Monsenhor Ettore Dotti é ordenado Bispo na Diocese de Serrinha

Foi a primeira cerimônia de ordenação de um Bispo na Diocese de Serrinha que tem apenas 6 anos de criada.

Na última sexta-feira, 22, às 18h na Catedral Senhora Santana, na Diocese de Serrinha, ocorreu a Missa de Ordenação Episcopal de Monsenhor Ettore Dotti, presidida por Dom Ottorino Assolari, bispo da Diocese de Serrinha. Dom Ettore Dotti foi nomeado Bispo por Vossa Santidade Bento XVI no dia 1 de julho de 2011 para a recém criada Diocese de Naviraí, MS.

A cerimônia foi carregada de momentos fortes. A presença de doze bispos da Bahia, Sergipe, Paraná e Mato Grosso do Sul expressou a unidade da Igreja. Estiveram presentes o Arcebispo de Feira de Santana, BA, Dom Itamar Viam, Arcebispo de Vitória da Conquista, BA, e presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB, Dom Luiz Gonzaga Pepeu, o Arcebispo de Aracaju, SE, Dom José Palmeira Lessa, o Arcebispo de Cascavel, PA, Dom Mauro Aparecido dos Santos, o Bispo de Alagoinhas, BA,  Dom Paulo Romeu Bastos, o Bispo Emérito também de Alagoinhas, BA, Dom Jaime Mota de Farias, o Bispo de Paulo Afonso, BA, Dom Guido Zendron, o Bispo de Senhor do Bonfim, BA, Dom Francisco Canindé Palhano, o Bispo de campo Mourão, PR, Dom Franciso Javier Delvalle Paredes, o Bispo de Dourados, PA, Dom Redovino Rizzardo, o Bispo de Eunápolis, Dom José Edson Santana Oliveira, e o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Newark, Nova Jersei nos Estados Unidos e natural da cidade de Nova Fátima na Diocese de Serrinha, Dom Edgar da Cunha.


Também estiveram presentes 40 padres de diversas regiões da Bahia e do Brasil e também da Itália. Outra presença marcante foi da família e amigos italianos. Todos os fiéis presentes ficaram encantados com o ritual de ordenação que iniciou com a invocação ao Espírito Santo com o cântico Veni Criator. Na sequência, foi apresentado o eleito, pelo Pe. Jair Görlach, pároco da fFutura Catedral da Diocese de Naviraí. Outro momento forte foi a leitura da Bula Papal pelo Vigário Geral da Diocese de Serrinha, Pe. Antônio Elias Cedraz. Logo em seguida Dom Ottorino Assolari, Bispo de Serrinha, por meio da homilia, enfatizou a importância do ministério Episcopal para a Igreja e o seu múnus – Governar, Ensinar e Santificar. Em seguida, após a confirmação do Monsenhor Ettore Dotti, ocorreu a Prece Litânica em que a Igreja peregrina na terra se une a Igreja Celeste.

O ritual seguiu com a imposição das mãos e a prece de ordenação, a unção da cabeça e entrega dos evangelhos e das insígnias.

Outro momento forte foi a benção Episcopal do então Dom Ettore Dotti a todos os fiéis presentes na Catedral. Por fim, os agradecimentos foram expressos por Dom Mauro Aparecido dos Santos, Arcebispo de Cascavel, pelo Pe. Michelangelo Moioli, Superior Geral da Congregação da Sagrada Família de Bérgamo a qual pertence Dom Ettore Dotti. Em seguida falou o Pe. Charles Bastos, representante do clero de Serrinha e o Pe. Jair Görlach representante do clero de Naviraí. Por fim, comovendo a todos por sua simplicidade, Dom Ettore Dotti expressou sua gratidão e os desafios que espera na nova missão. “Para mim é um novo recomeço onde me entrego nas mãos de Deus com a minha pequenez diante do tamanho do desafio proposto” disse Dom Ettore.

Outro momento forte foi o agradecimento de Dom Ottorino Assolari por ter sido padre do clero da sua diocese, por ser da mesma congregação e por ter sido seu noviço no seminário, laços que se transformaram em uma sólida amizade.
Foi a primeira cerimônia de ordenação de um Bispo na Diocese de Serrinha que tem apenas 6 anos de criada. Acontecimento histórico que deixou um sentimento de gratidão e da certeza da presença da graça de Deus na Igreja de Serrinha.

                                    Por Pe. George Roberto dos Santos e Robson Cordeiro – Pastoral da Comunicação da Diocese de Serrinha-BA.

comentários Esconder »
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.
  1. Leigo: 
    Candeal - 28 de julho de 2011
    QUEM DERA O PAPA ESCOLHESSE PARA BISPOS EXCELENTES PADRES BRASILEIROS QUE CONHECEM TÃO BEM NOSSA REALIDADE, MAS ROMA PRECISA GARANTIR A CONTINUIDADE DE SUA SUPREMACIA E SÓ CONFIA EM QUEM GERALMENTE NÃO QUESTIONA SUAS CONTRADIÇÕES. EM TODO CASO, BOM TRABALHO PARA ETTORE!
veja também Ver todos »
Segundo agência de notícias AFP, as vítimas eram dois bebês, de oito meses e dois anos, e a mãe de ambos. O esposo e sobrinho do Papa está internado em estado grave.
A missa foi de comemoração e de inicio de uma possível despedida da paróquia coiteense.
São quase três assassinatos por mês no município.