araci

sexta-feira, 31 de agosto de 2012 12:02

Com recursos do PAC na ordem de R$ 39 milhões,será iniciada a terceira etapa do Projeto Araci Norte

A liberação da verba foi anunciada pelo gabinete do Ministro das Cidades através da Portaria número – 381, de 17 de agosto de 2012.

O projeto teve inicio na primeira gestão de Maria Edneide Torres Pinho (Nenca) entre 2001 e 2004, ficou parado entre 2005 e 2008, foi retomada a luta em 2009 no inicio do segundo mandato da “mãe do projeto” e só na última quarta-feira,29,a prefeita foi informada da liberação na ordem de mais R$ 39 milhões para conclusão. Nenca reuniu seu secretariado na manhã de quinta-feira,30, e bastante emocionada comunicou a tão sonhada conquista.

Araci Norte é o maior sistema de abastecimento de água do município de Araci, o único existente na região do sisal construído com recurso do Governo Federal, Estadual e contra partida da  prefeitura. O projeto nasceu depois de uma avaliação crucial da necessidade da água potável para os milhares de moradores da zona rural de Araci,cuja adutora vai chegar até Várzea da Pedra, divisa com Santaluz numa extensão de quase 40 km.Essa última etapa também irá beneficiar Pedra Alta,Tapuio e Poço Grande no total de 10 mil pessoas.  

Antes, até o fim do primeiro mandato, depois de muitas idas e vindas ao governo estadual e federal, Nenca conseguiu junto a CERB perfurar dois poços de alta vazão, suficiente para abastecer boa parte do município de Araci. Os poços foram perfurados na Bacia Sedimentar de Tucano, na Fazenda Umburanas, próximo ao povoado de Tracupá. Um dos poços chega a produzir 280 m3/h a partir de poço tubular com profundidade de 348m.

A verba será aplicada na construção de redes de abastecimento para vilas e povoados no município de Araci – subadutoras, reservatórios, redes de distribuição e ligações domiciliares. A liberação da verba foi anunciada pelo gabinete do Ministro das Cidades através da Portaria número – 381, de 17 de agosto de 2012.

Da redação CN * com informações portalfolha



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.