biritinga

domingo, 17 de julho de 2011 03:30

Poucas e boas na inauguração da estrada de Biritinga – Que Zé Filho que nada!

Mais uma vez os repórteres "olho vivo" do CN estiveram acompanhando o que muita gente talvez não percebe

“Que Zé Filho, que nada! – O que tem a ver Zé Filho, um dos pré candidatos a prefeito de Riachão do Jacuípe com a inauguração de estrada Serrinha/ Biritinga? Pois bem,  Zé Filho foi lembrado pelo vice governador Otto Alencar, quando o governador Jaques Wagner em seu discurso resolveu chamar “Zé Barbeiro” de Riachão do Jacuípe para comentar sobre o importante trabalho realizado com a cirurgia de catarata e que “Zé Barbeiro”  estava ha cinco anos sem enxergar e voltou a ver a luz. Wagner perguntou? Quer falar alguma coisa Zé? Enquanto o “barbeiro de profissão, se arrumava para falar, ao pegar o microfone, Otto perguntou: e Zé Filho?  “Que Zé Filho, que nada! Respondeu. Wagner olhou com um ar de espanto e ao mesmo tempo de humor, para seu vice como se dissesse:” você colocou Zé Filho no rabo de foguete!

Zé Barbeiro foi levado para Biritinga pelo vereador Ninho Moto Boy, oposição ao prefeito Laurinho que deve lançar Zé Filho, entendeu agora o porque da reação de Zé Barbeiro? Mas Otto por sua vez não agiu de má fé, já que é amigo pessoal de Zé Filho.

 

Abraço fraterno em Renato – A afinidade do prefeito de Coité Renato Souza com o governador Jaques Wagner é nítida. O governador que ja cansou de dizer que seus convidados entram pela porta da frente, mesmo deixando um certo desconforto daqueles que comeram sal e levaram poeira na cara desde o inicio da caminhada, o governador tem mantido. Tem algo muito positivo nisso tudo, passou as eleições e ele continua dando a mesma atenção, independentemente do partido. Renato Souza prefeito de Coité que derrotou Assis do PT “que comeu sal com Wagner e levou poeira na cara” por ser do PP que apoiou o governo, assim que o PMDB se afastou, Souza se aproximou do governo e foi bem recebido, e isto continua. Ha quem diga que o governador não subirá no palanque de do PT , nem do PP nas eleições municipais.

Prefeito que não faltou – Das últimas visitas do governador Jaques Wagner aos territórios semiárido nordeste II, Jacuípe e do sisal, Biritinga bateu recorde em número de prefeitos. Lá estiveram Renato Souza (PP), de Conceição do Coité, Carlos Santiago (PMN), de Ichú, Cecilia Petrina (PT), Itiuba, Maria Edineide, (DEM) “Nenca”, de Araci, Osni Cardoso (PT), Serrinha, José Arivaldo Ferreira Soares (PTB), Nova Soure, Joselito Júnior (DEM), Santaluz, Arivaldo dos Anjos (DEM), Lamarão, Ranufo Gomes (PMDB), Cansanção, Adailton Leão (PP), Água Fria e Tércio Nunes (PDT), Teofilândia. Outra novidade foi à presença da maioria dos vices e de estranha foi à ausência do prefeito Joaquim Berlamino Cardoso Neto (PR), do vizinho município de Sátiro Dias.

Emerio com a bola toda – Ele era o representante de Biritinga na assembleia legislativa, com seu afastamento para apoiar seu genro Tom, ele conseguiu transferir seus votos, mas Tom que é o deputado da cidade e do prefeito, e opositor ao governo, nem perto chegou durante a visita do governador, restou Emerio Resedá se fazer presente no palanque, e olha que se mostrou bem na foto, primeiro ao ser cumprimentado pelo governador que fez um cochicho em seu ouvido, depois quando foi cumprimentar todos os 11 deputados presentes a falar do nome de Emério, ele foi o mais aplaudido. Certamente naquele momento sentiu saudades de ser deputado, cargo que ocupou por duas décadas.

Encontro de caciques – Os dois caciques da política do município de Araci se encontraram na recepção de Biritinga. Zé da Fó e Edvaldo Pinho chegaram atrasados ao ato da inauguração, porém vieram acompanhados de muita gente, entre vereadores e correligionários. No final, quando as comitivas de Araci iam deixando a cidade, veio à saudação entre os dois: Edvaldo Pinho; “Tudo bom Zé?” e a resposta de Zé; “Tudo bom”. Eu estava dizendo para o CN que nós estamos velhos e vamos deixar esse negócio de política para os novos e no meu caso deixo com Silva Neto. Edvaldo Pinho ouviu e não respondeu nada, apenas desejou boa viagem.

Governador popular – Wagner tem algo muito diferente de outros que passaram pelo governo da Bahia, atende a todos que desejam conversar com ele, ouve as pessoas e até fez um sacrificio para aparecer na foto de uma mulher que queria uma foto ao seu lado.  Ela no chão e ele no palanque, veja o que ele fez.

Conversou muito com Júnior – De todos os prefeitos presente, quem mais demorou conversando com governo, logo que terminou a solenidade, foi Júnior de Santaluz. Sem querer adiantar o teor da conversa, Júnior falou pouco com o CN sobre o assunto, porém, deixou escapar que eram obras importantes que estão para chegar a seu município e a movimentação de pessoas entre os partidos nestes dois meses que faltam para arrumar a vida de quem pretende sair candidato no próximo ano. O chefe do executivo de Santaluz pediu paciência e compreensão ao CN e na hora oportuna detalha o teor da conversa com Wagner que terminou com abraço.

Coronel no PSD – Não foi nem Otto que vai presidir o partido na Bahia que revelou isso, foi o próprio Governador ao falar de Angelo Coronel como mais um deputado a ingressar no PSD. Pela boa relação que vem sendo passada entre Otto e Wagner, parece que o que algumas pessoas pensam que Otto está se fortalecendo e pode virar adversário do governador, pode ser ao contrário e o PSD pode vir forte e se manter apoiando o PT.

Joseildo e as faixas – Deputado de primeiro mandato, o petista Joseildo Ribeiro Ramos espalhou faixas pela estrada e na área do evento parabenizando o governador pela obra, afim foram 358 votos em Biritinga, 581 em Nova Soure, 245, Olindina, 5.371 em Serrinha, 384 em Sátiro Dias, 532, em Água Fria e assim por diante. Ele pensou bem, pois todo esse povo passa pela estrada e vou ler consequente se lembra do parlamentar. Ele não se colocou com pai da criança, pois as obras começam antes de ser eleito. E para completar a dose de publicidade, o prefeito amigo da cidade vizinha de Serrinha levou a Biritinga um mine trio e dois locutores avivaram o nome do parlamentar.

Na política as vezes é melhor chamar pelo apelido – Otto teve que se justificar quando tentava falar o nome do prefeito de Biritinga pelo nome, ele ao saudar a todos ao se dirigir a Gilmário muita gente achou que ele estava chamandoi pela pessoa errada, até que o publico soprou: “é  Gil de Gode” , o vice disse, ” mas estou falando o nome verdadeiro dele”, justificou Alencar .

Otto também tem sido o motivo da presença de muitos ex-carlistas e ex-soutistas no palanque do PT. Muitos deles ja vão logo revelando, minha presença aqui é pela amizade que temos com Otto. Que o diga, Junior de Santaluz, Nenca de Araci… Lembra mais ai!

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.