Dezessete partidos de oposição se unem em torno de um nome para enfrentar candidato do PT

Uma reunião em uma pousada no sábado, 21, ficou definido 17 uma prévia com 11 pré-candidados a prefeitos com o apoio do deputado Luciano Simões

Luciano disse que a união de todos a oposição vai com grandes chances de vitória e despesas menores

A quantidade de nomes colocados pelos partidos que fazem parte da oposição municipal em Itiúba, situada no Território do Sisal, vem chamando atenção de toda região. Tudo começou no inicio de 2009, quando Celso Gonzaga, que integrou o grupo de coordenação da 1ª e 2ª eleição da prefeita Cecília Petrina, obtendo vitória nas duas situações, resolveu romper com a chefe do executivo ao perceber, segundo ele, que os compromissos prometidos com o comércio, com o homem do campo e com aliados políticos, não estavam sendo cumpridos.

Celso foi o coordenador do encontro

José Raimundo Ferreira de Souza, conhecido por Zé Craúna também contribuiu com a vitória de Cecília em 2008 e, a exemplo de Celso Gonzaga, o primeiro a deixar o grupo da prefeita, deixou o grupo majoritário, iniciando este movimento, ao lado de Gonzaga e de Domingos Batista, todos ex-coordenadores das campanhas vitória da petista. “Nós começamos a grande missão de procurar um candidato com o perfil que possa conduzir o destino da cidade, pois rompemos com Cecília por causa de alguns compromissos não realizados e a situação desordenada criada no município”, lembrou Zé Craúna. No inicio, os três iam procurando os partidos que queriam participar do momento e com pouco tempo, outros partidos começaram a se aproximar.

A reunião aconteceu na Pausada Oliveira, situada na Rua Vereador Osvaldo Campos e compareceram dez pré-candidatos, o ex-prefeito Antonio Manoel Neto, e o deputado estadual Luciano Simões (PMDB). Netinho, como é conhecido, prefeito por dois mandatos, disse que não será candidato e vai apoiar aquele que for escolhido pelo grupão, pois o município deverá escolher um prefeito que obedeça aos eleitores, pois, “a situação do momento é muita gente mandando e pouco se fazendo”, lembrou.  Ele disse também que há necessidade de um consenso e até o final de maio e inicio de junho, a chapa do grupão deverá ser definida.

Para o Luciano Simões, este movimento chegou em boa hora, pois até havia pensado em ser candidato a prefeito, mas o grupo lhe salvou. Segundo o parlamentar, o movimento vem sendo bem conduzido, mas reconhece que o processo política é doloroso e vê na eleição deste ano a oposição com mais chance que na eleição de 2008 quando Antonio Manoel Neto obteve 44,68% dos votos e nos serviu para se organizar, pois uma campanha não se faz apenas com discurso e o candidato tem que ser da confiança de todos.

Ele disse que é fácil constar as vantagens da oposição, bastando observar os candidatos da prefeita anunciado na sexta-feira,20, Otaviano Barbosa da Silva (PT) e José Francisco dos Santos Filho (PP), que, segundo o parlamentar, são os piores que a ela (a prefeita), poderia apresentar. “Vamos escolher o melhor para Itiúba e para o grupo político, pois o grupo tem que ser reconhecido e ninguém podem ser esquecido. Vamos escolher um candidato comprometido com os homens e as mulheres que se mantiveram na oposição”, alertou Simões. Também deixou claro que devem fazer reuniões com os candidatos a vereadores, quem vai carregar o peso e desta forma a eleição, todos unidos, fica mais barata.

Para Luciano é nítido o desvio de recursos públicos e o município não foi preparado para seca, além do alto índice de desemprego. “A prefeita tem grande prestigio com Wagner e Dilma e poderia fazer muito mais”, observou.

Conheça os pré-candidatos a prefeito pelo grupão, que até o final de maio, inicio de junho, destes citados abaixo, sairão o candidato a prefeito e vice da oposição.

PSC – Eliomar Simões é engenheiro Civil e já prestou serviços em três gestões no município. Para ele, o momento é importante, pois, a oposição tem chance real de vitória. Simões também foi um dos coordenadores da campanha de Cecília e espera ser o escolhido, pois 14 anos no serviço público em várias prefeituras e consequentemente ganhou experiência.

 

PSDB – Domingos Batista, um dos idealizadores do movimento, disse que sua vontade é ter a liberdade e os direitos garantidos, conforme legado deixado por Tiradentes. Ele contou que este é desejo do partido e no inicio resistiu, porém acabou aceitando. Foi funcionário do Banco do Brasil, ocupou cargos públicos e ajudou na coordenação da eleição de 2004, quando Cecília Petrina foi eleita pela primeira vez. “Este grupão está bem servido de nomes capazes e honrosos para representar e, caso não seja o escolhido, vou caminhar junto com a decisão da maioria”, falou Batista.

