retirolandia

segunda-feira, 14 de novembro de 2011 11:45

2ª Cavalgada de Bastião reuniu vaqueiros de várias cidades da região

Foram onze quilômetros percorridos do centro da cidade até a comunidade do Bastião

Um grupo de cavaleiros, vaqueiros e amazonas fez-se tropa numa cavalgada que só existe há dois anos, mas acontece com jeito de tradição. Rumo à Fazenda Bastião, os tropeiros montaram em seus cavalos, saíram ás 15h do centro da cidade de Retirolândia e percorreram 11 km. A região que era basicamente produtora de sisal, já é berço da pecuária leiteira e de corte no território do sisal e tem crescido rapidamente no número de adeptos da montaria.

Adailton de posse da Bandeira do Brasil disse que vai tornar sua cavalgada entre as maiores da Bahia

Um desses adeptos é o empresário Adailton Alves de Oliveira, conhecido por Adailton de Jaconias, natural da Comunidade de Bastião e há 33 anos residente em Salvador. Ele disse ao CN que é apaixonado por cavalos e resolveu investir na pecuária nos municípios de Monte Santo, Quijingue e Retirolândia. “Nosso desejo é consolidar a cavalgada do Bastião como uma das maiores da Bahia e nem terminamos a segunda edição já estamos pensando na terceira que deverá acontecer no dia 03 ou 17 de novembro. Vamos conversar com os organizadores das outras festas e alinhar um calendário, pois eu gosto e sempre que posso vou a todas as festas da região”, falou Adailton.

No final do evento, o empresário e pecuarista agradeceu a presença de vaqueiros e disse que fez o que pôde para o sucesso do evento e que estava muito feliz. Ao lado de Florialdila Ferreira da Silva, “Dinha”, o empresário informou que estará instalando na cidade de Conceição do Coité um haras seletivamente priorizando a campanha dos produtos nos páreos comuns e clássicos.

Com o tempo nublado aparentando que iria cair “toró”, a cavalgada percorreu as ruas centrais da cidade de Retirolândia, passou pelo bairro do estádio, seguiu sentido ao Povoado de Vaca Brava, onde houve a primeira parada e seguiu pela região dos Pinhões pela estrada vicinal de acesso ao Distrito de Barreiros distrito de Riachão do Jacuípe e a 01 km do Povoado de Uberlândia, entrou a esquerda, percorrendo 06 km de estrada estreita, até chegar na comunidade de Bastião ás 18h, onde uma multidão aguardava. Durante todo trajeto, os aboiadores Zezinho, Buy, Deraldo, Edilson e Edmilson, animaram os participantes. Para finalizar houve concurso de marcha e julgamentos. (VEJA O ÁLBUM DE FOTOS)

A maioria dos cavaleiros participantes da 2º Cavalgada de Bastião tem como atividade econômica a agricultura e a pecuária nos munícipios do território do sisal. Também foi verificada a presença de representantes dos municípios de Feira de Santana, Sátiro Dias e Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. Nas noites de sábado e domingo, houve shows com artistas forrozeiros.

Para esta segunda-feira,14, o coordenador do evento promove durante todo o dia um grande churrasco.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.