Prefeito contrata empresa da própria filha para prestação de serviços de saúde

Em sua defesa, o prefeito alegou que contratou a empresa de forma legal, sem licitação, vez que não existe outra que preste este tipo de serviço no Município

Nesta terça-feira (06/09), o Tribunal de Contas dos Municípios considerou procedente a denúncia formulada contra o prefeito de Ichu, Carlos Santiago de Almeida, face à contratação de empresa pertencente à sua filha, para prestação de serviços na área de saúde, no exercício de 2010.

A relatoria concluiu que o ato praticado pelo gestor violou os princípios contidos no art. 37 da Constituição Federal, notadamente aqueles respeitantes à moralidade, legalidade, impessoalidade e isonomia, imputando-lhe multa no valor de R$ 2 mil. Cabe recurso da decisão.

Em sua defesa, o prefeito alegou que contratou a empresa Instituto Médico Especializado – IME, para prestação de serviços na área de fisioterapia, de forma legal, sem licitação, vez que não existe outra que preste este tipo de serviço no Município de Ichu, ficando inviável a concorrência pública, juntando, como prova, certidão, lavrada pela Comissão Permanente de Licitação, que atesta a ausência de profissionais da área naquela Municipalidade. E concluiu que, além da inviabilidade de concorrência, baseou-se, também, na capacidade técnica apresentada pela empresa contratada.

Contudo, o simples fato de figurar o denunciado como contratante, na condição de representante legal do Poder Público, e do outro lado, como contratada, a sua própria filha, por si só atenta contra os princípios da moralidade e da impessoalidade consagrados no art. 37 da Constituição Federal.

Além disso, a realização da contratação direta por inexigibilidade de licitação, não era o procedimento adequado, vez que não demonstrada a inviabilidade de competição, restando vulnerado o princípio da legalidade.

Fonte: TCM

comentários Esconder »
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.
  1. Joaldo: 
    ICHU - 8 de setembro de 2011
    A semana dos evangélicos envolve todas Igrejas evangélicas e não só essa ou aquela Igreja. Atualmente temos as seguintes Igrejas no município: ASSEMBLÉIA, Batista, Mundial, Universal, Deus é Amor, Adiventista e Congregação cristã. A ñ ser que elas ñ seja EVANGÉLICAS????
veja também Ver todos »
Ele estava pilotando uma moto quando colidiu com uma novilha, sua esposa morreu na hora.
Eles trafegavam pela rodovia quando deram de encontro com uma boiada.
Criança morta era gêmea de outra menina, e recebeu uns tapas porque chorava e incomodou o pai que estava bêbado; disse a esposa.