.

Souza disse ainda durante a reunião, que fará tudo que necessitar na Boa Vista e isto só é possível porque faz parte de um grupo forte que administra Coité há quatro décadas e começou por Hamilton Rios, de quem tem profundo respeito, admiração e compromisso de continuar seu trabalho.

O chefe do executivo garantiu que já tem o dinheiro para execução da obra, que será totalmente construída com recursos próprios. “Sou grato ao secretário da Fazenda, Eduardo Ferreira da Silva, pois tem conseguido arrecadas e com muita segurança e respeito ao dinheiro público, estamos usando a serviço do povo e na sua melhoria de vida”, disse o prefeito. Para Renato Souza, Eduardo Ferreira é o melhor secretário de Fazenda que o município já teve.

A praça terá o nome de “Dona Filó” – O prefeito colocou para a comunidade sua ideia a respeito do nome da praça, que homenageará a primeira moradora do lugar e que tem vinculo com todas as gerações que viveram ou vivem no povoado. “Esta praça será uma homenagem a “dindinha”, “tia” ou avó, com queiram chamar, Dona Filó”, falou Souza. De forma unânime, a ideia foi aprovada.     

“Dona Filó”, como era conhecida Floripes Mateus de Souza, que em abril de 2012 completará 17 anos de morta, teve 07 filhos, dos quais 02 já morreram e 05 estão vivos e todostem  ligações com a comunidade. Ela faleceu aos 90 anos e tinha grande devoção a Santo Antônio, padroeiro da comunidade. Um dos sonhos da matriarca era a construção do cemitério da Boa Vista e quando faleceu ainda não havia sido construído e ela foi a primeira pessoa a ser sepultada na comunidade numa área de terra ao lado da Capela. “Vamos homenagear por tudo que ela representa, pela vida dedicada à comunidade e ao seu povo”, concluiu Souza.

O prefeito agradeceu o apoio recebido dos vereadores da sua base, dentre eles, o presidente da Câmara José Jailmo Pereira (PHS),  Samuel Araújo (PP), Elizane Cana Brasil (PSDB) e José Anaedson Reis Mota (PSDB), “Nai de Bandiaçu”, um dos mais votados na eleição de 2008, que estavam presentes no evento. Ele citou também os nomes dos demais vereadores, mesmo ausentes.

Falando de política – O ex-vereador Roque Lopes de Santana (DEM), conhecido por Roque Moto Taxi, fez a leitura de um cordel, onde externou a vida do prefeito Renato Souza, que começou trabalhando em motores de sisal, depois foi trabalhar como balconista numa lanchonete em Salvador, retornou a Coité como comerciante no ramo de alimentos no Bairro do Açudinho, foi secretário da Agricultura, vice-prefeito, agora prefeito e o cordel terminou lançando seu nome para reeleição.

O deputado Tom Araújo (DEM), lembrou as criticas que o prefeito foi vítima por parte da oposição nos últimos dias, onde tentaram até denegrir sua vida pessoal. O parlamentar disse ao prefeito para ser forte e superar essas ações da oposição.

Renato Souza disse que não se preocupa com adversário, pois não tem tempo para isso. “Nem eu e nem os meus assessores e secretários, pois queremos trabalhar, trabalhar e trabalhar até o último minuto do mandato”, afirmou Souza.

Quem mais construiu praças – Num diferencial em relação com as gestões anteriores, o mestre de cerimonial Ramirez Mota lembrou ao público que Renato Souza foi o prefeito que mais construiu praças no município e que há mais de três décadas, nenhum prefeito havia realizado este tipo de ação. O referencial parece que não agradou a alguns integrantes do grupo, que, apesar de acompanhar os eventos de Souza, seguem orientações de ex-prefeitos ou líderes das alas existentes dentro do grupo “vermelho”, implantado em 1972, pelo ex-prefeito Hamilton Rios. E se a colocação for verdadeira acabou ofendendo o próprio grupo que tem 40 anos no poder.

Emério quer a Praça do Forró em Juazeirinho – “Renato ainda não colocou uma pedra no meu Juazeirinho”, reclamou o ex-deputado Emério Resedá (PDT). O pedetista quer que a prefeitura construa a Praça do Forró onde possam ser realizados os festejos juninos, principal festa da comunidade. O prefeito ouviu e pediu paciência, pois irá calçar ainda este ano, a conhecida e que tanto reclamam de infraestrutura, a Rua Nova da comunidade.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Val César



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.