Moradores de Valente pedem ajuda ao governador da Bahia

As famílias foram fotografadas e receberam a garantia de que o Governo da Bahia vai acompanhar de perto a situação.

“Governador, cadê você? Eu vim aqui só para ter ver. Eu quero casa para morar, mas o prefeito não quer dar”. Foi com essa mensagem que crianças receberam o governador da Bahia, Jaques Wagner, neste sábado (28), em Conceição do Coité, Bahia. O protesto foi de famílias do povoado de Valilândia, município de Valente que cobram moradias do programa Minha Casa, Minha Vida.

No estádio municipal, o representante das famílias, Walter Matos Filho, segurava um pequeno cartaz pedindo ajuda de Wagner em relação as supostas irregularidades na escolha das famílias beneficiadas em Valente e nas construções das casas. Apesar da agenda muito corrida, o governador leu atentamente o cartaz, conversou com Walter e pediu que sua assessoria pegasse maiores informações para ajudar a resolver o problema. As famílias foram fotografadas e receberam a garantia de que o Governo da Bahia vai acompanhar de perto a situação.

 Em seguida, Wagner foi para Serrinha entregar novas casas populares.

 Entenda o caso

Em dezembro passado 60 famílias do povoado de Valilândia ocuparam dezenas de residencias do Conjunto Habitacional Dario Lopes da Cunha. Eles alegam que a prefeitura de Valente adiou duas ou três vezes a entregas das casas. Populares afirmam que a empresa Tecnologias, Arquitetura e Engenharia levou os materiais para outra obra também de sua responsabilidade na cidade de Gavião, Bahia, paralizando de vez os trabalhos no povoado. Segundo os moradores, o objetivo da prefeitura era atrasar as obras para que o prefeito só entregasse perto das eleições.

Outra suposta irregularidade é que entre os beneficiados estariam aliados políticos do prefeito, mas que não cumprem os requisitos básicos para serem atendidos pelo programa.

 No dia 11 de janeiro, o prefeito Ubaldino Amaral, se reuniu com as 60 famílias e declarou; “vamos investigar as denuncias”.

Segundo Walter, as pessoas que ocuparam as casas são trabalhadores que possuem renda inferior à metade do salário mínimo ou não possuem renda, são mães e pais de famílias numerosas e sem condições financeiras para dar-lhes vida digna. A maioria das pessoas vivem em casas alugadas, cujos valores já estavam em atraso de 3 a 4 meses.

No início de janeiro as famílias foram obrigadas a desocupar as casas. A reintegração de posse foi pedida pela empresa responsável pelas obras. Com a presença da Polícia Militar, os moradores cumpriram a determinação e foram morar debaixo de uma grande barraca de lona até que o problema fosse resolvido. A situação sensibilizou diversas organizações sociais que doaram alimentos e prestaram apoio as famílias.

O Conselho Tutelar visitou as famílias e constatou que as crianças e os demais acampados estão em situação de risco. A Promotoria Pública está acompanhando o caso.

“Aqui criança não tem prioridade, adulto não tem prioridade, acho que agente está vivendo no tempo de lampião, não estou entendendo mais nada, a única coisa que nós queremos da prefeitura e da ação social, é que liberem as casas para nós ficarmos debaixo, colocar os nossos filhos debaixo de um teto”, desabafou Walter em entrevista a rádio Valente FM.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

