O homem de bem e a política. Ivo Gomes – Advogado

O filósofo grego Platão dizia que "o castigo para aquele que não se envolve em política é de ser governado por seus inferiores".

É muito comum ouvirmos a seguinte máxima: “Eu odeio política”. Geralmente, as pessoas que se utilizam dessa máxima são consideradas de boa índole e trabalhadoras, e, por se decepcionarem tanto com os políticos, identificam a política como algo negativo.

Porém, não podemos generalizar. Que a política é um campo fértil para ocorrência de irregularidades não se tem dúvidas. Mas, da mesma forma que existem os maus políticos, existem também os bons, afinal a política é manejada pelo homem, que é falho, mas também pode ser virtuoso.

O filósofo grego Platão dizia que “o castigo para aquele que não se envolve em política é de ser governado por seus inferiores”. Diante dessas sábias palavras, seria interessante fazer uma análise da política de Conceição do Coité sob a perspectiva dessa citação filosófica.

Todos nós sabemos que povo coiteense tem como principais características o empreendedorismo e a vontade de trabalhar. Isso marca o coiteense como um povo progressista. Em Coité, o comércio, a indústria e os serviços destacam-se pela grandiosidade, empregam e geram renda para uma grande parcela da população. Para se ter uma ideia, o empreendedorismo do coiteense chegou a ser tema de uma tese de mestrado.

Ocorre que algumas pessoas de bem e trabalhadoras tendem a não se interessar pela política. Essas pessoas, geralmente, identificam a política como algo desnecessário para a dinâmica da sua vida e simplesmente a ignoram. Ora, é preciso ter em mente que quase tudo no mundo moderno depende de decisões políticas. Portanto, na medida em que o cidadão de bem não se interessa, estará abrindo espaço para que pessoas desqualificadas moralmente se coloquem na posição de poder.

Nota-se em Coité uma grande diferença quando se compara o que é privado com o que é público. Quase tudo em Coité que depende da iniciativa privada é considerado de excelência – boas escolas, boas lojas, bons profissionais liberais, boas clínicas, a ponto de atrair uma grande quantidade de pessoas das cidades vizinhas para se utilizarem desses serviços. Porém, no que diz respeito à coisa pública, não podemos dizer o mesmo, as últimas notícias dispensam exemplificações.

Mas dias melhores se anunciam, parece mesmo que o coiteense despertou de um sono onde a política era marcada pela apatia para um novo período de valorização do que é público, acompanhando a valorização que já existe no setor privado. Que assim seja.  

Ivo Gomes – Advogado

comentários Esconder »
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.
  1. Sete Couro Selaria: 
    Coité - 15 de novembro de 2012
    Estive em Coité algumas vezes e percebo que essa cidade de gente trabalhadora anseia pelo progresso... Não sou PT, DEM ou qualquer outro que o valha, sou a favor do trabalho, de bons administradores e do progresso. Que Coité encontre um governante a altura das suas expectativas.
  2. marco: 
    23 de setembro de 2012
    Infelizmente, como todo falcioso, o senhor usou as palavras de Platao para colocar suas mentiras, mando essa então: “O socialismo é a filosofia do fracasso, a crença na ignorância, a pregação da inveja. Seu defeito inerente é a distribuição igualitária da miséria”.
  3. Marbian: 
    CAmpo GRande, Ms - 9 de setembro de 2012
    Meus parabéns pelo comentário, as eleições se aproximam, sejamos todos sábios com nossas escolhas , pois elas se reflitiram por mais quatro anos.
  4. MG: 
    18 de julho de 2012
    Parabéns pela matéria!
  5. HUGO: 
    coite - 13 de julho de 2012
    ESSA CELEUMA ENTRE FABIO E IVO, ME REMETE A UMAS CONCEPÇÕES DO NOSSO ARTISTA BAIANO EDSON GOMES: "MAS TENHA CUIDADO COM AS SUTILEZAS OU a gente precisa de um super homem". MAS CONTINUEMOS PQ É SALUTAR NOS COMUNICARMOS.
  6. Zezinho do Banco do Nordeste: 
    Conceição do Coité - 11 de julho de 2012
    Parabéns Dr. Ivo, pelo comentário. Acho que Conceição do Coité teve um avanço significativo na atual administração. Cidade limpa, até em alguns pontos da zona rural temos coleta de lixo, digo isso porque morei muitos anos em Salvador e lá se formos comparar, guardadas as proporções, está bem pior do que aqui. Um problema sério que vejo aqui é o trânsito na cidade, muito desorganizado.
  7. ROQUE CARNEIRO: 
    FEIRA DE SANTANA - 8 de julho de 2012
    Dr. Ivo, parabéns pela matéria sobre política. Devemos todos estarmos envolvidos com a política, com os interesses coletivos da sua cidade. Parabéns ao povo de Coité por acordar e participar da política. Fico torcendo para que o povo de Candeal, minha terra natal, que também acorde e participe da política. Candeal parou no tempo porque o povo não gosta de política. O HOMEM É UM SER POLÍTICO.
  8. Rádio Itapicuru FM: 
    Ponto Novo - 6 de julho de 2012
    Gostei! e peço vossa permissão para colocar no site www.itapicurufm.com.br com alteração de Coité para Ponto Novo. Muito grato, Arnobio
veja também Ver todos »
Na pauta MGF, Lidice da Mata, Marina Silva e Luana Piovani
O que fizemos com o sorriso das crianças?
A infidelidade conjugal, no contexto bíblico, diz respeito ao ato sexual de uma pessoa casada com outra que não é o seu cônjuge.