valente

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012 21:30

Secretaria Municipal de Educação realizou concorrida Jornada Pedagógica

O evento praticamente marcou a despedida do secretário Marcos Adriano, já que o secretário é um dos cogitados para concorrer a sucessão de Ubaldino

A Secretaria Municipal de Educação de Valente realizou, nos dias 13 e 14, a Jornada Pedagógica 2012 com o tema “Profissão Professor: Desafios, Avanços e Perspectivas”. Centenas de valentenses prestigiaram o evento que auxiliou os 400 professores da rede a elaborar sua própria concepção de profissão e desenvolvendo as boas práticas necessárias a educação dos estudantes da escola pública. Uma das primordiais intenções do evento deste ano foi de refletir e dialogar sobre os desafios da profissão e fortalecer a união da classe para avançar na construção de uma identidade docente própria da rede municipal de ensino.

Com mais de 800 pessoas, que lotaram o salão de eventos do Clube Social Umburana na noite da segunda-feira (13), o secretário Marcos Adriano junto com a comissão organizadora realizou a abertura do evento contando com a presença do prefeito Ubaldino Amaral que chegou acompanhado do ex-vice prefeito Edil Lopes, o ex-prefeito Nenenzinho, os vereadores Toninho de Kid, Vado, Romilson Cedraz, Zé de Zeli e o ex-vereador Ivanilton Araújo. Todos foram convidados a participar da mesa que também contou com a presença da presidente do Conselho Municipal do FUNDEB – professora Lígia, do presidente do Conselho Municipal da Educação – professor Elson, Manoel Messias – Representando a DIREC/Serrinha, professor Hamilton Werneck – Palestrante, e os secretários municipais Salvador Oliveira, Tânea Rios, Antonio Miranda e Mabel Amaral.

Marcos Adriano iniciou a 8ª Jornada Pedagógica realizada no Governo de Parcerias saudando todos os presentes e agradeceu por terem correspondido ao convite que se estendeu a todos os munícipes. Marcos, que é professor, enfatizou que os avanços conquistados na educação pública municipal valentense aconteceram por ter sido desenvolvido em grupo, buscando sempre somar, sempre ouvir a opinião de toda a classe e não apenas da resumida equipe  administrativa e coordenadora da Secretaria. “A gente vem tratando a educação com muita seriedade, melhoria das nossas escolas, plano de cargos e salários, e outras grandes benfeitorias aos professores,” falou Marcos que se declarou muito agradecido a Ubaldino pela oportunidade e a todos que acreditaram no seu caráter e finalizou desejando a todos um feliz novo ano letivo.

Após o pronunciamento do presidente da Câmara, vereador Vado – que disse não ter diferenças entre administrar os recursos da Educação e os recursos da Câmara, afirmando que quando se busca trabalhar com ética e compromisso tudo fica mais difícil Edil Lopes parabenizou Marcos por oferecer aos professores um curso ministrado pelo professor Werneck (professor e conceituado palestrante de nível nacional) e o prefeito Ubaldino por não medir esforços para colocar a educação municipal na condição de exemplo para diversos municípios da região.
O presidente do Conselho Municipal da Educação disse que o momento é de extrema importância para o processo educacional do município levando em vista que os profissionais atendem a um chamamento público para juntos pensar em construir uma educação com respeito e qualidade. “Sabemos que o maior contingente de alunos do município está na escola pública, por isso peço a todos que aprimorem seus projetos pedagógicos para que nossos alunos possam garantir seus espaços na sociedade”, concluiu Elson.

O prefeito Ubaldino, parabenizou a todos que compõem a equipe da Educação do Município disse que está gratificado por ter acertado na formação dessa secretaria por terem atendido com eficiência o seu pedido e ter elevado o nível de qualidade do ensino oferecido aos alunos e por consequência, melhorado a educação dos estudantes, o que foi comprovado pelo Ministério da Educação – MEC que apontou, através do IDEB, a educação pública municipal como a melhor do Território do Sisal. Ubaldino frisou que o FUNDEB é uma grande fonte de recursos para o município, todavia afirmou que cumpre o compromisso de dedicar todo o dinheiro para a sua finalidade, a educação.
“Pra mim é muito gratificante, entrar no oitavo ano de governo, com a certeza que Valente hoje é o município na região do sisal que mais cresce, desde a saúde até o meio ambiente. Todo esse crescimento se deu pela realização de um conjunto de ações praticadas por todo o quadro municipal que compõe esse governo. Estamos concluindo o segundo mandato e as pesquisas mostram que o povo está feliz.”

O prefeito declarou que solicitou a municipalização da Escola Estadual José Ramos e que aguarda apenas a chegada do documento para oficializar a ação e que em seguida será encaminhado à Câmara de Vereadores o projeto para doar o imóvel para a APAE que terá a missão de ampliar seus trabalhos no atendimento das necessidades das crianças excepcionais. Ubaldino disse que além de investir maciçamente em melhorias nas escolas está em construção, em parceria com o Governo Federal, mais uma unidade escolar com grande estrutura para atender mais de 240 crianças em tempo integral. Ainda voltado às necessidades da Educação Municipal, Ubaldino anunciou a aquisição, através do Programa Caminho da Escola, de mais 03 novos ônibus para o transporte de estudantes. Concluindo, Amaral relatou aos presentes que serão investidos mais de R$ 10 milhões no município através de diversos projetos que estão encaminhados e serão executados ainda no primeiro semestre de 2012 nas diversas áreas.

Dando continuidade ao evento, o conferencista e professor Hamilton Werneck que falou sobre o perfil do professor da sala de aula, sobre como ele deve atuar no trabalho com os alunos, como o professor deve estar sintonizado e quais desafios serão enfrentados neste novo tempo. Werneck ministrou uma palestra com 02 horas de duração e com o tema “Professor no século XXI”. Muito seguro e falando de com dinamismo Hamilton conseguiu prender a atenção dos presentes. Em seguida, foi concedido um momento pra autógrafos e fotos.

No dia seguinte, terça-feira (14), o evento foi continuado com o espaço lotado e contou com a participação de mais dois conferencistas, Elísio Brasileiro e Rodrigo Santos que respectivamente levaram mais informações e capacitaram os presentes.

Após ultima palestra foi apresentado um vídeo documentário sobre os trabalhos desenvolvidos pela SME. Em seguida o secretário Marcos agradeceu mais uma vez a efetiva participação de todos e de maneira emocionada antecipou sua futura despedida a frente dos trabalhos da Secretaria. Marcos Adriano disse aos presentes que estará se afastando do cargo ainda no primeiro semestre de 2012 por haver uma possibilidade de pleitear algo nas próximas eleições municipais. Pra encerrar os trabalhos da terça-feira, foi realizado um almoço com todos os presentes.

O secretário esteve a frente da secretaria pelos últimos 07 anos, ininterruptos, e se emocionou quando lembrou de tudo que enfrentou nesse período em prol da educação municipal. Marcos, que foi indicado ao cargo de secretário por sua competência técnica, nunca esteve envolvido de outros processos políticos em eleições anteriores. Após estar a frente da secretaria a educação Valentense avançou 12 anos em cinco, segundo relatórios do MEC.



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.