bahia

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012 23:36

Estado amplia monitoramento da frota oficial

O monitoramento possibilitará ao gestor de frota acompanhar com mais detalhe cada trecho das rotas dos carros oficiais.

Veículos oficiais do Estado serão monitorados por meio de sistema on line a partir de março. Os primeiros 237 são ligados ao Sistema de Telemetria e Monitoramento, que utiliza a mesma tecnologia das redes de telefonia celular para envio de dados. A iniciativa faz parte do projeto de modernização administrativa e gestão eficiente dos recursos públicos, uma vez que possibilita o acompanhamento do consumo de combustível, manutenção da frota, uso adequado do patrimônio público e coordenação das atividades operacionais de maneira mais efetiva.

O monitoramento possibilitará ao gestor de frota acompanhar com mais detalhe cada trecho das rotas dos carros oficiais. O sistema funciona a partir do envio de dados por meio de um chip instalado no veículo, com informações acessíveis pela internet, utilizando login e senha. O equipamento também permite a localização dos veículos e re-educação dos condutores na direção de veículo, com o controle da velocidade, aumento da vida útil do automóvel e melhoria dos serviços prestados aos usuários.

Um dos diferenciais do projeto é o sistema de comunicação entre unidade e veículo. O equipamento permite a interlocução entre o gestor da frota e motoristas em atividade, podendo adequar, ainda em trânsito, mudanças no roteiro. Isso significa uma economia significativa dos custos, evitando deslocamentos desnecessários de veículos da garagem, reorientando os que já estejam na rota de destino. Também vai promover uma melhor coordenação das demandas logísticas de cada unidade envolvida.

 

Capacitação – Em fase de implantação, o projeto irá abranger inicialmente veículos que prestam atendimento às secretarias da Administração (Saeb), da Saúde (Sesab), da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), do Meio Ambiente (Sema) e da Agricultura (Seagri), além do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), Casa Civil e Procuradoria Geral do Estado (PGE). Os equipamentos estão sendo instalados nos veículos para que o monitoramento tenha início em março, com a capacitação dos gestores de frota e motoristas de cada unidade.

Para o secretário da Administração, Manoel Vitório, o uso da tecnologia terá impacto positivo na gestão do Estado, com reflexos diretos sobre a política de qualificação dos gastos do Estado. “A adoção do sistema, além de institucionalizar um padrão de monitoramento da frota oficial estadual, irá gerar uma economia significativa dos custos com sua manutenção, além da redução de gastos com o item de consumo”. Atualmente, a frota do Estado conta com mais de nove mil veículos oficiais.

Controle da Frota – Desde 2004 o Estado utiliza o Controle Total da Frota (CTF), da empresa Petrobras Distribuidora S.A. Também gerido pela Saeb, o sistema controla o consumo de combustível dos veículos oficiais. O CTF permite acompanhamento, em tempo real, do abastecimento dos veículos pelos gestores de transporte de cada unidade por meio de um dispositivo eletrônico identificador, a UVE ou unidade veicular.

Cada veículo monitorado recebe uma UVE que permite, no momento do abastecimento, o reconhecimento do veículo nos postos equipados com a mesma tecnologia. Automaticamente, o gestor da frota é informado, possibilitando um melhor acompanhamento do rendimento dos veículos. O gestor pode determinar o crédito disponível para cada veículo e, uma vez desconectada do tanque, a mangueira de combustível interrompe o abastecimento, neutralizando qualquer possibilidade de fraude.

Fonte: SECOM



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.