PTB – Deusdete Filho, irmão do deputado Luciano Simões, já foi secretário de Educação e funcionário do Bando do Brasil. “Sou mais uma opção para integrar a frente, pois tenho experiência administrativa e sei que desta reunião sairá o candidato. Estou preparado, porém consciente que sozinho ninguém vence e estaremos juntos, mesmo que não seja o meu nome”, garantiu Deusdete.

 

PTdoB – Edson Alves é conhecido por Edinho dos Correios disse está determinado a alcançar o objetivo que é a vitória e coloca seu nome para representar o grupão. Ele externou preocupação com a estiagem que castiga o município e o próximo gestor tem que criar mecanismo de ajudar nesta época de seca. Outra preocupação de Edinho é com a saúde, pois qualquer caso, por menor que seja, tem que ser transferido e citou o caso do agricultor Mário da Serra quebrou o braço e uma coisa simples teve que ir para Salvador. “Está faltando estruturar o mecanismo da saúde, pois a Prefeitura vem gastando muito com transporte com pessoas para tratamento de saúde.  

PRP – Edson Ventura começou falando de Jesus e terminou lembrando Judas, numa simbologia a política local. Segundo ele, em 2008 a prefeita fez a campanha prometendo um hospital, promessa não cumprida, lhe deixando indignado com a mentira. “Quem mente rouba”, disse Edinho. “A necessidade de Itiuba é ter seus filhos no comando de sua terra e tem que ter cidadão político e político cidadão e estou pronto para servir, pois esta faltando muito em Itiuba”, concluiu Ventura.

PDT – Evaldo Rios é o atual vice-prefeito da cidade. Revoltado com a situação da gestão atual, ele contou que vários projetos que foram criados, não foram executados. Com extenso currículo, começou a fazer política em 2000, quando foi eleito vereador, sendo reeleito em 2004, tendo assumido a presidência da Câmara e sonhava com a sede do legislativo, conseguindo concretizar. “2008 fui pré-candidato a prefeito e como não tinha partido aliados acabei fazendo parte da chapa com Cecília e foi iludido. Imaginem que não tinha cadeira para sentar e não realizei um o sonho, colocar em prática aquilo que havia projetado para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, falou Evaldo Rios, demonstrando decepção com a gestão atual. Ao concluir seu pronunciamento, ele disse que é chegado seu momento, pois já ajudou outros. Quero mostrar meu potencial e todos os pré-candidatos que fazem parte deste grupão, fará parte de minha gestão, pois vou formar uma equipe de homens e mulheres direitos e capazes fiscalizar centavo por centavo da Prefeitura”,disse com firmesa Evaldo.

PMDB – Luiz Antonio, um dos mais jovens a integra a lista de pré-candidatos, sempre esteve envolvido nos meios políticos. Espelhado no ex-prefeito Valaladres e na campanha do pai adotivo Augusto Castro, que foi candidato a prefeito, Luiz Antonio acredita na escolha do seu nome, mas, a exemplo dos demais, estará caminhando com o escolhido, pois o momento é para salvar Itiúba.

 

PTC – Vereador Ranulfo Gonçalves, liderado do ex-prefeito Antonio Manoel Neto, também colocou seu nome e disse ao CN, que após conversar com seus familiares, a principio discordaram, mas resolveu fazer parte desta frente da oposição como uma opção. “Vamos escolher o melhor para Itiúba e é necessária a criação de uma comissão para unificar o grupo e escolher nomes que congregue para lançar o prefeito e vice. Adianto a vocês que apoio aquele que for escolhido”, falou o vereador. Segundo ele, muita gente que votou em Cecília, se arrependeu e vai optar por esta frente de oposição unida.

PCdoB – Robervaldo Bastos atuou com gerente do Banco do Brasil desde 07 de julho de 2007 e permaneceu por 04 anos, até que foi transferido, mesmo sendo pressionado a ficar após receber uma abaixo-assinado com mais de 3.000 assinaturas. “Isto me deixou feliz, pois tem 23 anos de banco, 18 anos de gerencia e sempre aprovado. Ao falar, destacou a presença dos líderes comunitários e que moram nas comunidades rurais e se deslocaram para cidade a fim de participar da reunião. “Tenho perfil para administrar os recursos públicos e experiência, pois, foi presidente do Conselho de Segurança, vice-presidente da Associação Comercial. “Sempre me relacionei bem com Cecília e conversei com o deputado Daniel Almeida, presidente estadual do meu partido, sobre esta frente das oposições para enfrentar o PT ele disse que botasse para frente e teria todo apoio do diretório estadual e federal, pois a idéia do PCdoB é lançar candidatos a prefeito em 100 municípios”, falou Bastos.

