Município é um dos pioneiros da região do sisal na criação da coordenadoria municipal de defesa civil

Será disponibilizado um cartão da defesa civil que é destinado ao pagamento de despesas com ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais.

Terça-feira, 24, o prefeito municipal de Retirolândia, José Albérico, “Bequinho”, instituiu oficialmente o Fundo Municipal e a Coordenadoria  de Defesa Civil,  cuja finalidade é coordenar e assessorar  o Município e os cidadãos em eventuais situações de emergência. É o primeiro passo para o recebimento de recursos federais junto ao Ministério da Integração Nacional. 

O projeto de Lei encaminhado em regime de urgência em razão da estiagem, foi apreciado e  aprovado pelo Legislativo de Retirolândia, em 18 de Abril de 2012. 

De forma inovadora, com a criação do Órgão, através do Fundo Municipal de Defesa Civil, o Gestor espera captar recursos e aplicar diretamente em ações que minimizem os efeitos  da seca para a população no Município de Retirolândia – BA.

A partir da Lei Municipal nº 314, de 24 de Abril de 2012, publicada no Diário Oficial do Município,  a criação da  Coordenadoria permite que o Município cadastre os cidadãos atingidos pela estiagem e receba o Cartão de Pagamento de Defesa Civil, sem taxa de adesão ou anuidade.

O cartão da defesa civil é destinado ao pagamento de despesas com ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais. É um meio de pagamento específico que proporciona mais agilidade, controle e transparência dos gastos da Administração Pública.

Segundo o Gestor, a iniciativa da criação da Coordenadoria representa mais uma linha de ação ao combate aos efeitos da estiagem, “nós estamos atuando hoje em quatro fretes de atuação: fornecimento de água a população, através dos carros – pipa obtidos junto ao Ministério da Integração Nacional.  Os caminhões foram fabricados em 2011 e modelo 2012,  estão acoplados com capacidade de 10 mil litros d’água. Há também nessa linha o auxílio do Exército Brasileiro no fornecimento de água à população;  A  limpeza das aguadas e açudes do Município de Retirolândia já concluídas, em parceira com o CONSISAL; A doação de cestas básicas com recursos próprios e do IGD às famílias cadastradas na Secretaria de  Ação Social,  desde que enquadradas também no Programa bolsa – família e, por fim, a criação da Coordenadoria cujo o papel é assessorar a Administração e a todos os cidadãos para promoção de ações que minimizem os efeitos da seca no Município ” falou o Prefeito.

Segundo o gestor, o Município de Retirolândia  está em situação de emergência desde o ano passado, inclusive, tal situação foi devidamente homologada pelo Governo do Estado da Bahia.  Ao final concluiu, “Devemos compreender o fenômeno da estiagem como algo constante em nossa região e, por isso, é indispensável que aprendamos a lidar com ela, propondo alternativas para a melhoria das condições de vida da nossa população, e isso a Coordenadoria vai realizar, não tenho dúvidas” falou o Gestor.

Da redação

 

comentários Esconder »
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.
  1. estudante: 
    Retirolândia-Ba - 29 de abril de 2012
    Retirolândenses,estamos de parabéns, nunca na história do nosso Município um gestor trabalhou com tanta honestidade, competência, servindo a população sem procurar saber se votou ou ñ votou em você, Parabéns, é assim que se trabalha, visando o bem social,servindo a todos . Vivemos 40 anos na perseguição só atendia as necessidades do interesse deles. A DITADURA ACABOU, somos LIVRES.
  2. CONSCIÊNCIA: 
    RETIROLÃNDIA/BA - 28 de abril de 2012
    DONA (FÊ) VOCÊ É UMA(UM) IDIOTA, O DEVE SER ALGUM JACU DESCONSOLADO, SE BECO CRIOU A SECRETARIA DE DEFESA CIVIL É EM PROL DO POVO, PODE SER ATÉ PRA VC TBM, CUIDADO NO QUE FALA VIU?? VAI LER MAIS PRA SE INFORMAR. VC TEM QUE AGUENTAR MAIS QUATRO ANOS NO SEU COURO. SEUS COMENTÁRIOS TOTALMENTE INCOMPETENTES (IDIOTA) KKKKKKK 15 VEM AI!!!
  3. consciência: 
    retirolandia - 26 de abril de 2012
    Parabéns!!!!!Bequinho, seu trabalho tem refletido na vida dos menos favorecidos Como cidadã retirolandense, me orgulho de ter um prefeito como vc Que Deus te abençõe ricamente.........
  4. Fê: 
    Retirolândia/Ba - 26 de abril de 2012
    O Governo Federal exige q pra criação de Coordenadoria Municipal de Defesa Civil,tem q ter a participação da COMUNIDADE,como sempre o Prefeito excluiu o POVO.Pra Secretaria Nacional d Defesa Civil,a criação de uma Coordenadoria sem a participação do Povo,ela(Coordenadoria)existe apenas no papel e p uso Político.Dilma tem q saber q o Prefeito d Retirolândia não é do PT como ela que governa c o POVO
veja também Ver todos »
O prefeito de Retirolândia que apoia toda a chapa menos Geddel, não aceitou aparecer ao lado do candidato ao Senado, pois ele vota em Otto presidente estadual do seu partido (PSD)
A tentativa de homicídio aconteceu na manhã desta quinta-feira.
A seleção de Coité e a de Santaluz estão dividindo a liderança do Grupo 6 desde a primeira rodada, agora chegaram aos oito pontos ganhos, Santaluz é a primeira pelo saldo de gols.