Monte Santo: Fé, shows e articulação política foram destaques na festa de todos os santos

Os pré candidatos a prefeito não perderam a oportunidade de abraçar os romeiros e a juventude que foi curtir aos shows musicais

Fátima Nunes caminha com os petistas, Vando conversa com Elmar e Zé Nunes e Ronaldo Carletto promete forte apoio a Jorge Andrade

A festa de Todos os Santos, que tradicionalmente acontece no final de outubro e início de novembro, este ano reuniu, segundo a polícia militar, 80 mil pessoas na pista de dança e três mil nos camarotes montados pela Prefeitura. A festa que mistura o religioso e o profano tem servido também para manifestações políticas. Na segunda-feira, o CN esteve cobrindo a festa e registrou a presença de cinco deputados estaduais e um federal, que prestigiaram os seus pré-candidatos a prefeito e vereador.

Começou pelo PT – No inicio da tarde de segunda-feira (31), militantes do PT se reuniram no Centro de Lazer Amélia Andrade com a deputada Fátima Nunes e discutiram forma de mobilização para a eleição do próximo ano. O partido tem dois nomes como pré-candidatos a prefeito, Juscelino Nunes e Evaristo Rodrigues.  Segundo Fátima Nunes, o partido vai trabalhar para que não haja necessidade de prévia e que a escolha seja na base do convencimento.

O desejo da deputada é “vermelhar” o sertão, elegendo um grande número de prefeitos e vereadores. “Agora é a vez do PT e nós temos que divulgar os nomes dos nossos candidatos e buscar o apoio da sociedade, pois política é arte do convencimento”, chamou atenção Fátima Nunes.
Ela disse também que a militância petista de Monte Santo sabe trabalhar o dialogo e destacou a coragem de cada um, citando algum episódio vivido no município durante a campanha de 2010, quando houve necessidade de apelar para polícia no sentido de combater ações da oposição. “Aqui neste momento nós contamos com 200 pessoas corajosas que veste a camisa e coloca o boné do PT e cada uma destas pessoas tem vinte amigos, no mínimo, que pode convencer a votar no PT. Fazendo isto, tomando como base esta reunião, somaremos 4.000 votos. Querermos multiplicar construindo sempre”, concluiu.

A parlamentar foi a terceira mais votada no município na eleição de 2010, onde obteve 1.275 votos. Fátima, que estava bem à vontade, inclusive autografando bonés, elogiou as instalações do Centro de Lazer, segundo ela, recentemente reformadas com recursos do Ministério do Turismo.   

A presidente do partido, professora Maria da Glória Cardoso disse ao CN que o PT vai conversar com todos os partidos. Quanto à possibilidade da legenda apoiar uma possível candidatura do ex-prefeito Jorge Andrade, ele disse que quer receber o apoio dele e que dará a garantia que não perderá nada, pois irá participar do governo.

No final a militância, com camisas vermelha e bonés brancos com o símbolo do partido, desceram em caminhada, deram uma volta ao redor da Igreja Matriz e fizeram oração pela saúde do ex-presidente Lula.

Jorge Andrade em pré campanha – O ex-prefeito Jorge Andrade disse ao CN que será candidato a prefeito pelo PP, partido que estar filiado há 15 anos. “Estou com as portas abertas para o dialogo. Eu não rompir com ninguém, apenas estou me articulando para a campanha, conforme fiz em 2008, quando Everaldo dizia que não iria disputar a reeleição, porém, mudou de ideia e prontamente entendi, pois tinha direito de disputar a reeleição. Em 2010, votei com o Vando para deputado e agora desejo ser candidato e não quis sair do PP, partido que me sinto bem”, falou Andrade.

Natural do Distrito de Pedra Vermelha, Jorge foi vereador, depois, em 1996, disputou a eleição para prefeito, vencendo com a diferença de 108 votos e em 2004, disputou a reeleição, vencendo com 5.641 votos.

Márcio, Carletto e Jorge

Acompanhado dos vereadores Reinaldo José de Andrade, Reginaldo Marques dos Santos e Paulina Rodrigues de Oliveira, ele recebeu na noite de segunda-feira em sua residência o líder do PP por três mandatos na Assembleia Legislativa, deputado Ronaldo Carletto.
Segundo Carletto, o ministro das Cidades, Mário Negromente e o secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, já confirmaram que irão a Monte Santo na campanha eleitoral e vão subir no palanque de Jorge Andrade.

Os empresários, Márcio Oliveira, membro do diretório do PP do município de Santaluz e Ari Silva, de Cansanção, participaram de uma rápida reunião na residência de Jorge Andrade e falaram para ao parlamentar da força política do ex-prefeito. No encontro também estava Renato Batista, líder político da Comunidade de Lagoa das Pedras, de onde é natural José Valdo Evangelista de Oliveira, atual vice-prefeito e cotado para ser o candidato apoiado pelo prefeito Everaldo Joel de Araújo.