PPS – Ângelo Rafael disse que quem for escolhido terá o apoio do PPS. Também estiveram presentes na reunião representantes do PTB, PSDC, PR, DEM, PMN, PHS e PSDC.

O PSB também pretende lançar o militante Aroldo Pinto como candidato, mas não compareceu a reunião e o PRB e PV sinalizam este desejo, mas não enviaram representante a reunião, que terminou ás 13h.

 

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas

comentários Esconder »
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.
  1. MARINA: 
    ITIÚBA - 7 de maio de 2012
    O SOCIALISTA AROLDO PINTO É INDEPENDENTE, TEM HISTÓRIA POLÍTICA, É CARISMÁTICA, É BOM DE URNA, É HONESTO, É FILHO DE ITIÚBA, É DE UMA FAMÍLIA TRADICIONAL QUE ESTÁ EM ITIÚBA HÁ MAIS DE 200 ANOS, SEUS PARENTES BELARMINO PINTO E BENEDITO PINTO JÁ FORAM PREFEITOS DE ITIÚBA, AROLDO LUTOU PELO FICHA LIMPA TEM PROJETO BOM E NÃO ABRE PARA NINGUÉM. SE FALAR DE POLÍTICA TEM QUE FALAR DE AROLDO PINTO.
  2. MARINA: 
    Itiúba - 7 de maio de 2012
    Inclusive, Aroldo Pinto é Pré-candidato a prefeito de Itiúba e não precisa de aval de grupo e muito menos do PT. Não dá para a imprensa ou panelas políticas esconder algo tão claro. O PSB hoje tem os dois melhores governadores e os dois melhores prefeitos do BRASIL!!! Não adianta esconder, isso é que jeito PSB de governar, o que Itiúba precisa. Aroldo já teve 5000 votos em Itiúba e é forte D+++
  3. MARINA: 
    Itiúba - 7 de maio de 2012
    Meus amigos, é mentira do Tino dizer que só tem 11 partidos, como é mentira colocar no mesmo nível o PV, PRB e PSB. O Partido Socialista Brasileiro saiu na última eleição com a 2ª maior votação para deputado estadual, em nome do socialista AROLDO PINTO. Aroldo tem voto e muito voto e está muito bem avaliado em pesquisas.
  4. ponto no i: 
    Queimadas - 29 de abril de 2012
    ANALdino o modo petista de governar sinseramente é nas marras da lei se no brasil existice lei é claro!
  5. analdino Laranjeira: 
    Itiúba - 26 de abril de 2012
    AGUMAS PESSOAS AI NÃO SE ENQUADRARAM NO MODO PETISTA DE GOVERNAR, QUE JÁ FOI APROVADO PELO POVO DE iTIÚBA EM 2 ELEIÇÕES MUNICIPAIS E 2 ESTADUAIS, TAMBÉM ESTÃO ASSUSTADOS COM OS 75% DE APROVAÇÃO DA PREFEITA, QUE FARÁ SUCESSOR; OUTROS SÃO CURIOSSOS.
  6. analdino Laranjeira: 
    Itiúba - 26 de abril de 2012
    Desses 5 partidos que se dizem oposição, varios são de familia de candidatos a vereador que não passou de 80 votos; Outros são compostos apenas com esposo e esposa, com é o caso do PDT do vice Evaldo Rios, que depois da tentativa frustrada de cassar o mandato da prefeita Cecília, FICOU SOZINHO!
  7. analdino Laranjeira: 
    Itiúba - 26 de abril de 2012
    Em Itiúba tem 11 partidos registrados no cartório e desses 6 compoem a base da prefeita. Os outros 5 somando o numero de filiados e a votação das últimas eleições, não chegaam a 50% do que tem PT e PP.
  8. analdino Laranjeira: 
    Itiúba - 26 de abril de 2012
    Meus amigos do Calila Notícia! Infelizmente o Deputado Luciano Simões só vem em Itiúba ano eleitoral. O povo daqui já sabe disso e na última eleição ele fracassou nas urnas. Perdeu também as últimas 2 eleições de prefeito. Nessa nota temos vários equivocos: 1 - No Cartório de Itiúba só temos registrados 11 partidos, desses 6 estão compondo a base da prefeita Cecília,
  9. ponto no i: 
    itiúba - 23 de abril de 2012
    Ô laura chama tua galera e vai dar um grau nos pratos ao invés de comentar babaquice!
  10. Laura Galera: 
    salvador Ba - 22 de abril de 2012
    Que pena, ainda existe gente besta...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
veja também Ver todos »
A relatoria multou o gestor em R$ 2.500,00.
Eduardo Cedraz está apoiando a oposição ao Governo do PT municipal, onde foi eleito vice.
A Hilux conduzida pelo gestor tombou próximo ao Posto Trevo.