conceicao-do-coite

sexta-feira, 22 de julho de 2011 20:30

Prefeito de Conceição do Coité decreta situação de emergência no município

O decreto será vigorado por um período de 90 dias contando com sua data de publicação.

Em nota divulgada quinta-feira, (21) no Diário Oficial do Município de Conceição do Coité, a prefeitura declarou “situação de emergência” as áreas no município atingidas por estiagem.  O Poder Executivo Municipal encaminhará cópias deste Decreto a todos os órgãos pertinentes a esse, para as devidas finalidades legais. (Artigo 2º)

A situação é caótica exclusivamente na zona rural, fato identificado pelo Formulário de Avaliação de Danos – AVADAN .  O decreto será vigorado por um período de 90 dias contando com sua data de publicação.

O secretário de agricultura, José Mário, informou que o poder público está trabalhando para amenizar as demandas na região, mas ainda é necessário o apoio de outras esferas de gover

Ao relatar o problema no município, o secretário fez a seguinte avaliação: “estamos vivendo um longo período de estiagem, isso levou a tomar essa decisão. Tivemos uma redução de 80% da safra de feijão e milho, mais de 40% da mandioca, bem como a redução das aguadas, o que levou a quatro mil cisternas vazias na zonal rural”.

O secretário também informou que 80% das máquinas estão sendo disponibilizadas pra limpar os reservatórios. A distribuição de água nas comunidades está priorizando as regiões com dificuldade para consumo humano.

A gestão do prefeito tem investido na melhoria das reservas. Um exemplo é o da barragem da comunidade de Quixaba,(foto acima) depois de muito tempo seca chegou a ser ampliada pelo poder público municipal, mas as condições climáticas tem dificultado que as famílias tenham acesso ao benefício. Outros casos têm sido registrados no município, a exemplo do açude do distrito de Juazeirinho que só usa o restante da água para o consumo dos animais. Toda essa situação sensibilizou o prefeito para buscar apoio por meio de um decreto.

“Não estamos conseguindo atender todas as famílias, os representantes de Coité também precisam se sensibilizaram e ajudar o nosso município”. Ressalta Zé Mário.

Ascom



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.