comentários Esconder »
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticias, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.
  1. Amália: 
    Salvador - 30 de janeiro de 2012
    Se eles tinham onde "ficar" antes desse tumulto não importa. O que está em jogo aqui é um direito universal que está sendo desrespeitado. Para quem tem sua casinha, sua caminha a noite e um lugar para se abrigar do frio ou calor é fácil falar. Creio que ninguém optaria por viver desse jeito para fazer joguinho político. Que essa situação se resolva já!
  2. leciano cardoso: 
    santa rita de cassia valente ba - 30 de janeiro de 2012
    Esse e o gorverno de parcerias ,mas e para machucar o povo .
  3. Vivaldo: 
    valente - 30 de janeiro de 2012
    Quem tem casa é fácil falar mau dessas pobres famílias.
  4. Cidadão: 
    29 de janeiro de 2012
    Nós sabemos quem ta por traz de tudo isso!!!! Isso não passa de politicagem esse pessoal q estão "morando" nas lonas nenhum deles dormem la!!!! Pq antes tinha casa e hj não tem mais??? Interessantes os Advogados que estão a frente desse negocio são todos ligados ao PT!!!!!!!!!!
  5. Nessivaldo V. A. Santos: 
    itajai santa catarina - 29 de janeiro de 2012
    não devemos esperar por governo,vereador,prefeito temos leis no executivo para resolver esta novela,o que falta é o presidente da camara levar para palta junto com as leis é aplicala,valilandia não meresce passar por isso,tem quer procurar um homem mais homem mesmo pora resolver acabar com a denegrindo imagems de valilandia,terras sem reprecetante ,tamos jocado para as trasças.
  6. valilandense: 
    29 de janeiro de 2012
    e se estou aki falando isso tudo, é pq sou de valilandia, nao voto no prefeito mas sei q isso é td jg politico!! mas ja ta ficando FEIO!! dENEGRINDO A IMAGEM DE VALILANDIA ONDE AS PESSOAS PENSAM Q SO TEM MISERIA!!
  7. valilandense: 
    29 de janeiro de 2012
    entao pra q se fazer de coitado e ficar apelando assim. Antes dessas casas chegarem como vcs viviam?para c esse joguinho politico!! isso nao cola mais!! e pq vcs nao ficam na barraca? e tem dinheiro pra beber , como eu vejo sempre nos fim de semanas?? pera ai ne?? para de se fazer de coitados para serem visitados!!
  8. valilandense: 
    valente - 29 de janeiro de 2012
    Quando vejo essas coisas vindas da minha terra maravilhosa q é valilandia sinceramente me envergonho! Nasci no posto de saude de valilandia e me criei la, conheço todo mundo e sei q td mundo passa por nescessidades, mas pelo amor de Deus, nao é pra tanto!!!!! Cada pessoa dessa acima citadas eu conheço a familia e suas raizes.
  9. Nessivaldo V. A. Santos: 
    itajai santa catarina - 29 de janeiro de 2012
    terras sem leis! juiz desabrica com ordem os moradores,governo do pt não se-interessa por moradores,prefeito não conseque resolver nada,população se-umilha usando crianças como escudo,não temos vereador com competençia para resover na camára de vereador,afinal de contas tem leis executivo&judicíario&legislativo, temo que trazer lanpião de volta,valente não pode resover no executivo! onde andan.
  10. Silvio: 
    valente - 29 de janeiro de 2012
    Espero que o governo da bahia ajude esse povo da valilandia.
  11. P Henrique C. Borges[: 
    Valente - 29 de janeiro de 2012
    sabe por que ele está fazendo ? não? eu sei para fazer a mesma coisa que fez há quatro ano atrás deixa para época da eleições que é para enganar os bestas e e iludir para obter votos.
  12. Valentense: 
    29 de janeiro de 2012
    Sabemos quem ta por traz d tudo isso. Nenhuma das familias q estao nas casas d lona dormem la. tudo isso é politicagem. Sempre tiveram casa, pq n tem mais?
  13. Sandro Silva: 
    Valente - 29 de janeiro de 2012
    VAMOS VER SE ESTE MANIFESTO O PREFEITO TOMA ALGUMA ATITUDE.
  14. deon: 
    29 de janeiro de 2012
    ISSO AI É TUDO POLITICA DESSES MORADORES,EU TAMBÉM ME EN QUADRO NESSE PROGAMA E NÃO ENVADI NADSA, QUANTAS MAIS NÃO SE ENQUADRAN E SÓ ESPERAR E NÃO QUERER GANHAR NA TORA
  15. FERNANDO BRITO: 
    Salvador - 28 de janeiro de 2012
    GOVERNADOR NÃO DÁ PARA FINGIR QUE NÃO VÊ AS COISAS. O SR E SUA ASSESSORIA NÃO PODEM IGNORAR. QUE PAPELÃO EM UBALDINO!!!! PREFEITO QUE TEM MORAL.
veja também Ver todos »
A falta de chuva e a escassez de água deixaram as barragens, açudes e represas sem água.
O parlamentar falou que sua insatisfação com a gestão municipal vem a mais de um ano, quando numa sessão da câmara jogou cópias das indicações no vaso de lixo.
A Batedeira Comunitária da APAEB foi a primeira do país a receber o selo de qualidade, ISO 9001. A Batedeira compra, beneficia e vende sisal.