euclides-da-cunha

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012 11:04

Prefeita presta contas na primeira sessão da Câmara de Vereadores em 2012

Presente na solenidade o deputado federal José Nunes (PSD) ex-prefeito do município, ex-deputado estadual e esposo da prefeita.

Os quatro vereadores de oposição, Luciano Pinheiro (PMDB), Cláudio Lima (PCdoB), José Milton (PDT) e Josefa Bastos (PTB), dissidente da base do governo, não justificaram e não compareceram a sessão. 
 
 
A prefeita Fátima Nunes foi convidada pelo presidente da Câmara, Francisco de Assis, para abrir oficialmente os trabalhos ás 21h de segunda-feira,13, e na oportunidade ela fez um pronunciamento e apresentou sua prestação de contas  em um relatório com 22 páginas. A chefe do executivo euclidense  falou da alegria de participar da reabertura dos trabalhos legislativo e que só é possível alcançar a plena democracia com o funcionamento soberano do Poder Legislativo, a verdadeira representação popular onde pulsam na casa da cidadania a ressonância, os anseios, as expectativas, as esperanças e a confiança da comunidade.

Com discurso dividido em tópicos, a prefeita começou falando sobre educação, destacando o projeto político-pedagógico com foco centrado na capacidade da escola em provocar transformações sociais. “Criamos o plano de cargos e salários do professor municipal e eles contam com o documento legal que regulamenta o exercício da profissão”, ressaltou.

Ela destacou também a obra da escola modelo, a aquisição de cinco mil carteiras escolares, distribuição de fardamentos, a implantação do curso de educação física da UNEB, a construção da sede da Secretaria de Educação no Centro Administrativo, distribuição de merendas de qualidade e boa parte delas, ou seja, 30%, adquiridas da agricultura familiar para 14 mil alunos.

Fátima Nunes lembrou ainda as construções da Creche do Dengo, que estar pronta e a Creche do bairro Duda Macário. “São ações realizadas com carinho, espaços que estamos construindo no presente e que vão garantir um bom futuro”, destacou.

Sobre os eventos, ela demonstrou alegria ao falar quanto a revitalização do São João, “o tradicional Arraiá do Cumbe”, que atingiu em sua opinião, o ponto máximo em 2011 e garantiu se esforçar para fazer maior este ano. “Realizamos no ano passado a terceira edição da micareta e a maratona que acontece na data da emancipação já faz parte da nossa história”.

Com entusiasmo, a prefeita que tem como profissão, decoradora, falou do show de encanto que acontece no mês de dezembro, quando a cidade é transformada com a beleza das luzes e cores do natal mais conhecido do sertão. “Foi destaque na imprensa o espetáculo na Praça Duque de Caxias nas ruas adjacentes. A beleza e riqueza da decoração seduziram a todos e com destaque especial, o coral Menino Jesus”, falou.    

Ao falar sobre o setor de saúde, Fátima Nunes reconheceu as dificuldades enfrentadas pelo setor, pois 98% dos munícipes recorrem ao Sistema Único de saúde. De acordo com a prefeita, em 2009, encontrou apenas 19 médicos trabalhando no município e atualmente são 39 que estão atendendo em todas as comunidades.

Durante dez minutos, a prefeita falou em números de procedimentos em várias áreas da medicina, cirurgias, partos, atendimento ambulatoriais, comprovando que a população havia resgatado a credibilidade na saúde. “E contra números não há argumentos”, disse Fátima.

A prefeita falou também que a secretaria da agricultura transformou-se num elo de desenvolvimento para os trabalhadores e trabalhadoras rurais do município que recebem apoio nos seus projetos produtivos e assistências técnicas. Foram muitas as ações relacionadas nesta área.

“A política de desenvolvimento social implantada por nossa gestão visa, acima de tudo, a promoção da cidadania, a valorização do ser humano e o respeito á sua dignidade”, garantiu a prefeita ao falar sobre o setor de Assistência social. Ela disse que neste setor a Prefeitura não mede esforço para garantir que as pessoas possam viver cada vez melhor e chamou atenção para construção de 207 moradias que estão prontas e mais 380 unidades que foram recentemente aprovadas.

Ao falar das obras, lembrou das obras estruturantes de calçamento que estão sendo realizadas nas comunidades de Pinhões, Aribicé, Carnaiba, Muriti, Caimbê, Serra da Mãe Inácia, além de 50 ruas que foram calçadas na sede e as praças construídas em Araibicé, Ruilândia, Caimbé, Muriti e Paulo Miundo. Além da Praça da Juventude que foram um conjunto urbanístico importante com a Praça Duque de Caxias e a Avenida Ruy Barbosa e a festa da inauguração recebeu uma cobertura especial do Calila Noticias”, lembrou.

Com o plenário lotado, muita gente acompanhou o ato do lado de fora

Findando o pronunciamento, a prefeita destacou os serviços realizados na conservação das estradas e falou que o município conta com uma frota de 37 veículos, sendo que 33 foram adquiridos na gestão atual.

Não há milagre – Segundo Fátima Nunes, não existe receita mágica para a administração pública, a não ser planejamento, compromisso político, transparência e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos. O dinheiro público é do povo, de todos nós e diante diste tem que ser investido em benefício da população e que retorne para o próprio povo, em serviços e obras.

“A cada no, podemos mostrar um leque de realizações, obras importantes para melhoria da qualidade de vida da nossa gente”, concluiu a social democrática.

José Nunes, a direita da prefeita disse que sabia da competência de Fátima

O deputado federal José Nunes (PSD), esposo da prefeita Fátima Nunes (PSD), ao falar para o CN destacou a importância dos vereadores no trabalho que vem sendo realizado no município e todos os projetos enviados aquela casa legislativa são amplamente debatidos, discutidos com representantes do executivo municipal, passam pelas comissões e são aprovados, numa demonstração do bom relacionamento entre os dois poderes. “Fátima tem feito um trabalhado extraordinário que vem melhorando á vida do povo e quando eu dizia na campanha de 2008 que ela estava preparada para governar o município era porque tinha certeza e agora eu repito: Mais do que nunca, ela tem condições de fazer muito mais e nós vamos indicar emendas orçamentárias para as obras reivindicadas pela população”, concluiu o parlamentar.

Após a sessão foi exibido um vídeo e apresentado uma exposição de fotos no Centro Educacional Elo de tudo que foi exposto pela prefeita Fátima Nunes durante seu pronunciamento.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.