Coité celebra dia da Consciência Negra com projeto Faces da Negritude do Sisal

“Fomos nós, os negros, que construímos Coité e o Brasil nos nossos lombos, não estamos querendo ser superior a ninguém, só queremos reparação já, até por que o negro não luta por superioridade, e sim por justiça e igualdade”. Xande Revolution.

Vencedor do edital público Novembro Negro 2011, na categoria registro e memoria, o projeto “Faces da Negritude do Sisal” começou a ser desenvolvido em Conceição do Coité, nesse domingo (20), dia em que foi celebrando a Consciência Negra.

O projeto foi escrito através da Organização da Sociedade Civil Baiana de Interesse Público- ORSIBA, entidade sem fins lucrativos fundada em 2002, que tem sede em Conceição do Coité, mas atua em nível de estado.

 Com o objetivo de conscientizar, refletir e empoderar a raça negra do Território do Sisal, que ao longo da história sofreu discriminações e preconceitos, esse projeto vai além das manifestações artísticas e cultural que aconteceram na Praça da Matriz nesse domingo. A ideia é construir um vídeo documentário sobre a cultura negra, sua história e tradição no território e, posteriormente poder circular esse registro.

Xande Revolution um dos principais defensores do movimento negro de Conceição do Coité

O evento que inaugurou esse projeto tão significativo, aconteceu durante todo o dia e contou com um público diversificado, pois muitos são os brancos, pardos e demais etnia que se identificam com a cultura e a luta negra. Foram apresentadas roda de capoeira, música, poesia,  e reflexão política com a participação de Sandro Matos, The Lyon Roots Reggae, Batuque Social, Comunidade Reggae Music , Hip Hop Coité e líderes sociais.

O projeto foi inscrito por Fredson Costa que comandou o evento. Contou com a cobertura de TVE-BA, na presença do comunicólogo que também apoia o projeto, Paulo Marcos.

A previsão é que ainda esse ano o vídeo documentário esteja pronto e possa germinar novas sementes de luta no território.

 

Por: Raiane Lopes/ fotos: Raimundo Mascarenhas

 

comentários Esconder »
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.
  1. Adilson Moreno: 
    Salvador - 25 de novembro de 2011
    Belissimo evento, que pena q ñ pude ir, mais sei que que foi esplêndido. Saudações a meu amigo Fredson Costa idealizador dessa belissima socialização.
  2. tati: 
    coité - 23 de novembro de 2011
    é uma pena que esse dia seja usado como macanismo de moeda de troca de voto o que eu vi ali foi uam política de pão de circo , para xande de personificar o revolution que vc so se queima
  3. Universo Consultoria: 
    Salvador - 23 de novembro de 2011
    A ORSIBA está de parabéns, o Sisal está de parabéns, Coité está de parabéns, o Calila Notícia está de parabéns. Fredson Costa está de parabéns. Tudo foi beleza:Consciência Negra.
  4. Papito: 
    Conceição do Coité - 23 de novembro de 2011
    Quero parabenizar os organizadores do Projeto Face da Negritude do Sisal, pela belíssima festa que foi realizada no dia 20 de novembro na qual comemorava-se o dia da conciência negra. E dizer que projetos como esse é bem vindo para o nosso município.
  5. leones costa: 
    c. do coié - 23 de novembro de 2011
    Desd já eu dou meus parabeis a OSIBA porque vem lutando pela desegualdade essa é uma luta nossa . vamo lutar para ter os nossos direitos diante da cosiedade .
  6. Everaldo Oliveira: 
    camaçari - 22 de novembro de 2011
    iniciativa excelente estão simplesmente de parabéns. A vida é assim quem luta consegue!!
  7. Stéfaany Araújo: 
    Feira de Santana - 22 de novembro de 2011
    Parabens pelo projeto " Faces da Negritude do Sisal".... E que esse projeto traga para sociedade mais cociência sobre os negros e menos preconceito e desigualdade, e que o enterece de conscientizar, refletir e empoderar a raça negra do Território do Sisal seja feita e também que esse projeto vá mais além do que o previsto. Mais uma vez parabéns e muito sucesso ai!
  8. Fredson Costa: 
    Salvador - Coité - 22 de novembro de 2011
    Foi fenomenal o nosso evento do dia da Consciência Negra: 20 de Novembro. Obrigado a toda gente do Território do Sisal que marcou presença. Viva o nosso ser Afro-Sisal.
veja também Ver todos »
O grupo gestor do trânsito de Conceição do Coité vai apresentar o projeto total de alteração do trânsito da cidade com a construção do asfalto e implantação da nova sinalização.
Assis foi um dos fundadores do PT de Coité. vereador mais bem votado na história, duas derrotas para prefeito e a grande conquista da prefeitura aconteceu em 2012.
Esse foi o 21º homicídio registrado em Coité no ano de 2014. Vítima faria 17 anos na próxima quarta (22)