“Vejo em Jorge em autentico político, capaz de vencer bem a eleição e realizar um bom trabalho que melhore a vida do povo. Sou testemunha da amizade que o ministro Negromente, seu filho, o deputado Mário Júnior, tem por ele estão dispostos a ajudar nesta vitória, que não é de Jorge, e sim de Monte Santo”, falou Marcinho, como é conhecido o empresário Márcio Oliveira.

Vando demostrou prestigio – deputado de primeiro mandato, Edvan Fernandes de Almeida, conhecido por Vando e que a traz a marca de ser o deputado mais votado dos candidatos a deputados em toda história do município, onde obteve 16.462 votos, organizou um jantar no Centro de Lazer para os convidados, dentre eles os colegas de parlamento, Luciano Simões (PMDB) e Elmar Nascimento (PR), além do deputado federal José Nunes (PSD). “Toda esta festa, sua estrutura e as bandas, são com recursos do município. Aqui não tem bandeira do governo federal, nem estadual”, garantiu Vando.

O parlamentar disse ao CN que estava muito satisfeito com a festa e ao falar sobre eleições, declarou que estar tranquilo que fará o sucessor do prefeito Everaldo Joel, que será apoiado por ele.

No camarote, Vando recebeu a visita dos prefeitos de Conceição do Coité Renato Souza (PP), Retirolândia, José Albérico Silva Moreira (PMDB), “Bequinho” de Euclides da Cunha, Fátima Nunes (PSD) e Cansanção, Ranufo Gomes (PSD). Com exceção de Ranufo, os demais convidados pousaram para uma foto, considerada por Vando como oficial do evento.

O atual vice-prefeito José Valdo Evangelista de Oliveira, que se filiou recentemente ao PSC, se comportou como “candidato a prefeito”. Durante os três dias de festa foi possível encontrar veículos com adesivos demonstrando que Zé Valdo realmente será o candidato do grupo liderado por Vando e Joel, um deles, a frase “hoje vice, amanhã prefeito”.

Durante os shows, em especial o de Caca e Banda, Zé Valdo arriscou dançar ao som do axé com uma “galera” jovem. “Esta festa não é apenas de Monte Santo e sim de toda região. Este evento, com certeza, terá todo esforço para crescer a cada ano, conforme aconteceu nos sete anos que Everaldo estar à frente do governo e tem contado com nossa ajuda”, falou Zé Valdo.   

De candidato a prefeito em 2008 á cantor em 2011 – Enquanto se apresentava como cantor da banda Tribo de Metal, o médico Ariston Correia de Andrade Filho, conhecido por Caca, que disputou a eleição de 2008 como candidato a prefeito pelo PMDB, o deputado Vando confidenciava com um dos prefeitos que estavam no camarote, que ele seria o candidato a vice-prefeito na chapa que estaria divulgando no inicio do ano. Na época com 28 anos, Caca obteve 40,32% dos votos válidos, ou seja, 11.092 votos e a coligação, formada pelo PCdoB/PT e PMDB, elegeu apenas seu pai, Ariston Correia, como vereador da oposição, aliando ao grupo do prefeito Everaldo Joel.

LEIA TAMBÉM:

Petistas de Monte Santo se reúnem em frente à Igreja Matriz para orar por Lula

Ritmos para todos os gostos na Festa de Todos os Santos em Monte Santo. Destaque para Victor Leo – Veja as fotos

Romeiros de vários estados do Nordeste pagam promessas na Serra da Santa Cruz em Monte Santo

 

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas

comentários Esconder »
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.
  1. ITO: 
    monte santo - 4 de dezembro de 2011
    SOU DA LAGOA DAS PEDRAS SOU JORGE ANDRADE!!!!
  2. janiio: 
    monte santo - 22 de novembro de 2011
    o pt se articula e com ele o povo pode contar...... monte santo de cara nova nos merecemos coisa melhor
  3. SER HUMANO: 
    MONTE SANTO - 12 de novembro de 2011
    A NOSSA MONTE SANTO ESTA MUDANDO SEU CONCEITO POLITICO, POREM AINDA OBEDECE OS CORONÉIS, QUE PENA!!!
  4. Daniel Lisboa: 
    Monte Santo - 10 de novembro de 2011
    Já era queridinha. A mamata acabou. O povo de Monte Santo não quer voltar ao passado e sim quremos um futuro brilhante. E Zevaldo da farmácia na cabeça. Vando e Everaldo tem trabalho e a cidade mudou. Viva o novo. é Zevaldo e KK!!!!!!!!!!!!! Zevaldo e KK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  5. Politico: 
    Monte Santo - 3 de novembro de 2011
    AGORA E JORGE
  6. Edmilson silva: 
    2 de novembro de 2011
    Jorge o queridinho, com Deus e a forca do povo ele vai voltar, e o povo vai ser querido de novo.
veja também Ver todos »
Os olhos dos repórteres trabalham em sintonia com os ouvidos para não perder um lance. Acompanhe o que foi visto e ouvido durante a inauguração.
Como tem feito em toda viagem, Rui Costa fará visita as duas escolas.
Parte do grupo conseguiu evadir entrando numa caatinga.A Policia se encontra no momento em busca do restante do bando.