Inscrições para cursos da Educação Profissional começam nesta sexta-feira

A meta, segundo o superintendente de Educação Profissional, Almerico Lima, é chegar a 84 mil pessoas beneficiadas com Educação Profissional na Bahia até 2014.

Desta sexta-feira (18) até o dia 30 deste mês, acontecem as inscrições para os cursos técnicos de nível médio na rede pública estadual. Serão ofertadas 7.844 vagas para os Centros Territoriais e Centros Estaduais de Educação Profissional, na capital e interior, na forma de articulação subseqüente (para quem já concluiu o ensino médio na rede pública de ensino e quer voltar a estudar fazendo um curso técnico de nível médio).

As vagas, para o primeiro e segundo semestres de 2012, serão distribuídas por sorteio eletrônico, que será realizado no dia 13 de dezembro, às 15h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Paralela, em Salvador, com transmissão por videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores. Os estudantes e os pais também poderão acompanhar.

As inscrições serão feitas exclusivamente no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e no blog da Educação Profissional (www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com).

 Esta é mais uma etapa da política pública de Educação Profissional da Bahia, que visa à formação e qualificação profissional de jovens e trabalhadores para que atendam e se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado. De 2007 até agora, o Estado ampliou em mais de 1.100% a oferta de vagas de cursos técnicos de nível médio, passando de 4.016 matriculados, em 2006, para 50.498, em 2011. A meta, segundo o superintendente de Educação Profissional, Almerico Lima, é chegar a 84 mil pessoas beneficiadas com Educação Profissional na Bahia até 2014.

Podem se inscrever apenas pessoas que concluíram o ensino médio em escola pública até o ano de 2011. São ofertadas vagas de 11 eixos tecnológicos. Ao todo, são 49 cursos como administração, agroindústria, agroecologia, biotecnologia, logística, comércio, cooperativismo, informática, enfermagem, meio ambiente, nutrição e dietética, manutenção automotiva, eletrotécnica, mecânica, edificações, segurança do trabalho e desenho em construção civil. Os cursos são ofertados em Centros Territoriais (Cetep) e Centros Estaduais de Educação Profissional (Ceep), da capital e interior.

         Como fazer a inscrição – Ao acessar a página de inscrição, o candidato deve informar o número do CPF e fazer apenas uma opção de curso, indicando qual o Centro Territorial e Centro Estadual de Educação Profissional deseja estudar. Também deve apontar o turno de sua preferência e optar entre o primeiro e o segundo semestres de 2012.

 

Matrícula – Os contemplados no sorteio eletrônico devem realizar a matrícula nos dias 24 e 25 de janeiro de 2012. As pessoas contempladas deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos – CPF, histórico escolar, carteira de identidade, comprovante de residência e duas fotos três por quatro. O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2012.

Todos os candidatos inscritos serão sorteados e classificados. Mas só serão convocados para matrícula os classificados de acordo com o número de vagas ofertadas para cada centro e unidade. Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico produção cultural e design, ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica.

O teste, de caráter eliminatório, será aplicado no próprio Centro durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão se dirigir ao local com os documentos necessários, pois se aprovados no teste de habilidade específica, efetivarão a matricula imediatamente após o teste.

comentários Esconder »
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.
  1. Mara: 
    Coité - 18 de novembro de 2011
    Só Conceição do Coité que não oferece esse tipo de oportunidade para os jovens...Se quiserem fazer algum curso técnico tem que se dirigir para outras cidades a exemplo de Serrinha, Santa Luz e São Domingos. Vamos governantes, investir na Educação dos nossos jovens Coiteenses. ESTAMOS AGUARDANDO, POIS ESTE ANO FUI CONTEMPLADA E NÃO FIZ PQ NÃO TENHO CONDIÇÕES FINANCEIRA P SE DESLOCAR P SERRINHA.
veja também Ver todos »
A vítima, identificada como Ricardo da Silva Quichaba, de 32 anos, estava trabalhando quando foi ligar uma esteira elétrica.
Alexandre e o veículo recuperado foram encaminhados para o Complexo de Delegacias do Sobradinho.
A vítima, que sofreu ferimentos na cabeça, foi socorrida por uma equipe do Samu para uma unidade de saúde. O estado de saúde do homem é desconhecido.